Marketing no Instagram: Guia para conseguir seguidores, leads e vendas por lá

Lembro que, há alguns anos, eu começaria um artigo como este dizendo que as redes sociais são excelentes para quem gostaria de fazer o seu negócio decolar na internet.

Mas hoje em dia as coisas mudaram. As redes sociais deixaram de ser um plus para decolar seu negócio e tornaram-se necessárias para a simples existência dele no meio digital.

Então me permita reformular…

Atualmente, as redes sociais são fundamentais para quem deseja manter um negócio através da web. Afinal de contas, é através delas que o público costuma ter um primeiro contato com a marca, além de valer-se das mesmas para colher recomendações (ou não-recomendações) de outros usuários.

Também a partir delas que se inicia um bom diálogo com o público-alvo. Criando uma conexão tanto com quem já é cliente quanto com aqueles que ainda não são.

Marketing no Instagram: Guia para conseguir seguidores, leads e vendas por lá
Marketing no Instagram: Guia para conseguir seguidores, leads e vendas por lá

E, para que essa conexão dê certo, é preciso saber através de qual rede social você deve se comunicar com a sua audiência. Existem muitas redes, mas uma delas é particularmente incrível para quem trabalha com a venda de produtos e determinados serviços: o Instagram.

Justamente por isso, nós decidimos criar este artigo sobre marketing no Instagram. Ou seja, como você poderá utilizar esta incrível rede social para marcar seu território na web e garantir que novos clientes continuem chegando.

Mas, antes de começarmos, que tal dar uma olhadinha neste artigo sobre as quatro melhores redes sociais para investir em seu negócio?

Qual a relevância do Instagram para o seu negócio?

Qual a relevância do Instagram para o seu negócio?
Qual a relevância do Instagram para o seu negócio?

Logo acima vimos que cada rede social permite um tipo de conexão diferente com o seu público – então – qual o tipo de conexão que o Instagram permite?

Bem, ele é excelente para quem busca vender produtos e bem interessante para aqueles que querem oferecer serviços em algumas áreas específicas.

Começando pelos produtos, o bacana desta rede é que ela é focada em fotos e vídeos curtos.

Ou seja, ideal para publicar seus produtos e discorrer um pouco sobre cada um deles individualmente.

Por exemplo, uma loja de roupas, pode se valer do marketing no Instagram para promover suas diversas peças. Bem como montar looks completos para publicar diariamente.

Ainda dentro do exemplo, publicar a foto de um look para o fim de semana, na sexta-feira, faz com que o usuário crie um desejo referente aquela combinação de peças. Além de se valer de algumas técnicas do marketing tradicional: Escassez. Afinal de contas, o look é ideal para final de semana e já é sexta-feira, de modo que ele precisa efetuar a compra imediatamente.

Claro que este mesmo esquema pode ser reproduzido em outros negócios dos mais diferentes nichos, basta entender as necessidades e interesses do seu cliente. Coisa que pode ser facilmente alcançada através da persona.

Agora, por que isso acontece? É simples, o Instagram é uma rede social “rápida”. As publicações “morrem” muito rápido, pois sempre tem algo novo para o usuário ver, o que faz com que este usuário acesse várias vezes ao dia o app, a fim de não perder nada.

Desta maneira, sua publicação pode atingir usuários em diferentes horários. E, como ela tem um prazo de validade, você pode abusar com várias publicações ao longo do dia sem ficar floodando o feed de notícias dos seus seguidores.

Outra vantagem é que, como o Instagram é uma rede social de fotos, as pessoas costumam ver algo por lá e – para saber mais – acessam links e buscam em outros locais mais informações.

Logo, a venda de produtos é interessante porque o usuário vê a foto do item. E daí para acessar o site atrás de mais detalhes é quase que automático.

Tudo isso sem mencionar o fato de que, atualmente, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com milhões de usuários somente no Brasil. Em outras palavras, seus clientes certamente estarão por lá também.

Pois é, tudo muito bom, tudo muito bem. Mas e aí? É só criar uma conta e começar a vender? Infelizmente, não.

É preciso fazer um certo trabalho para conseguir seguidores e, a partir deles, gerar vendas e leads com o marketing no Instagram. Mas é justamente sobre isso que iremos falar nos tópicos seguintes, bora lá?!

Marketing no Instagram: como conseguir seguidores?

Marketing no Instagram: como conseguir seguidores?
Marketing no Instagram: como conseguir seguidores?

Muita gente se pergunta (e me pergunta) como conseguir seguidores no Instagram? Compensa utilizar plataformas que “geram” seguidores? Qual o trabalho por trás disso?

Bem, primeiramente é importante lembrar que estas plataformas onde você, basicamente, compra seguidores nem sempre serão a melhor opção. Afinal de contas, você estará comprando “a granel”, sem que haja – efetivamente – um interesse por parte destes seguidores.

Isto é, não demora muito para perder a grande maioria dos números conquistados. Além de que, serão número mortos. Quer dizer, você pode ter 10 mil curtidas no seu produto, mas se não vender nada, será que realmente compensou o investimento?

Para conseguir seguidores no Instagram, tal qual em outras redes sociais, é preciso realizar um trabalho de marketing e conteúdo. Ou, melhor ainda, marketing de conteúdo.

Mais mastigado um pouco? Então vamos para algumas dicas práticas que você pode colocar em prática agora:

1 – Conteúdo

Não tem jeito, se você quer ganhar novos usuários e, sobretudo, manter os que você já conquistou, vai ser preciso investir em conteúdo.

É necessário trabalhar boas imagens e legendas para as suas publicações. Afinal de contas, o que leva alguém a seguir um perfil no Instagram é ver o que ele pública.

Logo, se as suas publicações não são interessantes para a sua persona ou são de péssima qualidade visual (qualidade visual é fundamental numa rede social focada em imagens) automaticamente elas lhe deixarão de seguir ou – sequer – irão segui-lo um dia.

2 – Interação

Como toda rede social, o objetivo de quem nela está é interagir com outros usuários e a sua empresa também deve entrar nessa “brincadeira”.

Responder comentários e comentar nas fotos de seus seguidores ou público-alvo é uma maneira interessante de fidelizar o público. E também faz com que outros usuários visitem o seu perfil e se interessem por ele.

Mas de novo vale lembrar que estes comentários devem ser feitos de maneira natural. Existem muitas ferramentas que lhe permitem comentar em massa, para públicos que atendam ao seu perfil.

Todavia, esses comentários – além de ser considerado SPAM – podem acabar manchando a imagem da sua empresa. Não precisa ir longe, dia desses navegando no app, vi um usuário que publicou a foto de um pet todo machucado. O usuário estava pedindo ajuda financeira para tratar o animal, no que uma empresa comentou, no automático, “lindo”.

Na hora, boa parte dos usuários identificou o SPAM e rechaçou a empresa. Todavia, ainda haviam aqueles usuários que não conhecem como funciona o SPAM e – estes – foram ainda piores em seus comentários, pois acreditaram tratar-se de uma falta de sensibilidade da marca.

Em suma, não deu certo e por isso não é aconselhável fazer.

3 – Hashtags

O sistema de hashtags do Instagram também é interessante para ganhar seguidores, pois ele permite que você “categorize” seus posts de acordo com o interesse dos usuários da plataforma.

Por exemplo, digamos que você trabalhe com a locação de mobiliários para festas e eventos. Uma boa opção é publicar uma foto do seu material, talvez com informações de contato, e marcar com hashtags relacionadas ao nicho, como #decoraçãoparafestas.

O usuário que está interessado em ver novas ideias de decoração vai, provavelmente, navegar por esta hashtag. “Fatalmente”, irá ver a sua publicação, atendendo justamente o que ela está procurando.

Dessa maneira, você pode ganhar não somente um seguidor, mas um cliente. São dois coelhos com um só golpe.

4 – Concursos

Um jeito bem legal de conquistar novos seguidores e criar um concurso aberto, onde os usuários devem fazer uma publicação específica marcando a sua empresa. No interesse de receber um prêmio caso sua publicação seja a com maior número de curtidas, por exemplo.

Desta maneira, o cliente vai fazer a publicação e divulgar o máximo possível para conseguir receber o prêmio. Levando nessa divulgação toda o nome e o perfil da sua marca.

5 – Outras redes sociais

Se você já está atuando em outras redes sociais e tem seguidores por lá, nada lhe impede de trazer estes seguidores para o Instagram. Afinal de contas, eles já se identificam com o seu negócio e, muito provavelmente, também usam o Instagram.

Mas, aqui, é bom ficar atento para criar conteúdos exclusivos para o Instagram e não somente replicar o que você posta no Facebook, por exemplo.

Com conteúdo exclusivo, o usuário precisa lhe acompanhar nas duas redes sociais e não somente em uma.

Marketing no Instagram: como conseguir leads?

Marketing no Instagram: como conseguir leads?
Marketing no Instagram: como conseguir leads?

Pois bem, agora que já conseguimos nossos seguidores, é hora de transformá-los em leads para que eles possam manter esta interação com a marca sempre viva e, claro, converter-se em clientes.

Existem várias maneiras de se gerar leads pelo Instagram e as principais você confere logo abaixo:

1 – Cadastro

Para quem não sabe, recentemente o Facebook Ads (que também gerencia os anúncios do Instagram) criou um novo modelo de anúncio: o cadastro.

Através deste modelo, o usuário clica no link patrocinado e é levado para uma página dentro da própria rede social. Lá, ele responde um breve formulário com suas informações de contato, informações estas que você poderá baixar depois em uma planilha e utilizar como bem entender.

Dessa maneira, tudo que você precisa fazer é criar um anúncio de cadastro, com uma imagem bem bacana e um texto descritivo que faça com que o usuário realmente se interesse em preencher o formulário.

2 – Landing Page

Outra forma de captar leads é através do método mais tradicional, utilizando uma landing page. Ou, como alguns chamam, uma página de captura.

Existem duas opções para levar tráfego para a sua landing. Uma é criando um anúncio de link patrocinado, como já era esperado. A segunda maneira é criando um post interessante e fazendo a Linkagem para a landing, gerando assim acessos orgânicos.

Neste momento é interessante usar um encurtador de URL, uma vez que o Instagram não deixa os links da legenda clicáveis. Ou seja, o usuário terá de copiar e colar ou, se não for possível, decorar o link.

É muito fácil fazer isso utilizando o Google URL Shortener, por exemplo.

3 – Blog

Uma terceira maneira de gerar links no Instagram é bem parecido com a citada acima. Porém, trilha um caminho diferente.

Valendo-se das hashtags, na estratégia que vimos lá em cima sobre ganhar seguidores: Você pode publicar uma imagem bem bacana que leve o seu público a abrir um determinado artigo do seu blog.

Neste artigo, você deverá fornecer aos seus usuários um bom conteúdo. Outra recomendação são as opções dele se inscrever na sua newsletter ou ceder informações de contato em troca de uma isca digital bacana.

Marketing no Instagram: como conseguir vendas?

Marketing no Instagram: como conseguir vendas?
Marketing no Instagram: como conseguir vendas?

Vender pelo Instagram é algo magnífico e pode ser feito de diversas maneiras diferentes. Mas o mais bacana é que você pode muito bem mesclar todas elas e vender muito mais! “Saca” só:

1 – Pré-venda

O Instagram é incrível para a pré-venda, porque você pode utilizar vários recursos da plataforma a fim de realizar esse tipo de transação.

Primeiro, você pode publicar fotos dos bastidores, com textos de “vem aí” e outros elementos que ajudem a criar uma sensação de expectativa quanto ao lançamento.

Então, antes do lançamento, você pode fazer a pré-venda, por um preço mais atrativo e que vai gerar ainda mais expectativa.

Para tanto, dá para se valer daquela técnica de anúncio de cadastro (que a gente viu há poucos parágrafos de distância).

Uma vez gerados os cadastros, tudo que você tem a fazer é enviar o link para a página de venda do seu produto a todos aqueles que manifestaram interesse em participar da pré-venda.

2 – Produtos

Outra maneira bem legal de vender na rede é publicando fotos de seus produtos. Como já vimos beeeem lá no começo dessa nossa jornada pelo mundo do marketing no Instagram.

Para este tipo de venda podemos nos valer de praticamente todas as técnicas citadas para ganhar seguidores. O intuito é mostrar a publicação para o maior número possível de pessoas.

E então, você terá duas maneiras de finalizar a venda. Ou melhor, três – uma delas é paga.

A primeira maneira é rápida e direta: Peça para te chamarem via direct message, o popular DM. Também conhecido por “vem no inbox”, para os usuários do Facebook. Lá na DM você negocia com o cliente e decide as formas de pagamento/envio.

A segunda maneira – e mais automatizada – é vendendo através de uma loja virtual e inserindo o link (encurtado, como já vimos) na legenda da foto, dessa maneira o cliente pode comprar direto no site, sem precisar de negociação e com métodos de entrega e pagamento já definidos.

E por último, mas não menos importante, você também pode criar anúncios e inserir dentro de suas fotos os links dos produtos (desta vez sim, clicáveis).

Ah, você também pode usar as três maneiras e lucrar muito mais.

3 – Depoimentos

Para fechar com chave de ouro, uma maneira excelente de vender qualquer coisa é valendo-se da estratégia de prova social. Para mostrar para os seus clientes em potencial que você realmente tem aquilo que ele busca.

E não existe jeito melhor de fazer isso do que postando fotos e vídeos (curtos, no caso do Instagram) com depoimentos dos seus clientes antigos, falando bem do seu produto e/ou serviço.

Na legenda aproveite para usar as técnicas de vendas que a gente viu no tópico acima e pronto: Venda feita, dinheiro na conta e todos felizes. Tem coisa melhor?!

Conclusão

Conclusão
Conclusão

Bom, até aqui vimos a importância do Instagram para o seu negócio. E ainda como conseguir seguidores, gerar leads e – claro – vender através da rede social.

Passar por todo este guia dá uma sensação de que tudo foi concluído né?! Mas não é bem assim. Ainda falta uma coisa: Você ler sobre os melhores tipos de conteúdo para conquistar, fidelizar e vender para o seu público e, claro, colocar a mão na massa!

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: