Podcast: O que é e por que aderir levará ao reconhecimento da sua marca

Deixa a gente adivinhar: Você tem uma empresa e quer conquistar o tão sonhado reconhecimento de marca? Então, eu te faço outra pergunta: Já pensou em aderir aos podcasts? Pensou mesmo?

E está tudo bem se você não sabe muito bem o que é um podcast ou como ele pode ser útil para o seu negócio… Pois é justamente o que vamos falar nesse artigo, basta continuar a leitura para  ter tudo o que precisa para tomar a decisão mais correta para o seu negócio.

Podcast: o que é
Podcast: O que é?

O que é um podcast?

Você ainda ouve rádio? Se não mais, provavelmente já ouviu em alguma fase da vida, né? Podemos dizer que o Podcast se assemelha muito a esse formato de transmissão de conteúdo.

Do mesmo modo que no rádio o formato utilizado segue sendo o áudio, que nesse caso costuma ser gravado em MP3 e transmitido via RSS.

Mas diferente do exemplo que demos, o Podcast é muito mais recente e vem crescendo consideravelmente no Brasil e no mundo nos últimos anos. Outra diferença que pontua a favor dele é que pode ser ouvido no momento que você quiser.

Podcast: o que é
O que é um podcast?

E sim, é verdade que boa parte das pessoas ainda não conhecem essa mídia, mas também é fato que existem muitas outras que estão buscando esse tipo de conteúdo cada vez mais na internet. E é aí que está a sacada…

Sabendo disso, milhares de marcas, dentro dos mais diferentes segmentos de mercado, vêm utilizando esse formato e conseguindo resultados incríveis em números, conquistado o reconhecimento e a autoridade que tanto precisam e sonham.

Quer saber o porquê?

9 Grandes motivos para a sua marca aderir aos Podcasts

1. Investimento baixo – ou até nulo

Podcast: o que é
Investimento baixo – ou até nulo

O investimento para começar fazer Podcasts é muito baixo e, por vezes, até nulo. Sim. Isso mesmo.  Falamos ‘nulo’ porque os itens que serão necessários, provavelmente, você já possui.  

Para se ter uma ideia disso, pense que para gravar você só precisará de um computador, um microfone simples e um programa de gravação. Nada mais que isso.

Depois, basta editar o seu áudio em alguma das diversas ferramentas e/ou plugins disponíveis e hospedar o áudio no seu próprio site ou em algum servidor que disponibilizará um link para que você possa compartilhar.

Viu como é simples? Só esse motivo seria muito convincente, não é mesmo? Afinal, isso significa que seu ROI, com certeza, ficará positivo. E, cá entre nós, economia é sempre bem-vinda, né?

2. Praticidade para a empresa

Podcast: o que é
Praticidade para a empresa

Não é apenas o investimento que é baixo, o trabalho para fazer podcasts também costuma ser menor que em muitos outros tipos de conteúdo. Aliás, você pode até reaproveitar materiais que possui.

Muitas empresas reutilizam vídeos que fizeram para o YouTube, por exemplo, nessa hora. Uma outra dica é adaptar artigos e e-books para ser utilizado em um ou uma série de podcasts. Bem prático, né?

O importante é que você não crie empecilhos para colocar seus podcasts no ar. Tenha consciência de que ninguém precisa de muito para começar nessa mídia. Faça o melhor que pode com os recursos que tem e isso fará toda diferença.

Até porque uma coisa a gente assegura: A maioria dos negócios, até os mais consagrados nesse meio, começou gravar podcasts de maneira bem modesta e conquistou muito a partir de pouco. Portanto, sem complicação, ok?

3. Praticidade para o público

Podcast: o que é
Praticidade para o público

As pessoas hoje em dia buscam cada vez mais praticidade em qualquer situação da vida. Na hora de se informar e aprender não é diferente. Vivemos entre uma geração que não tem tempo a perder e quer tudo para ontem. E é os podcasts se encaixam perfeitamente nesse cenário.

Tudo porque áudios podem ser ouvidos nos mais diversos ambientes, a qualquer hora do dia… No trânsito, no trabalho, no horário de almoço, em uma atividade física e até no banho, os Podcasts podem e são ouvidos em momentos em que as pessoas não podem ler ou assistir um vídeo, por exemplo.

Contudo, é importante que você tenha em mente que, justamente por essa praticidade que as pessoas tanto buscam, é essencial que você tente ser sucinto e claro. Cuidado para não gravar conteúdo muito longos, pois pode prejudicar a permanência do usuário até o final e o engajamento que você busca.

4. Flexibilidade e Comodidade

Podcast: o que é
Flexibilidade e Comodidade

O interessante no universo dos Podcast é que não existe uma regra a ser seguida, como em outros formatos mais difundidos. As marcas conseguem fazer uso de estratégias bem diferentes de acordo com seus objetivos.

E, de fato, as possibilidades são mesmo gigantescas. Nesse sentido, você poderá gravar conteúdos totalmente sozinho, responder dúvidas do seu público, convidar alguém para debater um assunto, compor ‘mesas redondas’, realizar entrevistas…

Enfim, dê asas à imaginação nessa hora. É exatamente isso que te diferenciará dos demais.

Além disso, ainda temos a questão da comodidade.  Um podcast pode ser realizado no conforto da sua casa, a qualquer momento. E diferente dos vídeos, como sua imagem não aparecerá, você fica ainda mais à vontade e sem se preocupar com iluminação, roupas ou outros detalhes meramente visuais.

5. Economia de tempo

Podcast: o que é
Economia de tempo

Justamente pela questão da praticidade que falamos antes, costuma ser muito mais rápido produzir esse tipo de conteúdo quando comparado a outros formatos.

Isso é uma das grandes vantagens dessa mídia, pois além de representar economia de tempo para o usuário, representa o mesmo para as marcas que a produzem. E quem não gosta de ter mais tempo para fazer tudo que precisa? Como diz aquela frase antiga ‘Tempo é dinheiro’, isto é, não dá pra perder.

Porém, não é porque é mais simples e demanda menos tempo que você não deve se atentar aos detalhes, ok? Além de tomar cuidado para não gravar com barulhos no ambiente e fazer uma edição bem feita depois, vá além…

Uma ótima dica é sempre escrever antes os pontos que você falará no seu áudio para evitar que erros, esquecimentos e desvios de foco prejudiquem seu resultado final. Pense em uma espécie de pauta.  Dá um pouco mais de trabalho, mas vale muito a pena. Acredite.

Contudo, tome cuidado para não deixar muito engessado. O público gosta de espontaneidade, transmitir informações de qualidade e de maneira natural é a melhor maneira de impactar a sua audiência. Nunca se esqueça disso.

6. Concorrência menor

 

Podcast: o que é
Concorrência menor

O universo dos Podcasts ainda não é tão explorado assim. E isso é um dos maiores motivos para começar a utilizá-lo na sua estratégia de Marketing Digital. Isso porque aderir aos podcasts pode até ser um diferencial que seus concorrentes não possuem ainda. Por que não tentar, não é mesmo?

É como disse Robert Frost em uma de suas frases mais icônicas “Duas estradas divergiam em uma bifurcação, e eu peguei a menos percorrida. E isso fez toda a diferença”… Ir para onde os outros não estão acaba te dando uma grande vantagem em relação aos demais. É como se você saísse na frente dos seus adversários durante uma corrida, uma oportunidade única, que não dá para perder.

E justamente por não ser demasiadamente concorrido, é muito mais fácil também que seu conteúdo apareça para as pessoas que se interessam pelo que você oferece.  Isso ocorre porque você acaba conseguindo ranquear melhor. E que empresa não quer atingir mais e de vez a sua persona

7. Resultados visíveis

Podcast: o que é
Resultados visíveis

A gente não estaria falando desse assunto até agora à toa, certo? Podcasts realmente vêm trazendo resultado para muitas empresas dos mais diversos segmentos. E acho que os motivos acima deixam bem claro o porquê dos resultados se apresentarem, né?

O interessante é que, assim como o YouTube, o universo dos Podcasts pode trazer muita audiência para o seu site ou blog, pois acabam servindo como uma vitrine para as marcas.

Se o usuário gostar da maneira como você passa o conhecimento e a experiência que possui, muito provavelmente vai querer saber mais sobre você e o trabalho que realiza.

É por isso que é tão importante que você faça tudo muito bem feito, com compromisso e que dê a oportunidade de as pessoas chegarem até você, convide-as para conhecer sua página, ler seus conteúdos, acessar seu site… Enfim, não perca oportunidades.

8. Construção de relacionamento

Podcast: o que é
Construção de relacionamento

Aqui no leadlovers a gente não cansa de enfatizar a importância de se construir um relacionamento com o público, antes de tudo. É por essa relevância que o conceito de Inbound Marketing está em plena ascensão.

É muito fácil entender o motivo: Quanto mais próximo seu potencial cliente se sentir de você, a confiança estabelecida também será maior. E aí fica bem mais fácil conseguir fechar um negócio.

Para construir um relacionamento de verdade, você precisa estar presente no dia a dia das pessoas. E se no seu cotidiano as pessoas estão na internet, as empresas também devem estar lá, não importa o seu segmento ou tamanho. O Marketing Digital é para todos.

Pensando por esse ângulo fica fácil entender por que os Podcasts são um dos melhores meios para você nutrir relacionamento com seu público. É simples: Nossa voz é nossa identidade. É bem diferente o modo que as pessoas reagem com um conteúdo escrito e um em áudio.

Como nos vídeos, em Podcasts elas se sentem mais próximas e que fazem realmente parte da sua vida. Não é demais pra ser verdade? Mas é verdade, tá?! Haha

9. Estar presente onde as pessoas estão, não importa onde

Podcast: o que é
Estar presente onde as pessoas estão, na importa onde

Já que falamos da importância de se criar e cultivar relacionamentos com os clientes, aproximar a marca do cliente acaba sendo item de série de quem quer fidelizar seu público e se tornar uma referência em seu meio de atuação.

E por todos as razões que listamos acima, fica claro a compreensão de que você conseguirá ficar próximo das pessoas por meio de Podcasts. Porque estes possibilitam que onde quer que elas, você e seus colaboradores estejam podem ficar bem próximos.

Então, fica uma pergunta: Se existe uma alternativa para melhorar o alcance do seu negócio, por que não utilizar? Você não tem nada a perder. Teste e veja o resultado. Só assim saberá se traz os resultados que precisa para os seus objetivos ou não.

Afinal, Marketing Digital é isso, não é mesmo? E se é Marketing Digital sempre vale a pena.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: