Plataformas de gerenciamento do Instagram

Nos últimos anos, o Instagram tem se revelado uma rede social com imenso potencial de crescimento. E isso desperta progressivamente o interesse dos empresários e empreendedores.

A rede ultrapassou há mais de um ano a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. E o Brasil, como sabemos, é recordista de usuários em redes sociais.

Boa parte dos usuários utilizam o Instagram como fonte de informação, entretenimento e também para pesquisar sobre produtos e empresas. Daí, a importância de ter um perfil muito bem posicionado no Instagram.

Mas, gerenciar um perfil, ou vários, não é tarefa fácil. Por isso, utilizar ferramentas de automação é um caminho natural a se seguir para transformar o Instagram em um ativo da sua empresa.

E resolvemos ajudar você a alcançar esse objetivo, colocando neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como usar o Instagram para gerar vendas de forma mais efetiva.

Como ganhar seguidores no Instagram

aumentar-numero-de-seguidores-no-instagram
Seguidores no Instagram

Ganhar seguidores aleatoriamente no Instagram não deve ser o objetivo principal de uma empresa.

Afinal, existem muitos perfis inflados de seguidores, mas que não dão retorno em vendas.

Isso ocorre porque, além de ter seguidores no Instagram, é preciso que eles estejam de fato engajados com o seu conteúdo e com sua marca.

O engajamento no Instagram pode ser comparado ao aquecimento de uma lista, para fazermos uma relação direta com nosso mundo de marketing digital.

O engajamento é calculado de diversas formas, mas, de uma maneira mais simples, podemos levar em consideração o número de ações realizadas em um post como o indicativo do seu engajamento.

Considere ações como:

  • curtidas no post
  • comentários
  • compartilhamentos
  • salvamentos
  • visualizações de vídeos e stories

Todos esses aspectos são super importantes para calcular engajamento, sendo que cada um deles, faz referência a alguma intenção dos usuários que sua marca está com contato.

Como por exemplo, salvamento e curtidas.

Se seu conteúdo é considerado importante a ponto de alguém salvá-lo, mesmo que não curta a publicação, isso quer dizer que depois de um tempo, a pessoa vai entrar em contato com a sua marca de volta.

Se a pessoa só curte, pode significar que ela gostou mas não teve o nível de interesse para salvar aquela publicação.

Isso é muito bacana de ser cultivado. Dessa maneira e seguindo esse raciocínio, você consegue alinhar melhor a sua estratégia e elencar os KPI’s que fazem sentido.

E, para aumentar o engajamento de seu perfil, há duas premissas básicas.

A primeira delas é investir em conteúdo que seu público tenha interesse em ler. E em segundo lugar, é necessário ter uma regularidade de publicações.

Redes sociais são extremamente dinâmicas. Tudo muda o tempo todo e o público está sempre em busca de novidades.

Isso significa que não adianta fazer um conteúdo excelente e passar um mês sem novos posts. Sua audiência irá esquecê-lo em pouco tempo.

Do mesmo modo, não basta produzir uma enxurrada de conteúdo aleatório e postar indefinidamente, sem objetivo estratégico. Isso confunde a audiência e torna seu perfil chato e cansativo.

Como aumentar o engajamento do Instagram

engajamento-instagram
Engajamento Instagram

Agora que você já sabe que o segredo para o engajamento no Instagram é produzir um conteúdo ótimo e postar com regularidade, basta encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Para isso, você conta com ferramentas do próprio Instagram que podem direcionar a sua estratégia.

O recurso de Analytics do Instagram, permite que você acesse dados importantes de sua audiência, como faixa etária, localização, horários de maior frequência e conteúdos mais visualizados.

Anote esses dados e siga para o próximo passo, que é elaborar uma estratégia de conteúdo.

Como elaborar uma estratégia de conteúdo para seu Instagram

Conteúdo

Criar um conteúdo interessante não é a tarefa das mais simples. Exige pesquisa, antecipação e muitos testes.

No entanto, planejar o seu conteúdo com antecedência exige organização e foco. Algo que facilitará muito a sua vida nessas horas é ter um calendário de conteúdo.

Calendário

calendário-instagram
Calendário Instagram

Um calendário de conteúdo é uma ferramenta para gerenciar as suas publicações, considerando todas as etapas, desde a ideação. 

Geralmente, o resultado é uma planilha, com o dia da postagem, horário, tema e assunto, além da imagem que será utilizada no post.

É importante definir também o nome do responsável, se for um trabalho de equipe e a deadline, ou data limite, para a conclusão do post.

Essa planilha pode ser feita em diversas ferramentas, como Excel e Google Sheets. 

Mas no Google Agenda ou Trello também é possível criar planilhas excelentes, sem nenhuma dificuldade extra.

Criado o seu calendário, é hora de definir outro ponto relevante da sua estratégia: a frequência de postagens.

Horário

tenha-horario-para-publicações-instagram
Tenha horário para as publicações

Certamente, manter um horário certo e trabalhar com um número ideal de posts irá aumentar o engajamento, pois sua audiência estará aguardando o seu conteúdo.

Além disso, você poderá criar antecipação para o assunto, por meio dos stories. Nessas horas é de suma importância não atrasar e nem falhar com sua audiência. Um erro pode colocar o seu trabalho a perder.

Por isso, o uso de ferramentas de automação para Instagram é bastante recomendado. Vejamos então alguns exemplos de ferramentas de automação, seus recursos e como extrair o melhor das mesmas.

Para Agendamento de Posts

As ferramentas a seguir permitem que você agende seus posts, sejam eles em fotos, vídeos, e em alguns casos, também stories.

Aqui, cabe ressaltar que o agendamento de posts não é feito de forma nativa pelo Instagram e nem autorizado nas políticas do app. Portanto, o uso de ferramentas de terceiros envolve um risco, que deve ser considerado sempre.

Etus

Essa é uma ferramenta robusta, com excelente custo-benefício. Além de programar todos os tipos de posts e formatos de mídias para Instagram, o Etus Social permite que publicações sejam salvas como rascunho, repostadas e ainda diversos recursos do Instagram, como geolocalização.

Além disso, é possível utilizar o próprio calendário do app para o gerenciamento e aprovação de publicações pela equipe. E ainda permite gerenciar publicações em outras redes sociais, como Facebook e Pinterest.

MLabs

Apresenta ferramentas e funcionalidades muito similares ao Etus, com a vantagem de também ser uma alternativa nacional.

Com o Mlabs você consegue agendar posts para redes sociais, não somente o Instagram. Além disso, a ferramenta disponibiliza recursos como respostas a Direct Messengers, (DM), relatórios de desempenho e também a elaboração de calendário pela plataforma.

Estúdio de Criação do Facebook

Atendendo a uma demanda antiga dos usuários, finalmente em agosto de 2019 o Instagram liberou uma alternativa para agendamento de posts.

O recurso está disponível para contas comerciais e de criadores de conteúdo, por meio do Estúdio de criação do Facebook. Isso para não esquecermos que o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, em uma transação bilionária.

Portanto, é necessário ter uma página do Facebook vinculada ao seu Instagram e realizar o agendamento dos posts pelo Estúdio de Criação.

No momento, ainda não é possível programar stories, mas conseguimos programar IGTV e posts para o feed.

O fato de ser uma solução nativa, garante que sua conta não terá problemas com sanções do Instagram. E o melhor, o recurso é gratuito.

Até aqui, você viu algumas das ferramentas de agendamento de posts mais recomendadas para Instagram. Mas, não é só de posts que sua estratégia sobreviverá no longo prazo.

Vejamos agora, algumas das ferramentas mais completas de automação disponíveis no mercado.

Para automação de perfis

Instaeasy

Mais uma iniciativa nacional, o Insta Easy apresenta os recursos de automação das interações com o público, como seguir, deixar de seguir e comentar posts.

Uma alternativa interessante, descrita no site do Instaeasy é a possibilidade de filtrar somente contas não comerciais. Desse modo, você estaria interagindo diretamente com o público alvo, se o seu negócio for somente B2C, essa é uma grande vantagem.

Além disso, o Instaeasy fornece um treinamento completo para iniciantes no mundo das automações e sua interface é bem simples. Para quem está descobrindo o poder da automação, pode ser uma boa porta de entrada.

Bume

Outra alternativa completa é o Bume, que, além dos recursos de seguir, deixar de seguir e interação existentes em outras ferramentas, destaca-se por permitir a interação com a lista de Close Friends, ou /melhores amigos, do Instagram.

O Bume possibilita que você poste conteúdos diferenciados para a lista e gerencie-a com total controle. Essa é uma excelente ferramenta para integração entre seus cursos e gestão de clientes.

Hootsuite

A Hootsuite é uma das plataformas mais antigas e estáveis do mercado. Ela oferece uma solução completa para o gerenciamento de todas as mídias sociais em um só lugar.

Apresenta alguns recursos exclusivos como, por exemplo, curadoria de conteúdo, monitoramento de marcas e gerenciamento de campanhas direto pela plataforma.

E tem uma versão gratuita, com limitação de recursos, mas sem tempo de expiração. A versão free permite até 3 contas de redes sociais e com isso o usuário aprende a usar a plataforma e analisar seus resultados.

Concluindo, o objetivo do post não é apresentar todas as ferramentas de automação. Certamente, existem centenas delas pelo mundo e o melhor a fazer é testar e ver qual se encaixa com sua estratégia de marketing.

Aqui, apresentamos algumas das principais, inclusive, alternativas gratuitas como o Facebook Creator Studio para agendamento de posts e o Hootsuite free para automação.

Além disso, cabe lembrar que a maioria das ferramentas oferece período de testes gratuito, exceto o Instaeasy, que oferece garantia de 30 dias.

Portanto, hora de começar a transformar o seu Instagram em uma máquina de resultados, com uma estratégia de conteúdo eficaz.

Para automação da comunicação no Instagram

Se você ainda não teve a oportunidade de automatizar a sua comunicação no Instagram, hoje já existe uma solução que pode auxiliar nesse sentido do gerenciamento da rede.

A leadlovers inseriu como uma ferramenta adicional da plataforma a automação e criação de funis dentro do direct do Instagram. 

Então se você pretende criar um funil de vendas para ações de comunicação a partir do direct do Instagram, vale considerar a leadlovers como uma das ferramentas que podem suprir essa demanda, além de todas as outras funcionalidades disponíveis na plataforma.

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: