Marketing Pessoal: entenda o que é e como pode te ajudar

Para cada nicho de mercado ou especificação de um negócio existem diferentes estratégias de marketing, como o Marketing Pessoal, para serem empregadas nas campanhas de divulgação da marca. 

Conhecer bem sua empresa e seu público-alvo são os primeiro passos necessários para criar uma estratégia de sucesso e alavancar uma marca.

Mas, as vezes, essa imagem é atrelada diretamente a imagem pessoal de um empresário, como profissionais freelancers, autônomos, ou até mesmo grandes empresas que levam seus CEOs, fundadores e afins, como garotos propaganda.

Por isso é importante aplicar boas doses de marketing pessoal na estratégia de comunicação da empresa para que ela tenha sempre uma reputação positiva associada aos serviços e/ou produtos.

O marketing pessoal pode ser importante tanto para impulsionar carreiras como fazer com que um profissional consiga destacar seus atributos e diferenciais no meio de tantos outros no mercado.

Neste artigo entenda o que é marketing pessoal, sua importância e dicas de como aplicá-lo em sua carreira e negócio.

 

marketing-rh-segmentacao-de-pessoas
O Marketing Pessoal pode alavancar sua carreira

O que é Marketing Pessoal?

Já ouviu aquele ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim?” O marketing pessoal utiliza ações estratégicas para que um profissional seja notado.

Mas diferente do que o ditado diz, a função dele é que o profissional seja lembrado por seu bons atributos e qualidades profissionais.

Afinal, você pode ter se formado em uma universidade renomada com notas exemplares, ter um bom currículo e um trato impecável no atendimento dos clientes, mas de nada irá adiantar todos as suas melhores habilidades profissionais se elas não são divulgadas e associadas ao seu serviço e imagem.

Para dar um jeito nesse problema, o marketing pessoal explora, dentre diversas características, as habilidades do profissional.

Isso inclui sua bagagem no mercado, o poder social em realizar seu networking e ainda se autopromover em diferentes plataformas, como as redes sociais e internet. 

O LinkedIn, por exemplo, é uma das melhores e mais indicadas redes para fazer isso.

Ao estudar todas essas características e dar à elas a visibilidade correta, através de criação de conteúdo, por exemplo, tem-se o intuito de promover o profissional, construindo argumentos para que o público tenha interesse em contratá-lo ou adquirir seus serviços e produtos.

Por que investir em um bom Marketing Pessoal?

A cada dia que passa as pessoas estão ficando mais e mais qualificadas, não faltam cursos online, materiais didáticos e conteúdos disponíveis para que os profissionais busquem estar a frente de seus concorrentes.

Mas o que irá diferenciar profissionais com bagagens curriculares semelhantes na hora da qualificação para uma vaga de emprego? 

Com certeza que aquele que melhor souber apresentar suas ideias, expor seu raciocínio e demonstrar verbal e fisicamente que sua imagem tem tudo a ver com a empresa, se sairá melhor no processo seletivo da vaga em questão.

Atualmente as empresas não esperam que o profissional tenha apenas um bom currículo, é importante saber pôr em prática suas ideias e demonstrar que seu peixe é tão valioso quanto o do seu concorrente ao lado.

 

Invista no seu Marketing Pessoal nas redes sociais

Principais benefícios do Marketing Pessoal:

Para mostrar que vale a pena investir em marketing pessoal, veja alguns dos benefícios de tê-lo como estratégia para alavancar sua carreira profissional.

– Obtenha visibilidade para o seu trabalho 

A internet está lotada de pessoas querendo atenção, ser apenas mais um pode dificultar a processo de encontro do seu público com seu trabalho, além disso, muitos recrutadores buscam pelos perfis pessoais dos profissionais antes de contratá-los.

Manter suas redes atualizadas com suas qualificações irá reforçar a imagem que pretende fixar para o público-alvo.

– Tenha a confiança necessária para manter seu negócio

Atualmente as pessoas não precisam mais se deslocar até as lojas para obter um serviço ou comprar determinado produto.

A internet nos possibilita vender e comprar tudo o que precisamos diariamente. 

Porém, o consumidor está a cada dia mais desconfiado do grande número de vendedores disponíveis online e, por isso,  precisa sentir confiança no conteúdo que está consumindo para lhe dar seu dinheiro.

Com o marketing pessoal é possível criar esse vínculo de confiança com seu público e incentivá-los a comprar seus serviços ou investir em seus produtos virtualmente.

Isso, pois ele oferece recursos para treinar suas habilidades e construir um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele possua a certeza que obterá resultados satisfatórios ao utilizar seus serviços, deixando-o mais propenso a concretizar o fechamento do negócio.

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e a importância de utilizá-lo para o crescimento da sua carreira, que tal começar a investir em estratégias para colocá-lo em prática?

Não se esqueça de olhar para si mesmo e identificar suas melhores habilidades e também as fraquezas da sua imagem, assim ficará mais fácil elencar o que deve ser trabalhado e melhorado em relação a sua imagem com o público.

 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: