O que é um Copywriter: o que faz esse profissional

O marketing digital é uma área onde os textos são tão importantes quanto os vídeos, e para escrever bons conteúdos é preciso conhecer algumas técnicas de escrita. Hoje você descobre o que é um Copywriter. 

O conjunto dessas técnicas forma o que chamamos de Copywriting, e é uma estratégia de produção de textos do marketing digital que tem o objetivo de envolver o leitor e levá-lo a uma ação.

O profissional que usa essa técnica é o Copywriter, sendo o responsável por persuadir o leitor a comprar seu produto ou serviço.

Neste artigo vamos explicar o que é um Copywriter e o que esse profissional faz, quais técnicas usa para criar textos convincentes e geradores de conversões.

Entenda o que é um copywriting

Entendendo o Copywriting

O Copywriting é uma estratégia usada no marketing digital para criar textos persuasivos, que façam o leitor tomar uma iniciativa específica.

Através de gatilhos mentais e outras estratégias, as técnicas de Copywriting levam a pessoa por todo o texto até um CTA, que tem por objetivo uma ação, como a de baixar um e-book ou cadastrar um e-mail.

O papel do Copywriting dentro do marketing digital é tentar estender o máximo possível a experiência do usuário no processo de funil de vendas, gerando conteúdos estratégicos.

Para isso ocorrer, é essencial que se entenda a persona, conhecendo a fundo suas necessidades, assim fica mais fácil fazer uma narrativa personalizada para o universo do leitor.

Mas não é qualquer um que consegue aplicar essas técnicas de uma maneira adequada e efetiva. Para isso existe um profissional que conhece a fundo essa estratégia que é o Copywriter.

O que é um Copywriter

O Copywriter é aquela pessoa que vai usar as técnicas de Copywriting para criar conteúdos persuasivos, usando palavras certas, ou gatilhos mentais, visando a tomada de decisão do público alvo como, por exemplo, a aquisição de um produto ou serviço.

As técnicas usadas pelo Copywriter podem ser usadas em diversos formatos de textos, sejam eles direcionados para redes sociais, e-mail marketing ou banners e outdoors.

Este profissional está em alta porque as empresas estão interagindo mais com seu público no meio digital, e querem criar conteúdos atraentes e que convençam os leitores a comprarem seus produtos.

A atuação do Copywriter é bem ampla, pois pode criar conteúdos eficientes para diversos formatos de propaganda.

Anúncios

Toda mensagem publicitária, que promova um produto ou serviço, pode ser considerada um anúncio, e na internet isto já se tornou comum, afinal as empresas querem chamar atenção do público para seu negócio.

Os formatos digitais para se promover algo, como pop-ups, banners, e-mail marketing, mídias sociais, que usam o texto como chamariz do público, são campos de atuação do Copywriter.

anúncios no facebook
O copywriting é importante para o sucesso dos anúncios

Roteiro para vídeos

A criação de vídeos é uma estratégia poderosa dentro do marketing digital, e as empresas estão investindo pesado nessa área, visto o grande aumento de anúncios no YouTube.

Porém, um vídeo bem feito depende de um roteiro bem preparado, com conteúdo relevante e poderoso. E é aí que entra o Copywriter.

Peças publicitárias

As peças publicitárias ainda são um meio eficiente de chegar ao consumidor, mesmo na era digital, porque o uso de outdoors e folders têm seus objetivos.

O Copywriter tem a capacidade de criar conteúdos específicos para cada um desses formatos, conseguindo transmitir a mensagem correta para o público certo.

Roteiro para Telemarketing

Mesmo sendo considerado como ultrapassado, o telemarketing ainda é usado por muitas empresas para abordar os possíveis clientes.

O Copywriter pode auxiliar essa área criando um roteiro para os vendedores, de modo a preparar o ambiente da conversa.

Dessa forma, os vendedores conseguem manter um diálogo mais dinâmico e próximo do cliente, atendendo às solicitações deles e os convencendo de comprar um produto.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma forte estratégia de marketing digital, e o copywriter é o cara para fazer a diferença no conteúdo apresentado ao cliente.

Algumas técnicas de Copywriting

Antes de mais nada, o Copywriter é um vendedor, porém ele é um ótimo vendedor, porque entende como funciona a psicologia da compra de um produto ou serviço.

O Copywriter conhece bem o percurso que o cliente faz para fechar uma compra e cria conteúdos específicos para guiar essa pessoa até o final do caminho.

Para isso, esse profissional usa algumas técnicas que permitem persuadir o consumidor de que ele precisa daquele produto ou serviço para suprir uma necessidade sua. Vamos ver algumas.

Entendendo o público alvo

A chave para o sucesso de um Copywriter é o conhecimento que ele tem do seu público alvo ou persona.

Tendo uma persona definida, com suas características bem claras, é mais fácil criar conteúdos baseados nas suas necessidades, usando de técnicas de persuasão específicas, captando seus desejos e anseios.

Uso de gatilhos mentais

Gatilhos mentais são aqueles acionadores automáticos, mecanismos quase inconscientes, que contornam as objeções do leitor transmitindo confiança e despertando um estímulo para uma conversão.

Storytelling

Uma das formas mais eficientes de chamar a atenção e conseguir engajamento de sua audiência é contando uma história, estratégia também conhecido como storytelling.

Usando narrativas envolventes, o Copywriter procura criar uma forte conexão com seu público alvo, despertando algumas emoções para alcançar o seu objetivo.

Uso de números

O uso de números é uma estratégia comum para o Copywriter, porque é uma forma de apresentar autoridade sobre algum assunto.

Apresentar estatísticas e números de pesquisas são ótimos para dar mais credibilidade ao texto, além de demonstrar que o criador do conteúdo está por dentro do assunto.

Conclusão

O Copywriter é uma profissão em ascensão, porque o mercado digital está em alta, e as empresas estão em busca de alguém qualificado para gerar conteúdos eficazes e que gerem resultados.

As técnicas de Copywriting usadas por esse profissional para criar conteúdos persuasivos e envolventes realmente funcionam, e levam as pessoas a tomarem a ação de comprar aquele produto ou serviço que estão buscando.

Então, o Copywriter é uma peça estratégica para se ter na sua empresa, porque seus clientes terão uma abordagem muito mais eficiente e assertiva, através dos textos construídos por este profissional.

Se você gostou de saber o que é um Copywriter e o que ele faz, compartilhe com seus amigos e siga nosso blog.

Compartilhe o post:

Tags: , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: