Marketing Sazonal e Carnaval: Como Criar estratégias de Sucesso?

O carnaval está chegando! E com ele a folia, diversão, bloquinhos e oportunidades para criar estratégias de marketing que alavanquem seu negócio, (porque nem só de folia vive o empreendedor).

Se você, assim como vários empreendedores digitais, trabalha nesse período e não pode esperar essa época passar para continuar fazendo negócio, sugiro dar uma olhada nas dicas que vou te passar nesse post, para criar uma estratégia de impacto.

O carnaval está chegando, e nesse ano, não teremos desespero!

Mas vamos começar pelo começo.

O que é Sazonalidade?

A sazonalidade faz referência a algo que acontece em um determinado período, ou seja, não é algo recorrente e sim pontual. Quando falamos em período de vendas sazonais, queremos dizer que há um movimento no mercado, devido a algum fator, como por exemplo, datas comemorativas ou as estações, que direcionam as pessoas a terem certo tipo de comportamento a cada ano.

No caso de datas comemorativas, como o Carnaval, que é um evento pontual, o mercado incentiva as pessoas a tomarem atitudes mais ativas, como largar tudo para ir pular no bloquinho de rua, ou no caso da páscoa, comprar chocolate para a família, ou flores no dia dos namorados.

E são esses períodos, que podem servir como gatilho, para você criar oportunidades de negócio. Oportunidades que devem ser coerentes com a sua área de atuação e com o público com quem você trabalha. É como você irá realizar essas ações, que te fará diferente dos outros. Além de ser uma oportunidade para se aproximar do seu público de uma forma mais emocional e criar mais chances de conversão ao longo da comunicação.

E o Marketing Sazonal?

O Marketing Sazonal, entra como uma estratégia pré-determinada para aquele período. Ele é uma das grandes oportunidades que as marcas têm para se aproximar do seu público, gerando mais confiança, e criando oportunidades de venda.

Em uma pesquisa feita pela Sprout Social, fica evidente a demanda latente por um posicionamento das marcas e a conexão humana que as pessoas querem e esperam das marcas que seguem. A sua marca e negócio podem utilizar desse gargalo de conexões, para se aproximar do seu público de uma forma mais pessoal e natural. Pensando em fidelizar seus clientes e ganhar o respeito e emoção deles.

Pensando nessas oportunidades… como uma estratégia de marketing se encaixaria em um período festivo como o de Carnaval?

Aproveitando oportunidades durante o carnaval!

Eu sei… o carnaval é conhecido como uma época de baixa nos negócios. Uma grande parcela dos brasileiros viaja e esquece dos compromissos. Mas isso não significa que eles estão desconectados, ou que eles se encaixam nessa parcela que foge completamente da realidade. Até porque, esse período de festas, por mais que seja um pouco caótico, economicamente falando, é conhecido por abrir brechas para diversas campanhas que se bem pensadas e aplicadas, fazem muito sucesso.

Esse é o momento para incentivar a conexão emocional que o público pede!

Bom… falar é fácil, e tudo é muito lindo no teórico. Agora você precisa partir para o planejamento, seguido de ação. Aqui vão alguns passos de como montar uma estratégia bem pensada e baseada no Marketing Sazonal.

Powered by Rock Convert

1º Entenda seu Público

Entender com quem você quer se comunicar é essencial, não somente para ações de marketing sazonal, mas como para qualquer ação de marketing. Sua mensagem e comunicação tem de fazer sentido e ser coerente com aquilo que seu público quer ouvir e se relacionar.

E se tratando de carnaval, não é confirmado que 100% do seu público vai viajar e deixar todos os compromissos de lado. E esse é o momento para você questionar seu posicionamento atual e se fazer presente. Ou seja, não deixe de considerar seus clientes e possíveis clientes que você é capaz de atingir nessa época do ano. Pense em ações promocionais ou outros tipos de interesse que seu público possa ter.

Incentive-os a tomar alguma atitude referente a sua marca.

2º Planeje com antecedência

Qualquer estratégia bem feita exige certo nível de preparo prévio. Ações sazonais não fogem dessa regra.

Pense, análise, teste e se necessário teste de novo. Se for para se posicionar e se mostrar, que seja de forma coerente e que instigue seu público a conversar com sua marca de maneira positiva. A parte de planejamento envolve também preparar a sua equipe para adversidades.

O setor de atendimento tem de estar pronto para tirar dúvidas, o comercial tem de estar pronto para atender e oferecer o melhor produto para cada prospect, e o social media tem de estar com os dedinhos preparados para escrever bastante se necessário.

Datas comemorativas são uma curva fora do padrão, por isso, prepare sua equipe para os possíveis comportamentos do consumidor que possam vir a acontecer.

3º Crie conteúdos da época pensando em sua segmentação

A leadlovers, como uma das melhores ferramentas brasileiras para implementar o Inbound Marketing ou fazer ações com o fúnil de vendas, reforça a importância de ter um conteúdo que se comunique de fato com seus públicos. Isso envolve não somente a comunicação em mídias sociais, mas também dentro da automação de e-mails.

Por isso, crie conteúdos que conversem com seu público, que abram espaço para ele falar e que incentivem ele a tomar alguma atitude, CTAs nas estratégias.

4º Selecione de forma criteriosa as datas comemorativas

Nem toda data comemorativa pode fazer sentido para o seu negócio. Você mais do que ninguém entende quando algo pode ser útil e fomentar de forma positiva as vendas da sua marca. Mas coloque o consumidor sempre no centro quando a questão é comunicação. O que pode parecer bobeira pra você, para seu público-alvo, pode ser algo considerado importante.

Pensando nisso, não elimine datas que não fazem referência direta ao seu segmento, investigue e pesquise posicionamentos que façam sentido para seu setor e seu público. Não adianta eliminar todas as datas, mas também não faz sentido comemorar todas se elas não forem refletir de forma positiva em suas vendas.  

5º Utilize de ferramentas para entender a Sazonalidade

Há algumas ferramentas que tornam a compreensão da sazonalidade mais fácil. Entre elas está o Google Trends, que nós já explicamos como usar aqui no blog. O Google trends é um indicador de volume de pesquisas sobre determinada palavra-chave que você selecionou. Com ele você consegue verificar o movimento de pesquisas da rede Google no determinado período de tempo que você quer saber. Você consegue também verificar regiões que o termo foi mais pesquisado e outros insights que as informações proporcionam.

Google trends carnaval sazonalidade
Google trends carnaval sazonalidade

 

Bom, já dei motivos o suficiente para você começar a se planejar para suas ações sazonais. E como cereja do bolo, separei as campanhas mais lindas, que na minha opinião, fizeram muito sucesso. Use-as como forma de inspiração.

Cases de Carnaval para se inspirar

As campanhas em época de carnaval são diversas. E entre elas existem várias que você pode se inspirar para aplicar em seu negócio. Existe as que já viraram clássicos, como as de cerveja, e as que conseguem ser surpreendentes a sua própria maneira.

Apple – Meu bloco na rua

A Apple em 2018 lançou a campanha “O carnaval é seu”, em que mostrou várias fotos estilo selfie, mostrando a qualidade das fotos tiradas com o Iphone X, com a participação especial da cantora IZA. Mas a propaganda que gostamos mesmo foi a de 2017, “Meu Bloco na Rua”, o vídeo inteiro é gravado com o Iphone 7 plus. Uma oportunidade muito bem aproveitada pela Apple.

Campanha Apple Meu Bloco na Rua
Campanha Apple Meu Bloco na Rua

Uber – Uber na Folia

A Uber em 2018, patrocinou o segundo melhor carnaval do Brasil, o carnaval de Belo Horizonte. Na campanha #UbernaFolia exaltaram respeito e as facilitações que eles proporcionaram na época, permitindo uma melhor mobilidade nas ruas durante o carnaval.

Propaganda carnaval #ubernafolia
Propaganda carnaval #ubernafolia

Skol – No carnaval, tá redondo, tá junto

A Skol, a partir de todo o seu reposicionamento de marca e abordagem sobre os movimentos de luta, como o feminismo, não poderia de ficar de fora dessa lista, ainda mais abordando o respeito nessa época do ano. Em 2018 lançaram a campanha “No carnaval, tá redondo, tá junto”, trazem a imagem da Vó Palmeirinha e da Icônica Gretchen.

Propaganda Skol carnaval
Propaganda Skol carnaval

Não perde tempo não. Pense em estratégias que possam beneficiar seu negócio e crie conversa com seu público. Entre na festa e garanta seu retorno nesse carnaval.

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

2 Comentários

  1. Beto says:

    quero apreender o marketing sazonal

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: