O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa?

Você, com certeza, já ouviu falar de e-mail marketing repetidamente na internet. Diz-se que essa técnica enriquece as comunicações de negócios, tendo como alvo os principais mercados, e é, ao mesmo tempo, rentável e ambientalmente amigável. Mas o que e-mail marketing pode fazer por sua empresa, exatamente? Como funciona? Como essa técnica pode ser mais eficaz do que outras estratégias de marketing e por que uma empresa gastaria tempo para manter uma lista de e-mails?

O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa?
O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa?

Comecemos do início: a seguir, iremos abordar o conceito de e-mail marketing, suas vantagens, a relação com a persona, como criar e-mails nessas bases e que serão abertos pelos clientes, o que evitar na hora de definir o conteúdo e como adequar-se ao funil de vendas. Confira:

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é um tipo de marketing digital direto que utiliza o correio eletrônico como método de comunicação para entrega de publicidades. Essa técnica é usada em uma série de maneiras distintas e por diversas organizações e profissionais da área, para o reconhecimento da marca e a fidelização dos clientes, aquisição ou conversão de consumidores, divulgação de ofertas promocionais e muito mais.

Em um cenário de e-mail marketing típico, uma organização constrói uma lista de e-mails para alcançar e informar os clientes. Essa lista pode ser complementada por um banco de dados, que permite a personalização, mineração de dados, segmentação precisa, entre outros fins.

No entanto, é importante lembrar que, se o recebimento desses e-mails não foi solicitado ou permitido pelo usuário, ele se torna um SPAM, assim sendo difícil a conversão desse potencial cliente, devido à “invasão” feita pela empresa em busca de inscrições.

Existem vários exemplos de campanhas de e-mail marketing que se iniciam com uma mensagem de boas-vindas, agradecendo esse novo contato ao optar pela assinatura. Essa carta de acolhimento não só pode trazer noções valiosas sobre a sua empresa, como também pode solicitar informações-chave sobre o seu novo cliente que te ajudarão a posicioná-lo nas categorias corretas e facilitar os esforços futuros de marketing.

Descubra o que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
Descubra o que e-mail marketing pode fazer por sua empresa

O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa?

Campanhas de e-mail adicionais incluem o envio de anúncios sobre serviços, boletim de notícias sobre a sua empresa e seus produtos, cupons para compras futuras e muito mais. Programas de incentivo, que dão aos membros códigos promocionais para coletar descontos em compras, também permitem monitorar a eficácia de sua campanha, bem como quais são os interesses de seus contatos.

Cada mensagem enviada deve conter informações sobre a empresa na parte inferior, permitindo aos potenciais clientes a oportunidade de aprender mais sobre a sua corporação.

Portanto, o e-mail marketing é uma forma eficaz não apenas de atingir o seu público-alvo, mas também de ficar conectado com sua base de compras. Através de uma utilização eficiente dessa estratégia, é possível reter os seus clientes atuais, visando, ao mesmo tempo, novos mercados.

Você pode facilmente monitorar a eficácia de uma campanha de e-mail marketing e perceber que o retorno do investimento é substancialmente elevado, em comparação com outras técnicas mais tradicionais.

Use a internet a seu favor, sempre orientando os clientes até você, com campanhas de marketing eficazes.

Vantagens do o que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
Vantagens do e-mail marketing

Vantagens do e-mail marketing

O e-mail marketing apresenta mais oportunidades para o seu negócio e promove um melhor retorno do investimento. Com ele, sua empresa pode criar relacionamentos mais profundos com um público mais amplo. Confira outras vantagens:

1. Personalização

Através da segmentação de seus contatos, você tem a capacidade de controlar exatamente quem receberá determinados e-mails, com base no status de liderança, na demografia, localização, entre outros dados. Ou seja, essa segmentação garante que os clientes recebam os conteúdos adequados para suas necessidades e seus interesses específicos.

Com essa estratégia de marketing é muito simples personalizar a sua mensagem para cada categoria de clientes, promovendo uma maior taxa de conversão.

2. Maior reconhecimento da marca

Com cada e-mail enviado, os consumidores estão expostos a sua marca. Com planejamento estratégico, design inteligente e conteúdo direcionado, seu negócio criará um valor consistente e, com isso, sua empresa se destacará. Dessa forma, quando um cliente precisar de produtos ou serviços, sua firma tem muito mais chances de transformar esses leads – ou contatos de clientes em potencial – em clientes, bem como os clientes eventuais em consumidores fiéis.

O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa através do compartilhamento

3. Compartilhamento

Não há muitas formas de marketing tão fáceis de compartilhar quanto o e-mail marketing. Com um simples clique do botão “encaminhar”, os assinantes podem rapidamente compartilhar as promoções, ofertas e notícias com os amigos e agir como defensores da marca. Desse modo, sua empresa ganha ainda mais exposição e credibilidade.

4. Monitoramento

Estatísticas são indispensáveis para medir o sucesso de qualquer campanha. Muitos canais de marketing apresentam resultados ambíguos e estimados. No e-mail marketing, por outro lado, as métricas são definidas precisamente, incluindo as taxas de recebimento e de abertura, cliques para entrega de tarifas e o percentual de retenção de assinantes.

Ainda melhor, essas métricas são mais do que apenas números e porcentagens, elas são ótimas dicas sobre os comportamentos e interesses dos clientes e permitirão o aprimoramento de suas estratégias.

Ademais, vale apena realizar o que se chama de teste A/B. Para isso, mande dois tipos de e-mails para o público-alvo e veja qual deles teve mais visualizações e cliques. Assim, você saberá qual é a preferência de abordagem do seu público.

Portanto, use o e-mail marketing também como uma ferramenta para monitorar as informações e comportamentos de seus consumidores e, a partir daí, segmentar ainda mais suas estratégias para campanhas mais bem-sucedidas, com temas condizentes com os interesses dos clientes.

5. Rentabilidade

Talvez a vantagem mais atraente dessa técnica é o retorno sobre o investimento. Não há custos de impressão nem taxas de publicidade. E-mail marketing é extremamente acessível. Você ganha de acordo com a abertura dos e-mails e o retorno dos clientes.

etapas do o que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
Etapas para fazer um funil de vendas eficiente

Etapas para fazer um funil de vendas eficiente

Antes mesmo de começar a divulgação do produto ou do serviço, muitas pessoas esquecem de analisar o mercado e entender os clientes de forma coerente. Para gerar leads e lucro para a empresa, é necessário pensar em seu funil de vendas, que serve para você pesquisar a fundo sobre a sua marca e sobre as necessidades de seus clientes. Veja, a seguir, as etapas para um funil de vendas eficiente:

  • Criação de Matriz SWOT

A primeira coisa que você deve fazer é criar a sua matriz SWOT. No marketing, essa é uma das premissas básicas para entender em qual mercado você entrará com seu serviço.

A matriz SWOT (em português, matriz FOFA) indica quatro itens que devem ser trabalhados, antes de começar a divulgação e o funil de vendas: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Você deverá estar preparado para conseguir elencar esses quatro itens dentro do seu negócio, pois o objetivo é fazer um plano de marketing de sucesso, para alcançar as vendas e visar o lucro.

Ou seja: analise para perceber quais são os pontos fortes, as oportunidades do mercado, os pontos fracos e as ameaças à sua estratégia. Com esses dados em mãos, você vai mais longe!

O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
Defina o público-alvo da sua empresa para o envio de e-mail marketing
  • Definição de Público-alvo

O segundo passo é definir o seu público-alvo, com o objetivo de restringir as suas ações de marketing e de vendas. Sabendo para quem você oferecerá o seu produto, é necessário montar o perfil desse cliente. Para isso, responda essas quatro perguntas: O que ele faz? Onde faz? Como faz? E por que faz?

Assim, será possível definir as principais características dos usuários que se encaixam em sua campanha e será mais fácil para você encontrá-los nas redes sociais, em blogs e outros sites.

  • Investimento em Marketing Digital

Enfim, está na hora de investir em marketing digital para iniciar o seu funil de vendas.

No topo do seu funil, você produzirá ações de marketing, como o e-mail marketing para captar clientes. Essa é a primeira função do marketing digital.

Para chegar no meio do funil, é necessário realizar o primeiro contato direto com os clientes em potencial. Isso acontece por telefone e redes sociais. Os profissionais envolvidos precisam conhecer muito bem o funcionamento e todas as regras e normas da empresa, para conquistar o futuro cliente com sua segurança e confiança na divulgação da marca.

Para cada contato que se identificar com a organização, devem ser direcionado e-mails personalizados, onde são oferecidas promoções e descontos. Assim que o cliente decide realizar a compra e a efetua, o funil de vendas está completo.

Logo, o afunilamento de clientes e de ações de marketing vão evoluindo, conforme a confirmação de cada contato.

O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
Dicas para a criação de e-mails que sempre serão abertos

Dicas para a criação de e-mails que sempre serão abertos

  • Utilize o nome do cliente, para promover maior engajamento;
  • Faça um texto prévio que chame a atenção do cliente, para que ele se interesse em abrir e ler o e-mail;
  • Use sempre o seu nome e não o nome da empresa, para criar intimidade;
  • Em cada e-mail enviado, sempre inclua o seu endereço físico;
  • Escreva de forma clara e compreensiva;
  • Seja breve;
  • Forneça aos destinatários, de forma clara e óbvia, a opção de retirar a inscrição de recebimento de e-mails;
  • Adicione links nas imagens;
  • Faça um CTA (chamado à ação para um cliente) adequado;
  • Adicione botões das redes sociais;

A persona e o e-mail marketing

Personas são personagens fictícios criados por um vendedor para representar um cliente real. São feitos com base em perfis, que incluem informações demográficas fundamentais, recolhidas através de pesquisas com pessoas reais. Esses perfis são uma representação direta de um grupo de clientes que compartilha valores, comportamentos e objetivos semelhantes.

Muito embora o começo da construção de personas comece com esses perfis básicos, em seguida, são dados nomes, rostos, personalidades e até famílias, para pintar um retrato preciso do que essa “pessoa” ficcional quer e precisa na vida real. Uma vez completos, eles podem ajudar a determinar os objetivos principais de um determinado consumidor, de modo que a sua marca saiba precisamente como orientá-los.

A utilização de personas pode ajudar a sua organização a manter um cliente em potencial por perto e incentivá-lo a se converter em consumidor frequente. Personas permitem que uma marca tenha uma ótima percepção sobre os desejos e as necessidades de seus consumidores.

Com as personas, o e-mail marketing pode ser segmentado conforme o estágio do funil e as necessidades do público-alvo.

O que e-mail marketing pode fazer por sua empresa
O que evitar ao fazer e-mail marketing

O que evitar ao fazer e-mail marketing

Antes de enviar qualquer material de e-mail marketing, você deve ter permissão de cada um dos seus destinatários. Isso é importantíssimo, pois, caso contrário, a probabilidade de o e-mail ir para a caixa de SPAM é muito grande. Além disso, atente-se também à necessidade de, em cada e-mail, colocar a opção de cancelar a inscrição, para que o cliente se sinta confortável e dono da sua própria escolha. Ou seja, não force o usuário a ver conteúdos que não lhe interessam.

No que diz respeito ao CTA (call-to-action), nunca peça para o cliente realizar uma ação que não condiz com o que está escrito no e-mail e não dê opções demais para não atrapalhar no poder de decisão dele.

O design e a experiência do usuário também são dois aspectos relevantes na hora de criar um e-mail marketing. Portanto, não perca a chance de fazer um bom trabalho. Sempre busque construir a mensagem pensando na persona, no que ela gostaria de ler e visualizar. O design deve ser simplista e não depender muito das imagens, porque o usuário pode ter desabilitado o download delas.

Lembre-se de que o cliente geralmente tem muitos outros e-mails para abrir, então, evite textos longos e desnecessários. Se você quer conversão, seja breve e eficiente!

Outras dicas na hora de criar um e-mail marketing são:

  • Evitar mensagens inadequadas ou com erros de português;
  • Encontrar o momento certo para enviar e-mail marketing, respeitando onde o cliente se encontra;
  • Não ignorar as estatísticas relacionadas às aberturas e conversões. Caso sua campanha não esteja dando certo, há algo errado, por isso, planeje novamente;
  • Automatizar o e-mail marketing, pois o contrário pode lhe custar muito tempo e dinheiro. Há muitos softwares disponíveis que garantem a automatização e personalização dos e-mails conforme o nível de conversão dos clientes;

Percebe-se, então, o quanto o e-mail marketing faz diferença em uma campanha de marketing digital, principalmente para mensurar as estatísticas. Portanto, esperamos que tenha gostado das dicas! Se você aprovou nossas indicações e entendeu o que e-mail marketing pode fazer por sua empresa, siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: