Pesquisa por voz: entenda suas vantagens

Uma tendência para 2020 no marketing digital é a pesquisa por voz nos mecanismos de busca, tanto em desktops quanto em celulares.

Já é notório o aumento do uso dos assistentes virtuais como Siri (IOS), Google now (Android) e Cortana (Windows) em smartphones e nos navegadores como Google Chrome.

Portanto, você precisa estar atento para esse tipo de mudança no comportamento do público para poder adaptar suas estratégias de SEO, e continuar obtendo bons resultados nas pesquisas.

Se você desconhece a importância que a pesquisa por voz está tendo dentro do marketing digital, acompanhe este artigo e descubra mais sobre essa tecnologia.

Conheça os segredos da pesquisa por voz

O que é a pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma forma de pesquisa que usa o comando de voz, e não a digitação, para fazer uma pesquisa online.

Desta forma, a pessoa faz a pergunta utilizando o microfone existente nos aplicativos de busca ou para um assistente virtual, que vai realizar a busca online.

Há todo um processamento de algoritmos de reconhecimento de voz por trás dessa tecnologia, para garantir que o que é dito seja bem entendido e interpretado pelo mecanismo de busca ou assistente virtual.

Esta tecnologia vem avançando a alguns anos, e a própria Google lançou, em 2013, uma atualização que permite um entendimento maior do significado do que é dito na pesquisa, ou na semântica de conteúdo.

Isto permitiu que os algoritmos reconhecessem a intenção por trás das pesquisas mais naturalmente, mostrando os resultados baseados no contexto da pergunta e não somente nas palavras-chave.

Desta forma, as pessoas passaram a ter respostas mais precisas, satisfatórias e relevantes. E esse detalhe se torna um ponto importante a se pensar quando você for criar sua estratégia de marketing digital.

A medida que as pesquisas estão sendo mais assertivas por conta dos assistentes, as empresas precisam otimizar o máximo possível suas campanhas.

O objetivo disso é que consigam se alinhar com essa nova tecnologia de buscas.

Tendência para 2020 no marketing digital

Como dissemos no início, a pesquisa por voz está se tornando cada vez mais habitual entre os usuários de smartphones e desktops. 

Afinal as pessoas estão querendo, cada vez mais, otimizar e simplificar suas vidas, gerando mais agilidade no seu dia-a-dia.

No entanto, são dois fatores que estão permitindo que esse hábito de fazer pesquisa usando a voz cresça, que é o aumento do número de celulares e o avanço da tecnologia de reconhecimento de voz.

O aumento da quantidade de smartphones entre os consumidores está aumentando a cada dia, e isso gera um maior número de acessos à internet. 

Desta forma, há mais oportunidades para sua empresa, se trabalhar bem a estratégia de marketing digital.

Como falar é mais fácil do que digitar em um celular, afinal as telas pequenas possuem uma certa dificuldade para a digitação, a busca por reconhecimento de voz está se tornando a forma preferida dos consumidores na hora de pesquisar.

Desta forma, seu site ou blog deve estar bem otimizado para aparecer nas telas dos celulares, permitindo uma experiência positiva e relevante dos usuários.

O avanço da tecnologia por trás do reconhecimento de voz também está ajudando a difundir esse hábito, porque está continuamente melhorando sua integração com os novos produtos.

Assim, você tem de planejar bem como aproveitar essa nova oportunidade de aparecer para os clientes.

As buscas por voz aumentam a cada dia no Brasil
As buscas por voz aumentam a cada dia

Como otimizar seu conteúdo para pesquisas por voz

Como a tecnologia de reconhecimento de voz está avançando, permitindo que os assistentes virtuais entendam melhor o contexto da pergunta, você precisa estar atento.

Assim, você precisa pensar em como otimizar sua estratégia de marketing digital para as pessoas que fazem pesquisa por voz.

Vamos mostrar aqui algumas dicas de como você pode melhorar seu planejamento de marketing digital, e alcançar mais pessoas que usam a pesquisa por voz.

 

  • Micro-momentos

 

Muita gente não sabe o que significa micro-momentos, mas eles são muito importantes para quem quer atingir as pessoas que usam a pesquisa por voz.

Os micro-momentos são aquelas diminutas oportunidades onde alguém está pesquisando com a real intenção de comprar, não apenas por curiosidade, porque estão precisando de algum produto ou serviço.

E estes são os melhores momentos para se gerar leads e conversões, podendo aumentar bastante suas chances de fazer negócio.

Mas você deve entender bem as palavras-chave usadas em seu conteúdo, pesquisando sobre quais delas mais se alinham ao seu conteúdo.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa por voz, ela não usa várias palavras segmentadas, como se faz ao digitar, ela usa uma frase inteira. 

Então, se você souber as palavras mais usadas quando se faz uma pergunta sobre seu produto, você terá as palavras-chave ideias para otimizar seu site ou blog.

 

  • Palavras-chave de cauda longa

 

Palavras-chave de cauda longa são aquelas palavras-chave mais longas e específicas do que as palavras-chave comuns.

Elas especificam mais o produto ou serviço que a pessoa está pesquisando, dando mais detalhes para o assistente poder usar na sua busca.

Podemos dar o exemplo de quem busca comprar um tênis. Ao fazer a pesquisa por voz, a pessoa pode dizer “Comprar tênis vermelho para corrida”, ao invés de “Comprar tênis”.

A primeira versão é uma palavra-chave de cauda longa, pois é mais específica do que a segunda versão, que é mais genérica. 

Assim, a pesquisa por voz tem a tendência de ser mais específica do que a pesquisa escrita.

Você precisa prestar atenção em como as pessoas fazem as perguntas. Para isso, você pode responder as questões abaixo: 

  • Como as pessoas fariam essa pergunta se estivessem falando e não escrevendo?
  • Como posso criar uma palavra-chave parecida?

Normalmente, a pesquisa por voz é feita por pessoas que estão com pressa, sem tempo, usando perguntas bem específicas.

Assim, procure imitar a forma como as pessoas falam ao criar palavras-chave, geralmente de uma forma mais coloquial.

 

  • Tempo de carregamento

 

Como já falamos, as pessoas que fazem pesquisa por voz normalmente estão com pressa e estão querendo uma resposta rápida para suas perguntas.

Pensando nisso, você tem de estar atento ao tempo de resposta de seu site, para que ele não tenha uma taxa de rejeição grande por essas pessoas.

Se o seu site demora a abrir, essas pessoas nem vão esperar o carregamento terminar, vão sair e abrir o site do concorrente.

Por isso certifique-se de que seu site seja bem responsivo, principalmente para a versão mobile, que é onde a grande maioria das pessoas fazem a pesquisa por voz.

Garantir uma boa experiência de visualização para as pessoas que usam a voz para fazer pesquisa, pode determinar um aumento nas taxas de conversão e de captação de leads para sua empresa.

Entenda como a pesquisa por voz pode facilitar sua vida

 

  • Compreenda seu cliente

 

Quem lida com marketing digital sabe da importância de se conhecer bem a pessoa que quer buscar para obter seu conteúdo.

E quando se fala em pessoas que usam a pesquisa por voz, esse entendimento tem de ocorrer em um nível acima, porque essas pessoas estão com pressa e esperem um resultado rápido para sua pesquisa.

Se você não entende como essas pessoas pensam na hora de fazer suas perguntas na pesquisa, sua estratégia de SEO para pesquisa de voz não será eficiente.

Então você deve incluir as características dessa pessoa que tem pressa e usa a fala para fazer suas pesquisas, na sua persona. 

 

  • Posição zero do Google

 

Muita gente não deve conhecer o que é a posição zero do Google, ou “featured snippets” em inglês.

Os “features snippets” são aquelas caixas de diálogos, com respostas objetivas, diretas e concisas, que aparecem logo no topo da página de pesquisa do Google.

Uma grande parte dos resultados por pesquisa por voz aparecem neste formato, então é um detalhe que você deve levar em conta quando planejar sua estratégia de marketing digital.

Não é fácil aparecer nessa posição, pois depende de muito esforço na otimização de SEO, como conteúdo relevante e palavras-chave ideais.

Procure criar um texto com pequenos parágrafos, mas que sejam completos e que tenham as respostas para o que as pessoas estão procurando, de forma bem rápida e assertiva.

Você precisa descobrir quais das suas palavras-chave estão melhor ranqueadas, pois elas que têm as maiores chances de se enquadrarem nesse formato.

Conclusão

Como você viu a pesquisa por voz pode ser uma tendência para este ano, e você deve incluir nas estratégias de marketing digital.

Com os avanços nas tecnologias de reconhecimento de voz, está cada vez mais fácil e rápido pesquisar sem precisar digitar, ainda mais para quem tem pressa.

Então, incluir esse novo formato de pesquisa em suas estratégias de SEO é muito importante para ficar atualizado no mercado e alcançar cada vez mais pessoas.

Conhecer profundamente como o seu público-alvo pensa se tornou essencial, além de se preocupar com a otimização e resposta de suas páginas.

Dessa forma você se destaca no mercado e atingirá um patamar acima dos seus concorrentes.

Se você gostou deste conteúdo siga nosso blog e fique por dentro das novidades sobre o marketing digital.

Compartilhe o post:

Tags: ,