Perfil comercial Instagram: Entenda por que e como aderir agora (com Passo a Passo)

Falar sobre a relevância crescente do Instagram fica até repetitivo. No mundo o Insta contava com 800 milhões de usuários ativos por mês no final de 2017. E o Brasil é o segundo no ranking com um total de 35 milhões de usuários, ficando atrás somente dos EUA.

Mas a pergunta da vez é outra: O perfil do seu negócio no Instagram é pessoal ou comercial? Se ainda é pessoal ou se você não sabe do que estou falando, vem comigo que no caminho eu te explico haha

Perfil comercial Instagram: Entenda por que e como aderir agora
Perfil comercial Instagram: Entenda por que e como aderir agora

Como assim perfil comercial no Instagram?

Como assim perfil comercial no Instagram?
Como assim perfil comercial no Instagram?

A opção de perfil comercial no Instagram está disponível desde junho de 2016. Antes disso, os perfis das marcas e das pessoas se misturavam, isto é, não existia diferença alguma entre quem tinha um perfil para vender e quem não.

A parte negativa dessa homogeneidade das contas era sobretudo a ausência de dados relevantes para as marcas no app. O Instagram percebeu essa necessidade depois de uma pesquisa com o público que utilizava a rede social para vender.

Foi por esse motivo que na mesma época, além de incluir a opção de perfil comercial, as métricas e os anúncios também passaram a existir dentro do aplicativo.

O interessante é que desde então empresas de todos os segmentos e tamanhos tiveram a chance de aderir.

Eu sei que muitos pensam que ter uma conta comercial serve apenas para deixar o perfil com uma cara mais profissional. Mas há várias outras vantagens e é sobre isso que vamos falar agora.

Por que ter um perfil comercial no Instagram?

Por que ter um perfil comercial no Instagram?
Por que ter um perfil comercial no Instagram?

Tá com dúvidas se adere ou não o perfil comercial do Instagram? Então, calma, eu resolvi separar as 6 principais razões para você fazer isso.

A escolha final será apenas sua, mas o fundamental é que isso seja feito de maneira consciente, certo?  E é por isso que estou aqui. Vamos conferir?

1. Presença CTAs úteis

Perfil comercial Instagram - Presença CTAs úteis
Presença CTAs úteis

Uma das principais vantagens de se ter um perfil comercial no Instagram é que você conta com CTAs (Call to Action) na forma de botões como “Ligar”, “Enviar e-mail”, “Como chegar” , etc.

Para ter acesso, basta ir até as configurações do seu perfil comercial e inserir os dados necessários para cada um dos botões acima mencionados. Ou seja, o e-mail, o telefone e o endereço do estabelecimento.

Ao fazer esse passo, você terá os botões escolhidos dentro do seu perfil para que todos os visitantes vejam.

Com isso, você consegue direcionar o público para ir até onde você deseja a partir do Instagram.  O que significa que se você trabalhar para que o seu Instagram cresça, cada vez mais pessoas chegarão até ele e, consequentemente, ao seu estabelecimento físico ou telefone.

Para quem tem um negócio físico esses botões são ainda mais relevantes.  Porém, em todos os casos você encurta o caminho do consumidor até você. O que já é um motivo e tanto para considerar o perfil comercial, né?

Ah, só lembrando que você terá que escolher pelo menos 1 e no máximo 3 dos botões disponíveis. Não dá para deixar nenhum nem mais do que o número limite.

2.  Anúncios e Impulsionamento de posts

Perfil comercial Instagram - Anúncios e Impulsionamento de posts
Anúncios e Impulsionamento de posts

Não dá para falar de perfil comercial no Instagram sem citar esse motivo: Apenas assim você consegue criar campanhas no Gerenciador de Anúncios do Facebook que veiculem também no Instagram ou somente nele.

Citei o Gerenciador de Anúncios porque é o mais indicado por possuir uma gama muito maior de opções de segmentação. Porém, com o perfil comercial também há outra possibilidade…

Qual? A de impulsionamento de posts. Sim, aquele modo simples, presente no Facebook há muito tempo. Embora não seja o ideal, pode ser uma alternativa quando você quer ter mais alcance de maneira rápida e independentemente de uma campanha.

Basta apertar o botão “Promover” da sua imagem e seguir os próximos passos de acordo com o seu público e as suas preferências.

Com isso você consegue adicionar um CTA no post para levar as pessoas para ação desejada, como visitar o seu site ou comprar um produto, por exemplo.

Só tome cuidado para não criar muitas campanhas e impulsionamentos dentro do Instagram. Lembre-se que trata de uma rede social, priorize o relacionamento com as pessoas. Em outras palavras: Divulgue conteúdos de relevância para elas, estabeleça uma conexão mais profunda.

No Insta esse cuidado tem maior relevância que no Facebook por ser uma rede social ainda mais informal, jovem e descontraída.

Com ou sem anúncios, aproxime-se da sua audiência: Fotos dos bastidores e que enfatizam a cultura da empresa, cliques de eventos, imagens motivadoras, posts bem-humorados e outras formas de mostrar as pessoas que fazem tudo acontecer.

A única regra aqui é: Menos propaganda e mais conteúdo de qualidade. Sempre.

3. Mensuração

Perfil comercial Instagram - Mensuração
Mensuração

Outro benefício que apenas quem tem uma conta comercial no Instagram possui é a possibilidade de analisar as métricas do perfil lá dentro do aplicativo. É como se fosse um Analytics do Instagram, mas é chamado de Insights.

Para acessar, basta clicar no ícone na forma de um gráfico de barras conforme mostra a imagem a seguir:

Perfil comercial Instagram - Para quem tem um perfil comercial, basta ir até o perfil e clicar no ícone de gráfico de barras para acessar as métricas
Para quem tem um perfil comercial, basta ir até o perfil e clicar no ícone de gráfico de barras para acessar as métricas

Apesar de ainda bem simples e não permitir que os dados sejam exportados, a ferramenta de análise do Instagram tem melhorado a cada dia. Com certeza, com o tempo veremos mais progressos por lá.

O que ele traz? Já começa com informações básicas sobre os seus seguidores, como a distribuição de gênero, de idade e das principais localidades.

Só isso já seria muito melhor do que apenas contar com número de seguidores e curtidas, né? Mas há ainda mais detalhes para você aprender sobre o seu público e o que funciona mais ou menos para o seu negócio.

Ter essas métricas em mãos a qualquer momento é imprescindível para qualquer um que quer otimizar resultados. Sabendo disso, quem é que vai perder a chance de saber o que funciona mais ou menos para a sua página e audiência?

Mas que métricas são essas?” – Você deve estar se perguntando. E eu respondo: Algumas, que falarei um pouco no tópico seguinte.

Ah, contudo, saiba que as análises só começam a rodar a partir do momento que você muda para a conta comercial, os dados de antes desse período não são metrificados, ok? Agora sim podemos falar das principais métricas disponibilizadas pelo Insta. Vamos lá?

Métricas gerais

Perfil comercial Instagram - Métricas gerais
Métricas gerais
1. Impressões

As “Impressões” dizem respeito ao número de visualizações que os seus posts tiveram. Essa opção está disponível tanto para os posts como para os Stories.

E o mais interessante é que você pode ver a origem dessas impressões. Como assim? Você pode identificar quantas vezes o post foi visto pelo feed, pelas hashtags, entrando no perfil ou de outro modo.

2. Alcance

O “Alcance” diz respeito ao número de contas únicas que viram as suas publicações, ou seja, o número de pessoas você alcançou. Essa métrica aparece para as publicações e para os Stories.

Entendeu a diferença entre “Alcance” e “Impressões”? O “Alcance” é o número de pessoas, ou seja, se uma só pessoa viu 7 vezes o post o alcance continuará como 1. Ao contrário das “Impressões” que contabilizam o total de vezes que o post foi visto, pelas mesmas pessoas ou não.

3. Descoberta

O “Descoberta” serve tanto para Stories como para posts. A opção é bacana para ver a porcentagem de pessoas que não estava seguindo você e que foi alcançada.

Você também pode medir se a partir de um post as pessoas começaram a seguir o seu perfil.

4.  Visitas ao perfil

O “Visitas ao perfil” nada mais é do que o número de vezes que o seu perfil foi visualizado pelas pessoas.

O mais relevante não é o fato de você pode ver o número total dessas visitas no topo do seu perfil do Instagram. Você também pode ver em cada post quantas visitas ao perfil 

5. Cliques no site

“Cliques no site” como você deve imaginar é o número de vezes que as pessoas clicaram para acessar o seu site a partir do perfil no Instagram.

6. Cliques em Ligar

“Cliques em Ligar” também chamado de “ligações”, por sua vez, é o número de vezes que as pessoas clicaram para ligar para a sua empresa a partir do perfil no Instagram.

7. Cliques em ‘Como chegar’

Do mesmo, os “Cliques em Como Chegar” representa o número de cliques que as pessoas deram para saber como chegar até o seu estabelecimento.

8. Principais publicações

As “Principais publicações” nada mais são do que os seus posts que tiveram mais impressões organizados em uma lista decrescente.

9. Envolvimento

O “Envolvimento” é o número de vezes que as pessoas interagiram com a sua publicação, seja curtindo, comentando ou salvando o post.

10. Salvos

O “Salvos” nada mais é do que o número de perfis que optaram por salvar a sua publicação. O que é legal para você medir o interesse das pessoas além de curtidas e comentários.

Para quem não sabe, essa opção permite que o usuário possa visualizar o post salvo depois apenas acessando um seção dentro do perfil dele.

11. Visualizações do vídeo

Como o próprio nome deixa claro, o “Visualizações do vídeo” indica o número de vezes que o vídeo foi visualizado. Lembrando que o Instagram só considera como visualização quando o usuário assiste por um tempo superior a 3 segundos.

Os vídeos ao vivo também entram aí?” Você pode estar se perguntando. E a resposta é que infelizmente não. Por enquanto pelo menos não há métricas para as lives, mas sem dúvida é uma tendência lógica.

Métricas dos Stories

Perfil comercial Instagram - Métricas dos Stories
Métricas dos Stories
Cliques no link

No Stories, para contas que possuem mais de 10 mil seguidores, há a opção de inserir links que levam para qualquer página. Esse recurso é incrível.

Por isso, há essa métrica chamada de “Cliques no link” que indica quantas vezes as pessoas clicaram no link presente em determinado Stories seu.

Atalhos

Nos Stories há também métricas para mostrar quantas vezes as pessoas tocaram para voltar para a história anterior, avançar para a próxima ou deslizar para fora.

Por isso, é interessante para que você meça para ver quais Stories estão chamando mais a atenção do público.

Respostas

Todos os Stories que você posta podem ser respondido pelos público com apenas um clique na opção “Enviar mensagem”.

A métrica “Respostas” nada mais é, portanto, do que o  número de pessoas que ao ver o seu Stories enviou uma mensagem para você a partir disso.

5. Compras no Instagram

Perfil comercial Instagram - Compras no Instagram
Compras no Instagram

De todos os benefícios que uma página comercial no Instagram pode propiciar, esse é o mais novo: A opção “Compras no Instagram”.

Não sabe do que se trata? Calma que eu resumo: É um recurso que funciona como se fosse a vitrine online da sua loja, porém, permite que as pessoas conheçam mais os produtos com apenas alguns toques dentro do Instagram.

Basta você escolher as fotos a serem destacadas e marcar no máximo cinco produtos em cada uma delas. Também há a opção de carrossel que aceita 20 produtos.

Assim como nas publicações comuns, é possível pôr filtros e legendas. Outro ponto positivo é que você pode salvar rascunhos e ver as prévias antes.

E depois de publicado? Bem, basta a pessoa tocar na foto para ver detalhes como quanto custa os produtos no próprio feed delas ou então se acessarem o botão ‘Comprar’ presente no perfil das marcas. Além disso, a partir daí são direcionadas até o site da empresa onde podem comprar o produto.

Ficou curioso para saber como fica? Dá uma olhada no print a seguir:

Perfil comercial Instagram - Print de um post feito a partir do recurso "Compras no Instagram"
Print de um post feito a partir do recurso “Compras no Instagram”

Legal, né? Pois é, mas destaquei aqui porque somente quem tem conta comercial pode usufruir. O recurso está disponível em vários países do mundo, como Austrália, Canadá, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido e Brasil.

Lembrando que até o momento isso acontece somente de maneira orgânica, ou seja, você não pode promover os posts de compra.

O que você vai precisar para aderir? Uma conta comercial que esteja conectada a um catálogo do Face. Ah e o “Compras no Instagram” está disponível apenas para vender produtos físicos. E esses produtos precisam seguir o acordo do vendedor e as políticas comerciais do Facebook.

Feito isso, basta aguardar a análise que leva alguns dias. Quer saber mais detalhes sobre essa funcionalidade? Clique aqui e entenda tudo.

6. Possibilidade de retornar quando quiser

Perfil comercial Instagram - Possibilidade de retornar quando quiser
Possibilidade de retornar quando quiser

Eu sei que alguns de vocês podem estar pensando agora: “E seu eu mudar para o perfil comercial e não gostar?” Muito simples, se não gostar é só voltar para a conta pessoal. Sim. Não importa quando, sempre há a possibilidade de retornar para a sua conta pessoal.

Portanto, não há razões para não testar, certo? Não é uma mudança permanente e irreversível. Na pior das hipóteses você segue os passos para voltar para o perfil comercial e boa.

Não sabe quais passos são esses? Leia mais um pouco que mais adiante irei ensinar como você pode fazer isso dentro do aplicativo do Instagram no seu smartphone com somentes alguns cliques.

7. Muito fácil de aderir e totalmente grátis

Perfil comercial Instagram - Muito fácil de aderir e totalmente grátis
Muito fácil de aderir e totalmente grátis

Com todas essas vantagens, talvez você possa ter imaginado que é burocrático mudar o seu perfil pessoal para comercial. Mas se pensou isso, está enganado: Com alguns cliques você modifica o seu perfil e pode começar a usufruir dos benefícios que listamos acima.

Quer ver? Só continuar lendo que eu vou mostrar um “Passo a Passo” para você testar hoje mesmo o recurso. Preparado?

Passo a passo para mudar para o seu perfil pessoal para perfil comercial no Instagram

Perfil comercial Instagram - Passo a passo para mudar para o seu perfil pessoal para perfil comercial no Instagram
Passo a passo para mudar para o seu perfil pessoal para perfil comercial no Instagram

Bom, após ler mais sobre as vantagens de ter um perfil comercial, chegou a hora da decisão: Vai alterar o seu ou não?

Se a resposta for “sim”, continue a leitura que vou mostrar como é fácil fazer a transição.

1º Passo: Clique na engrenagem:

O primeiro passo para mudar o seu perfil pessoal para comercial consiste em clicar no ícone de engrenagem, situado na parte superior direita do seu perfil.

Dá só uma olhada no print a seguir para ficar mais fácil:

Perfil comercial Instagram - 1º Passo: Clique na engrenagem
1º Passo: Clique na engrenagem

2º Passo: Clique em “Mudar para o perfil comercial”:

Depois de clicar na engrenagem, role a tela para baixo para ver todas as opções. Faça isso até encontrar a “Mudar para o perfil comercial”.

É aí que você deve clicar, como mostramos abaixo:

Perfil comercial Instagram - 2º Passo: Clique para alternar para o perfil comercial
2º Passo: Clique para mudar para o perfil comercial

3º Passo: Leia e passe as mensagens na Tela de Boas-Vindas!

Ao clicar em “Mudar para o perfil comercial” você será levado automaticamente para uma espécie de “tela de boas-vindas” do recurso.

Conforme você pode ver no exemplo:

Perfil comercial Instagram - 3º Passo: Leia e passe as mensagens na Tela de Boas-Vindas!
3º Passo: Leia e passe as mensagens na Tela de Boas-Vindas!

Além da mensagem de boas-vindas em si, há informações básicas de como funciona o Perfil comercial.  Mas, se você leu esse artigo inteiro, não verá nenhuma novidade ali, asseguro.

Leia e clique no botão “Continuar” para avançar até a mensagem seguinte, igual ilustra os 3 prints abaixo:

 

Perfil comercial Instagram - Leia e clique no botão "Continuar" para avançar para ir para a mensagem seguinte
Leia e clique no botão “Continuar” para avançar para ir para a mensagem seguinte
Perfil comercial Instagram - Leia e clique no botão "Continuar" para avançar para ir para a mensagem seguinte
Leia e clique no botão “Continuar” para avançar para ir para a mensagem seguinte
Perfil comercial Instagram - Leia e clique no botão "Continuar" para avançar para ir para a mensagem seguinte
Leia e clique no botão “Continuar” para avançar para ir para a mensagem seguinte

3º Passo: Conecte a sua página do Face

Clicou em “Continuar” em todas as mensagens exibidas? Agora chegou a hora de conectar a sua página do Facebook.

Isso facilita para quando você quiser compartilhar um post do Instagram diretamente para a sua página e não correr risco de acabar postando no perfil pessoal.

Perfil comercial Instagram - 3º Passo: Conecte a sua página do Face
3º Passo: Conecte a sua página do Face

Ah lembrando que você pode, sim, pular esse passo caso não tenha um página no Face por exemplo. A escolha é toda sua.

4º Passo: Escolha uma categoria para o seu perfil

Chegou o momento de escolher qual categoria pertence o seu perfil comercial. Há 5 opções: Blog pessoal, Produto/serviço, Arte, músico/banda, compras e varejo.

Perfil comercial Instagram - 4º Passo: Escolha uma categoria para o seu perfil
4º Passo: Escolha uma categoria para o seu perfil

Escolha a que mais se adequar ao seu negócio e clique em “Avançar.

5º Passo: Configure seu perfil comercial

Eba, você está quase concluindo. É a hora de inserir as informações que você quer que sejam exibidas no seu perfil. Quais dados são esses? Os de contato, como e-mail, telefone e endereço do seu negócio

Lembrando que você pode alterar esses detalhes a qualquer momento, indo até as configurações.

Contudo, nesse primeiro momento você terá que inserir pelo menos 1 desses dados, como falamos antes.

Perfil comercial Instagram - 5º Passo: Configure o seu perfil comercial
5º Passo: Configure o seu perfil comercial

Note acima que no exemplo que usei a conta pessoal era privada. Se esse for o seu caso, ao clicar em “Concluir”, a seguinte mensagem irá aparecer na sua tela:

Perfil comercial Instagram - Clique em OK para a mensagem que indica que a sua conta se tornará publica
Clique em OK para a mensagem que indica que a sua conta se tornará publica

O que é o mais lógico, né? Uma pessoa que tem um estabelecimento comercial e deixa a conta em privado está perdendo muitas oportunidades. Por isso, não tem por que  não deixar o perfil como público.

6º Passo: Pronto

Ae! Agora sim o seu perfil comercial está pronto para ser usado. Se você fizer todos os passos que falamos corretamente, vai receber a seguinte mensagem:

Perfil comercial Instagram - 6º Passo: Pronto
6º Passo: Pronto

E se eu quiser voltar para o perfil comercial?

Como citamos antes, é bastante simples. Com três cliques você volta para o perfil pessoal. Quer ver? Eu te mostro.

Passo 1: Vá até o seu perfil e clique na engrenagem

Para mudar novamente para o pessoal, basta ir novamente até a engrenagem do seu perfil e clicar.

Perfil comercial Instagram - Passo 1: Vá até o seu perfil e clique na engrenagem
Passo 1: Vá até o seu perfil e clique na engrenagem

Passo 2: Clique em “Reverter para a conta pessoal”

Feito isso, basta rolar a tela até chegar na opção “Reverter para a conta pessoal” e clicar nela:

 

Perfil comercial Instagram - Passo 2: Clique em "Reverter para a conta pessoal"
Passo 2: Clique em “Reverter para a conta pessoal”

Passo 3: Confirme que você quer retornar mesmo 🙂

Após clicar em “Reverter para a conta pessoal”, aparecerá na sua tela uma mensagem como a da imagem a seguir.

 

Perfil comercial Instagram - Passo 3: Confirme que você quer retornar mesmo :)
Passo 3: Confirme que você quer retornar mesmo 🙂

Clique em “Reverter” para retornar para conta pessoal. E aí, pronto. Com apenas três cliques você conseguiu voltar o seu perfil para pessoal.

Muito simples, não?

Se eu mudar para perfil comercial o alcance dos meus posts será menor?

É natural que as pessoas se questionem antes de mudar para o perfil comercial por um simples motivo: Já tiveram essa mesma experiência com o Facebook. Os perfis pessoais atingem bem mais do que as páginas.

E, como todos sabem, as páginas do Face estão com alcance orgânico cada vez menor. O responsável é o algoritmo do Facebook, o EdgeRank.

Apesar de ser algo ruim para as páginas, foi necessário: Se tudo que fosse postado pelas páginas que curtimos/seguimos aparecesse nunca mais veríamos posts de amigos, familiares e conhecidos.

Tá. O algoritmo é necessário. E o Instagram também. Então, apesar de todas as vantagens listadas aqui, eu concordo que alcançar mais pessoas é fundamental de quem usa as redes sociais para divulgar o seu negócio. Mas vamos com calma…

Há sim pessoas que dizem ter observado queda no alcance, mas não podemos afirmar isso. Pelo menos, não ainda. O recomendado é mudar e se perceber que o alcance mudou muito, voltar para o perfil normal.

Aliás, tudo depende da sua estratégia. O importante é o resultado final. Há quem prefira ter a opção de anúncios e atingir o público certo.

O que concluímos?

Perfil comercial Instagram - Concluindo
O que concluímos?

O Instagram vem se destacando há anos e já é um canal de vendas sobretudo para muitas pequenas e médias empresas. Essa realidade é ainda mais comum quando falamos de produtos físicos ou serviços mais visuais, como moda, beleza, arquitetura e decoração.

Hoje ter uma conta comercial ao invés de pessoal por lá, além de todas as vantagens citadas, acaba sendo um facilitador na construção de confiança e autoridade com o público.

O motivo é nítido: O perfil comercial tem características que passam uma cara mais profissional e, portanto, mais credibilidade.

Além disso, as métricas disponíveis somente para quem escolhe a opção servem como um alerta para os empreendedores pensarem mais em números importantes do que as chamadas “métricas da vaidade”

Sem contar que você pode mudar quando quiser para o perfil pessoal caso não goste. Então, nos resta te aconselhar a testar e ver o que acha para a sua realidade.

 

Compartilhe o post:

Tags: , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: