O que sua página de captura precisa para dar certo

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para seu negócio, pois tem o poder de alcançar uma gama considerável de pessoas por meio de estratégias. Uma dessas estratégias, muito comum, é a utilização de uma página de captura.

Ela também é chamada de landing page e permite que você consiga o contato das pessoas e, assim, construa uma lista de e-mails ou de leads.

Essa lista é um ativo importante do seu negócio, pois dá a oportunidade de se relacionar com essas pessoas, preparando-as para a venda.

Mas você sabe como construir uma página de captura com alto grau de conversão, ou seja, que gere bons resultados? É o que vamos mostrar neste artigo.

Entenda como fazer uma boa página de captura.

O que é uma página de captura ou landing page

Como falamos, uma página de captura é uma ferramenta de captura de e-mails. O conceito por trás dessa estratégia é oferecer algo que seja interessante para seu público em troca dos dados de contato das pessoas.

Dar algo em troca para o usuário é importante porque as pessoas geralmente não fornecem seus dados facilmente. Para que isso aconteça, é preciso que sua landing page possua os elementos corretos, que chamem a atenção delas.

Estes elementos precisam ser relevantes para quem visita a página e variam de acordo com o seu propósito.

Os dados capturados através da landing page também podem variar de acordo com sua estratégia de negócios. O mais comum é pedir o e-mail ou nome e e-mail.

Mas, em alguns segmentos B2B também costuma-se pedir o telefone e alguns dados da empresa.

Quanto mais dados você conseguir que as pessoas forneçam, melhor será a segmentação usada em seu marketing. Por outro lado, a conversão tende a diminuir.

Portanto, avalie a sua necessidade e tome cuidado para que o usuário não perca o interesse ao fornecer as informações se achar que vai perder muito tempo com isso.

Analise quais são os dados mais importantes para que ele seja um lead qualificado e se torne um possível cliente.

Como criar uma página de captura

Hoje em dia existem diversos softwares que montam uma página de captura para você, mas isso demanda tempo, que é escasso para os empreendedores.

Uma forma de agilizar o processo de criação de uma página de captura é terceirizar, contratando os serviços de um profissional especializado. Dessa forma você se preocupa somente com o planejamento da estratégia onde a landing page será usada.

No entanto, mesmo terceirizando, você precisará instruir o profissional sobre o que a landing page deve conter para atrair a atenção das pessoas.

Afinal, ninguém entende melhor do seu negócio e do seu público do que você mesmo, certo?!

Portanto, você precisa conhecer os elementos que tornarão a sua página de captura irresistível para as pessoas que chegarão a ela.

Assim, ela se tornará uma ótima ferramenta para seu negócio.

Vamos ver, a seguir, que elementos são esses.

Título ou Headline que chame a atenção

Ao abrir sua página, a atenção do seu usuário terá que ser capturada rapidamente, para que ele não se distraia com alguma outra coisa e saia sem nem ler o conteúdo.

Para que isso não aconteça, o título é a peça chave, pois, geralmente, é a primeira coisa que chama a atenção das pessoas.

Crie um título atrativo, que deixe claro do que a página trata, qual o problema que será tratado ou algo que a pessoa irá aprender.

Sua headline deve ser o primeiro elemento da página, escrita de forma destacada, com uma fonte maior do que os demais textos.

Conteúdo de qualidade

Depois do título, os conteúdos da sua página devem continuar prendendo a atenção, mostrando a relevância do que você está oferecendo, o que a pessoa aprenderá com baixando aquele material, ou qual o problema específico será resolvido.

Esses textos devem ser escritos em um tom que aproxime você do usuário. Por isso, é fundamental conhecer seu público e a maneira como ele gosta de se comunicar.

Outra dica, apesar de básica, mas muito importante, é revisar com cuidado esses conteúdos para não deixar nenhum erro de gramática ou de digitação.

Formulário de contato

O formulário é uma peça fundamental em sua página de captura, porque é através dele que você vai conseguir os dados dos usuários.

Pense bem quais são as informações mais relevantes que você quer obter. Elas devem estar alinhadas com seu tipo de negócio.

Preocupe-se em criar um formulário que não desanime o usuário, pois informações demais ninguém gosta de preencher.

Sempre que possível faça testes A/B, com diferentes tipos de formulários, de modo a conseguir saber qual modelo tem a melhor resposta.

Segurança

Apesar das pessoas já estarem acostumadas a informar dados pessoais na internet, ainda existem muitos casos de uso indevido desses dados, o que deixa muitos usuários com receio de fornecer esse tipo de informação.

Para que sua landing page seja confiável, é preciso que você deixe claro para o visitante que os dados dele não serão compartilhados ou vendidos.

Sua política anti-spam também demonstra seu profissionalismo, aumentando a confiança das pessoas em fornecer as informações.

Chamada para ação (call to action)

A call to action é o meio pelo qual o usuário irá confirmar seu cadastro, e normalmente, é usada no texto e no botão de cadastro.

Ela deve ser pensada para ajudar na decisão da pessoa em preencher o formulário e adquirir o material oferecido.

Para isso pode-se usar elementos que gerem urgência e que mostrem as vantagens que o usuário terá ao baixar a recompensa oferecida.

O destaque aqui é fundamental, pois se o usuário não clicar no botão, não haverá conversão ou captura de dados. Procure usar cores contrastantes com o restante da página e fontes bem legíveis.

É importante que o conteúdo desse botão seja claro e objetivo. Novamente, faça testes com diferentes versões para saber qual obtém a melhor conversão.

Call To Action para Página de Captura.

Design da página

O visual da sua página de captura deve ser pensado de forma a atrair a atenção do usuário, mas tendo o cuidado de não exagerar com elementos desnecessários. Ela deve transparecer profissionalismo.

Se preocupe em usar uma fonte legível, diferenciando o tamanho dela de acordo com o destaque que você quer dar à informação.

As cores são importantes, pois podem influenciar a tomada de decisão. Você pode usar, por exemplo, cores diferentes, negrito, sublinhados para ressaltar trechos ou conceitos estratégicos.

Inclua também a sua logo para ficar mais fácil a identificação pelo usuário. Como estamos falando em marketing digital, é uma forma de fortalecer sua marca também.

E não se esqueça de usar algumas imagens ilustrativas que tenham ligação com o conteúdo oferecido, pois elementos visuais complementam a parte escrita, contribuindo para prender a atenção.

Otimização para celular

Hoje em dia a grande maioria dos usuários de internet acessa a internet em seus smartphones. E esse fato não deve ser deixado de lado na hora de você criar sua página de captura.

As telas dos smartphones são menores que de outros dispositivos como desktops e notebooks. Então, as informações devem estar configuradas e otimizadas para aparecerem de forma correta para o usuário.

Caso isso não aconteça, prejudicará a experiência do usuário e a rejeição do seu conteúdo será alta.

Apesar dos sites já possuírem características que otimizam as páginas para os dispositivos móveis, você deve se precaver de que a sua landing page também esteja funcionando neles.

Além disso, as páginas que são otimizadas têm um melhor ranqueamento no Google, pois essa característica é bem vista pelo buscador, aumentando a possibilidade das pessoas encontrarem sua landing page.

Páginas de captura ajudam na sua estratégia.

Avalie a conversão

Não adianta nada você criar sua página de captura, levando em conta tudo o que falamos até aqui, e depois se esquecer dela.

A medição dos resultados de conversão deve ser feita sempre, para que você possa avaliar a eficiência das suas páginas de captura.

Por exemplo, se existe muito tráfego chegando na página e a conversão está muito baixa, você precisa analisar se os visitantes são o seu público correto.

Se forem, então o problema está com os elementos usados para construir a landing page.

Pode ser uma headline confusa, o material para download pode não ser interessante, o aprendizado ou transformação que serão obtidas podem não estar claros.

São muitas variáveis, mas você precisa realizar essa análise para verificar o desempenho da sua página.

Assim, você conseguirá otimizar cada vez mais sua captura de leads.

Conclusão

Neste artigo você viu como uma página de captura pode ser importante para seu negócio, quando bem estruturada.

Vários fatores influenciam o usuário na hora de clicar em algum link, e você deve estar atento em como usar isso a seu favor.

Oferecer um material relevante e gratuito como recompensa é indispensável, porém ele deve estar em harmonia com o pacote todo, ou seja, o visual da página, a descrição dos conteúdos, os dados do formulário e a call to action.

Percebeu como não é algo simples para se fazer sozinho ou sem experiência no assunto?

O vídeo a seguir traz uma dica para você:

 

A Leadlovers possui um construtor de páginas de captura com diversos modelos já prontos, com design moderno e atrativo, que facilitam a conversão, pois foram pensados e criados por profissionais da área.

Nele você também pode montar sua landing page do zero, caso não queira usar um modelo pronto.

Assim, você ganha tempo e pode se dedicar às estratégias do seu negócio.

Se você quiser conhecer nossas soluções acesse nosso site e entre em contato para conversarmos.

 

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: