O que significa ROI? Entenda como calcular e quais as vantagens para o seu negócio

Qualquer negócio, independente do tamanho, realizará investimentos ao longo do tempo. Mas é preciso saber se o que a sua empresa obteve de lucro após investir em determinada área realmente valeu a pena. É aí que entra em cena o ROI… Mas se você está se perguntando o que significa ROI e quais as vantagens para a sua empresa, calma…

É isso que você vai descobrir agora com a gente…

O que significa ROI?

O que significa ROI
O que significa ROI?

ROI nada é mais que a sigla para o termo em inglês ‘Return of investment’, que em português significa ‘Retorno sobre o Investimento’.

Como o próprio nome sugere, o Retorno sobre o Investimento de uma área mede os rendimentos em relação a um determinado investimento.  Ou seja, basicamente o ROI mostra se os resultados alcançados pela empresa em uma área específica foram bons o suficiente para o negócio.

Desse modo, o ROI pode ser calculado para qualquer investimento que a empresa realizar pensando no lucro: De campanhas de Marketing a ferramentas novas… Absolutamente tudo.

Tá, mas você sabe como calcular o ROI? Se não, não faz mal. A gente te explica…

Como calcular o ROI?

O que significa ROI? Como calcular
Como calcular o ROI de uma ação da minha empresa?

1 – Entenda a fórmula 

Calcular o ROI dos investimentos e áreas da sua empresa é mais fácil do que você imagina. A fórmula é muito simples: Subtrai-se o lucro do investimento pelo investimento inicial e o resultado divide-se pelo investimento inicial. Para que você visualize tudo isso mais claramente, observe a equação abaixo:

ROI :

(Lucro do Investimento – Investimento Inicial ) ÷ Investimento Inicial*

*Onde:

  • Lucro do Investimento: O valor do meu lucro
  • Investimento Inicial: O valor do meu investimento em todo o processo

Vamos ver como isso ficaria na prática?

Suponha que em uma campanha de Marketing da sua empresa o seu lucro tenha sido de 18 mil reais, enquanto que o meu investimento para realizar tal campanha tenha sido de 6 mil reais. O cálculo do meu ROI ficaria assim:

ROI :

(18000 – 6000 )  ÷  6000 =   12000 ÷ 6000 =  2

Nessa suposição, o ROI dessa campanha de  Marketing foi igual a 2, isto é, o meu retorno foi duas vezes maior que o meu investimento…O dobro. Ou seja, o meu ROI, em percentual, foi de 200%.

Lembrando que para transformar o valor do seu ROI em porcentagem basta multiplicar o seu resultado final por 100, ok?

Ah caso o valor do ROI for negativo, por exemplo, significa que o valor do investimento superou o retorno, ou seja, houve perda de recursos.

A fórmula em si é muito clara, né? Mas é preciso que você fique atento aos dados que empregará para o cálculo do ROI.

“Como assim?” Você deve estar se perguntando. É isso que vamos explicar a seguir…

2 – Saiba com exatidão todos os seus custos e ganhos

Antes de calcular o ROI, você precisa saber quais são seus gastos. Todos, até mesmo os menores. Por isso a organização das finanças do negócio é muito importante.

Falamos isso porque incluir o valor correto no cálculo permitirá que o resultado do seu ROI seja o mais exato possível. Considere, assim, todo dinheiro que foi empregado considerando o tempo gasto.

3 – Nunca desconsidere a sensibilidade dos membros da sua equipe

Infelizmente, é importante deixar claro que, mesmo fazendo tudo isso que falamos até agora, existem condições externas que impossibilitam que o cálculo do ROI seja medido de maneira totalmente fidedigna.

Isso ocorre porque uma ação poderá surtir efeito no resultado do ROI de outras ações diferentes feitas pela empresa. Além disso, o investimento da concorrência também influenciará sempre na escolha do seu público.

Por isso, você não pode enxergar o ROI como o ‘senhor da razão’ do seu negócio. O ROI é uma métrica, e como qualquer outra: A interpretação e a observação é fundamental. Nessa hora, a sua equipe mais uma vez entra em cena.

A sensibilidade de cada um dos membros de cada área de toda a empresa será crucial. Com honestidade e compromisso, os colaboradores têm muito a oferecer, pois são eles que estão todos os dias ali e, por isso, conhecem a realidade dela como ninguém. Permita que façam parte de todo o processo.

Até porque não existe um número ideal de ROI ou um valor específico considerado insatisfatório. É a empresa que, em parceria com seus membros, definirá qual valor quer atingir em determinado momento. Cada caso é um caso. Avaliar cada um individualmente com sua equipe será a chave do sucesso do negócio.

Quais as principais vantagens de calcular o ROI?

O que significa ROI? Qual a sua importância para minha empresa?
Qual a importância do ROI para a minha empresa

 

Acho que depois de observar o cálculo e a definição de ROI deu para entender um pouco sobre a sua importância, né? Mas a gente resolveu listar algum dos principais benefícios para você não ter dúvidas de como esse indicativo pode fazer a diferença para o seu negócio.

1 – Diminuir os gastos e aumentar os lucros

A partir do ROI é possível saber se o que foi investido realmente propiciou o lucro considerado suficiente. Por isso é fundamental que se faça o ROI para as várias áreas e ações da empresa. Depois do resultado, você saberá exatamente o que está funcionando e o que não está…

Ao identificar isso, a empresa poderá mexer em tudo aquilo que está gerando desperdícios de recurso, facilitando o corte desses gastos posteriormente. O melhor é que, ao fazer isso, os lucros aumentarão, automaticamente.

Contudo, é importante que se tenha calma… Quando falamos de investimentos temos que entender que existem muitos que só gerarão lucros consideráveis depois de muitos meses e até anos.

Estude antes de pôr em prática suas estratégias e respeite o tempo considerado necessário para que existam resultados. Muita paciência e bom senso nessa hora, ok?

2 – Melhorar constantemente

Porém, o ROI não se restringe a apenas a identificar tudo que está gerando retorno suficiente e o que não… Pois até mesmo aquilo que está dando certo pode – quase sempre – melhorar.

Ao acompanhar o retorno sobre o investimento com frequência você perceberá mais claramente como cada mudança se comporta e quais ações tomar a partir delas.

Imagina como o histórico do ROI te auxiliará significativamente com o passar  do tempo? Isso não é demais?

3 – Tomar decisões mais rápido

É sobretudo pensando nisso que você deve compreender que o ROI jamais pode ser esquecido numa planilha. Assistindo e analisando seu comportamento frequentemente, as modificações necessárias poderão ser tomadas mais rapidamente.

Se o ROI fala de dinheiro e tempo é dinheiro dá para compreender porque a partir dele conseguimos estabelecer prazos de maneira mais efetiva, certo?

A intenção é que a empresa inteira esteja envolvida para que todos saibam exatamente o que será feito e o porquê disso. Transparência é a chave para que cada um se esforce buscando atingir os resultados. Fica muito mais palpável para a equipe, não é mesmo?

4 – Motivar a equipe

Lembra sobre o que falamos anteriormente da importância da equipe ao se trabalhar com o ROI? É exatamente disso que estamos falando.

Quando a empresa inclui todos os colaboradores para atingir determinada meta, a equipe se motiva porque vê uma razão concreta para trabalhar. Já ouviu  algo sobre conseguir que o foco se torne os resultados e não mais os esforços para atingi-los? É isso que acontece.

O interessante de envolver cada pessoa em particular é que todos reconhecem a sua importância dentro da organização. E esse é um dos modos mais certeiros de motivar qualquer equipe.

Se todos se sentem partes fundamentais de um todo, como poderia ser diferente?

5 – Mirar em metas reais

As empresas que introduzem o ROI de maneira correta no cotidiano de suas ações conhecem melhor a sua realidade atual. Por isso, as metas estabelecidas passam a ser bem mais coerentes e realistas.

Além disso, tais metais passam a ser palpáveis quando se tem uma meta maior envolvida em cada ação (o valor do ROI, nesse caso).

Aliás, quando se usa o ROI da maneira certa entende-se que seu valor vai variar muito de acordo com a época do ano. Assim todos compreenderão melhor a razão dessa mudança e quais números serão ideais para cada período específico, certo?

E não para por aí… O ROI, quando bem empregado, propicia que haja menos números no arquivo e mais direção na cabeça dos membros da empresa. De fato, não dá para acertar a mira se você nem sabe ao certo onde mirar, não é mesmo?

Ficou fácil entender por que o ROI é tão eficiente? É por isso que é considerado um dos melhores indicativos para se utiliza em todo tipo de negócio.

Dessa maneira, é importantíssimo que cada empresa saiba exatamente quais são seus objetivos e como o ROI pode ajudá-la para alcançá-los.

E, cá entre nós, que ajuda, hein?! Não dá mesmo para dispensar.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: