O que é varejo: como investir em vendas online

Houve um tempo que, para ganhar dinheiro e ter sucesso com vendas de produtos, era preciso apenas abrir uma loja física em uma localização boa no bairro.

Os tempos mudaram e isto já não é suficiente para ter o dinheiro garantido, porque as possibilidades que a tecnologia e a internet trouxeram, abriram as portas para uma nova forma de vender os produtos e chegar aos clientes.

No entanto, isto também trouxe muitas dúvidas, obrigando os empresários a se adaptarem ao novo cenário para não ficarem para trás no concorrido mercado.

É preciso entender o que é varejo e quais são as novas tendências deste setor, para saber como investir em vendas online.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

 

Aumentar as vendas com o leadlovers
Descubro o que é varejo

O que é Varejo?

A definição de varejo pode ser descrita como a ação de vender produtos e serviços para o consumidor final, para uso em casa.

Os empresários do varejo compram os produtos de fabricantes e atacadistas e revendem os mesmos para o cliente final, adicionando sua margem de lucros.

Basicamente, há três tipos de varejos.

Varejo de loja física

O varejo de loja física é aquele comércio que vende seus produtos em um estabelecimento físico, e pode ser de diversos tipos como loja de marcas especializadas, de departamentos, de fábrica ou supermercados, estes últimos voltados para o setor de produtos alimentícios.

Varejo sem loja

Este tipo de varejo não tem um local físico para vender seus produtos ou serviços, e se encaixam nesse modelo o telemarketing, venda direta ou venda porta a porta, venda online ou varejo virtual.

Conheça o varejo online

Organizações de Varejo

Nesse formato diversas lojas pertencem a uma mesma organização ou grupo permitindo uma maior vantagem no mercado.

A rede corporativa é um exemplo deste formato, onde as lojas vendem produtos semelhantes.

A cooperativa de varejo também se encaixa aqui, porque é a reunião de vários varejistas independentes que buscam melhores condições de compra.

A tecnologia vem trazendo soluções cada vez mais simples e seguras de se comprar pela internet.

Então qualquer loja que queira se manter no mercado precisa estar atenta às tendências e investir em tecnologias que venham a facilitar a chegada do consumidor aos seus produtos ou serviços.

E o varejo online passou a ser uma das melhores opções para quem possui loja física e está perdendo o público para as vendas na internet.

O que é Varejo online

O varejo online é a forma de comercializar seus produtos e serviços no ambiente digital, através de um site, próprio ou em um marketplace, focado no consumidor final.

O setor de e-commerce está cada vez mais ampliando sua atuação e chamando a atenção de pessoas que até então, nem pensavam em comprar pela internet.

Saber o que é varejo online passou a ser um fator estratégico dentro do planejamento de marketing da empresa, sendo fundamental para quem quer iniciar suas vendas no mundo digital.

Há grandes desafios nesta forma de varejo porque o consumidor já está mais exigente na sua forma de comprar, além do mercado online ser bem mais competitivo.

Porém, há vantagens também ao investir nas vendas pela internet, porque o alcance de uma loja online não tem limites, além de ser bem mais barato de manter que uma loja física.

Portanto, para que sua empresa não fique para trás, é preciso que você mude sua forma de ver o mercado e o consumidor, se adapte, tomando medidas que possibilitem chegar ao sucesso nesse tipo de empreendimento.

Vamos ver como você pode investir em vendas online e conseguir bons resultados nesse novo formato de varejo.

Trabalhe com vendas online
Aprenda como investir em varejo online

Conheça seu público

Antes de investir no meio online, é preciso que sua empresa saiba muito bem qual é o seu público-alvo para conhecer a fundo os perfis das pessoas que compram seus produtos, e poder oferecer a melhor experiência possível de compra no meio virtual.

Assim, você consegue alcançar outros tantos possíveis consumidores através da internet, que possuam as mesmas necessidades e gostos.

Tenha um site responsivo

A melhor forma de dar uma experiência positiva ao cliente, quando ele entra em sua loja virtual, é ter tudo funcionando perfeitamente.

Fique atento em todas as possibilidades de acesso que o cliente pode ter para visitar sua loja, pois hoje a maioria das pessoas navega na internet em seus tablets ou smartphones.

Portanto, o seu site deve estar muito bem configurado e ser responsivo para ser acessado em todos os tipos de dispositivos, seja um notebook ou celular. 

Isto ajudará o usuário a navegar de forma confortável e traz maiores possibilidades de conversão.

Atendimento online de qualidade

O ambiente de uma loja física permite que o cliente tenha contato direto com o vendedor ou alguém que tire suas dúvidas com relação aos produtos de sua loja.

No ambiente virtual, não há esse contato físico, mas isto não é desculpa para que o atendimento ao cliente seja de menor qualidade.

Você deve investir em um atendimento de excelência, para que o usuário consiga sanar todas as suas dúvidas ou apresentar suas críticas e sugestões.

É importante que você disponibilize uma variedade de canais diferentes para que o cliente possa chegar até sua equipe de atendimento, seja através de chats no seu site, e-mails, telefone e redes sociais.

Faça marketing digital

A visibilidade da sua marca é fundamental no mundo digital e, para que as pessoas conheçam seu negócio é importante que você invista em marketing digital.

Uma estratégia bem feita de marketing digital permite que mais pessoas visitem sua loja online, vejam seus produtos e, tendo uma boa experiência, passem a ser as divulgadoras de sua marca.

Atualmente, há ferramentas que auxiliam você a acompanhar como está indo uma campanha de marketing, permitindo os ajustes necessários para alcançar os melhores resultados.

Além da promoção orgânica, você pode investir em propaganda paga, através das redes sociais e Google, permitindo um direcionamento mais objetivo para seu público.

Você pode usar de estratégias de promoção apenas para a loja online, tipo “compre um, leve dois”, mas analise bem qual é o melhor canal para fazer isso.

Usar o e-mail marketing, criando promoções personalizadas para os clientes é uma ótima estratégia para conquistar a confiança e ter uma relação mais próxima.

Fique atento à logística

A compra pela internet pode gerar uma grande expectativa no cliente, pois ele não está tendo o contato com o produto e não levará na hora da compra, como acontece em uma loja física.

Sua preocupação com a logística do seu site deve ser maior que a da loja física.

É essencial que você possua um bom controle de estoque e um processo de logística muito organizado e eficiente, para que a experiência do usuário não seja comprometida nessa área.

Procure estar cercado de fornecedores de confiança, meios de transporte ágeis e dinâmicos e que mantenham os prazos acordados na hora da compra pelo cliente.

Ofereça formas de pagamento diferenciadas

Para que o cliente se sinta confortável na hora de pagar pelo produto, sua loja online precisa disponibilizar várias formas de pagamentos. 

O usuário é que vai decidir qual é melhor para sua necessidade.

É fundamental contar com um sistema automatizado que faça todos esses processos, porque evita erros na hora da compra e dá agilidade ao processo.

Invista em SEO

Ser encontrado na internet em uma pesquisa no Google não muito fácil, porque os algoritmos usados para isso se baseiam em fatores para ranquear determinada postagem.

Então, se você quiser que seu produto ou loja sejam encontrados, é preciso que você use estratégias de SEO, que são formas de otimização para seu site, que permitem ser encontrados pelo buscador.

Usar palavras-chave no site é essencial. Palavras que os usuários mais usam para fazer suas pesquisas são as palavras-chave.

Então, você precisa saber como seus clientes fazem suas pesquisas, quais as palavras que mais usam para encontrar os produtos que você oferece, para poder otimizar suas páginas.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o que é varejo e percebeu que a loja física já não está dando o retorno necessário para que o negócio seja realmente lucrativo.

A tendência das pessoas comprarem na internet é grande, e aumenta a cada ano, com o e-commerce se tornando uma plataforma convidativa e dinâmica, permitindo uma compra fácil.

O empresário que possui apenas o varejo de loja física precisa inovar e migrar para o mundo online, de modo a não perder sua clientela e ter a possibilidade de ganhar maior visibilidade.

O varejo online é uma forma de você se manter no mercado, e traz várias vantagens que uma loja física não tem. 

Na internet não há limites para expandir seu negócio, podendo alcançar pessoas de todo país, e até mesmo no exterior, se isso fizer parte de sua estratégia.

A relação com os clientes é muito maior, já que você pode chegar até eles por diversos canais, e com possibilidades de personalização de mensagens e promoções. 

Se você gostou de saber o que é varejo e como investir em vendas online, compartilhe com seus amigos este artigo e siga nosso blog.

Compartilhe o post:

Tags: , ,


1 Comentário

  1. julio serafim olive says:

    acredito que as vendas no varejo sao de um grande potencial, pretendo investir em vendas online.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: