Por que ser um empreendedor digital? Entenda e comece a faturar online!

Quem já não viu algum artigo, anúncio ou postagem de pessoas que supostamente ficaram ricas trabalhando poucas horas/minutos por dia em frente a um notebook e convidando o público a conhecer o seu “revolucionário” modelo de negócio na internet? Pois é, você já pode ter dado de cara com essas propostas tentadoras, mas apesar de muitas delas serem bem duvidosas, é possível sim ganhar bastante dinheiro sendo um empreendedor digital — só não espere trabalhar pouco para isso.

Se você pretende ter o seu próprio negócio na internet, mas tem dúvidas por onde começar, vamos mostrar o que você precisa entender para, ao menos, não entrar nesse mercado dando tiro no escuro. Abordaremos o conceito de empreendedorismo online, os seus benefícios e os tópicos básicos para ter um projeto organizado, capaz de atrair clientes e gerar muitas vendas. Confira!

Se torne empreendedor digital
O que é o empreendedorismo digital?

O que é o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é o desenvolvimento, adoção e gestão de um projeto ou modelo de negócios que se propõe a aproveitar uma oportunidade para fazer lucro na internet. Logo, se você identificou um problema no mercado e tem uma oferta capaz de solucioná-lo, então pode dar o primeiro passo para se tornar um empreendedor digital.

Você pode trabalhar com produtos e serviços físicos ou digitais, vendê-los em sua própria loja virtual, em marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Walmart, etc.) ou ser um afiliado (vendendo as ofertas de outros produtores) e divulgá-los em seu site, blog, redes sociais, Google e e-mail.

Muitas pessoas estão ganhando dinheiro na internet promovendo produtos de terceiros, vendendo e-books, cursos em vídeos, palestras, serviços, softwares e produtos do varejo tradicional.

Se o seu produto ou serviço for inovador, diferenciado e acessível, maiores as chances de fazer sucesso na internet. Claro que você, como um empreendedor, precisa carregar valores importantes para que o seu negócio prospere e se mantenha consistente, como criatividade, persistência, coragem, capacidade de planejamento e organização, etc.

Essa pode não ser a receita da riqueza para empreendedores digitais, mas já funciona como um pontapé inicial para não ser como muitos que fracassam no comércio eletrônico.

O que leva alguém a se tornar um empreendedor digital?

Quais são os motivos que levam você a acreditar que pode ganhar mais dinheiro com um negócio online? Talvez você se identifique com um ou mais itens que listaremos a seguir. Muitos desses fatores também podem ser considerados como benefícios para investir em um empreendimento digital. Acompanhe!

Se tornar empreendedor digital
O que leva alguém a se tornar um empreendedor digital?

Inspiração em casos de sucesso

Seguir o caminho de quem já conquistou o seu espaço no comércio digital pode ser um bom começo. Histórias de superação, modelos inteligentes de negócio ou mesmo um estilo de vida visto como referência são valores que as pessoas buscam se apoiar quando veem que outras deram certo.

Alguns exemplos conhecidos de casos de sucesso são a fundadora da FazINOVA, Bel Pesce, o criador do Buscapé, Romero Rodrigues, e Henrique Carvalho, do Viver de Blog.

Menores custos

É bom esclarecer que, para ter um negócio online altamente lucrativo, você precisa investir de acordo com sua expectativa de crescimento. Não caia em contos que dizem que você precisa investir pouquíssimos recursos para ter um retorno rápido.

Dito isso, na internet os gastos serão menores do que abrir uma empresa física, já que não existe aluguel de escritório/loja, contas de luz e água, além de burocracias como alvarás e autorizações de prefeitura e demais órgãos. Caso você se torne um afiliado, também eliminará gastos com o desenvolvimento do produto e taxas de entrega.

Maior alcance

Os limites físicos de uma empresa tradicional são ultrapassados quando o seu negócio pode ser encontrado por uma busca no Google, no YouTube ou no Facebook, por exemplo. Isso reforça a necessidade de ter uma visão mais ampla para o mercado, analisando as demandas não só da sua região, mas de um público diverso e localizado em diversas outras áreas do Brasil e do exterior.

Alta taxa de crescimento

Como o investimento inicial para ter um negócio online não é tão alto como o de uma empresa física, é normal que nos primeiros anos você vivencie crescimentos acima dos 10%, 20% ou 30%. São números possíveis, também, graças à escalabilidade de um empreendimento digital. Você pode aumentar sua cartela de leads e compradores sem necessariamente aumentar seus gastos para dar conta de tudo. A adoção de novos recursos humanos e tecnológicos varia em um ritmo mais lento do que a de novos clientes.

Flexibilidade

Empreender na internet é adotar um estilo de trabalho e de vida mais flexível. No comércio eletrônico você pode criar e/ou vender o que gosta, trabalhar o tempo que achar necessário e ter a liberdade de comandar o seu negócio de casa ou de qualquer lugar com um dispositivo com acesso à internet. Ademais, você não precisa abandonar seu atual emprego para tocar seu empreendimento online. Isso gera crescimento profissional, reconhecimento e uma receita extra — quem sabe a única no futuro.

Como se tornar um empreendedor digital
O que você precisa dominar para ter sucesso com um negócio digital?

O que você precisa dominar para ter sucesso com um negócio digital?

Basicamente você deve ter um bom entendimento de três pilares: a sua oferta, o seu mercado e o marketing digital. Primeiro, é importante ter um total domínio da sua proposta de valor, isto é, qual é o seu produto/serviço e como ele vai solucionar um problema no seu mercado? Segundo, quem é o seu mercado, o seu público-alvo, para quem a sua oferta será destinada? Terceiro, ter uma noção de marketing digital, que é a estratégia fundamental para atrair clientes na internet.

Sobre esse último item, vamos nos prolongar trazendo uma breve noção dos seus principais conceitos e estratégias. Eles devem aplicados para gerar valor ao seu negócio e torná-lo conhecido para as pessoas certas. Veja a seguir!

a. Planejamento de marketing

O planejamento deve vir antes de criar qualquer campanha com uma análise do seu próprio negócio, dos seus concorrentes e do seu ambiente mercadológico. Defina objetivos, metas, indicadores, métricas, público-alvo e um plano de ação.

b. Inbound Marketing

Entender o marketing de atração é importante porque é o meio mais barato e segmentado para atrair leads e clientes ao seu negócio. Nessa tática, o público chegará até sua empresa por conta própria se você produzir e divulgar conteúdos úteis para ele, que falem dos seus problemas e conquistem a sua confiança. Vai dizer que não é interessante a ideia de ter uma base de contatos e possíveis clientes escrevendo blog posts?

Empreendedor digital de talento
Empreendedor digital de sucesso

c. Links patrocinados

Agora, caso você prefira seguir para o meio mais rápido de obter oportunidades de negócio, o jeito é investir em links patrocinados. As principais plataformas de campanhas são o Google Adwords e o Facebook Ads. Ambas com configurações e filtros bem apurados de segmentação e investimento de acordo com a quantidade de cliques em seus anúncios.

d. Estratégias de SEO

SEO refere-se às técnicas para fazer as páginas do seu site serem encontradas mais facilmente no Google e outros buscadores. Para isso, o seu foco deve ser todo na palavra-chave, ou seja, procurar e usar aquelas que provavelmente o seu público usaria em uma pesquisa. Daí é só usar esses termos, por exemplo, em títulos, links das páginas e no meio do texto para que os motores de busca reconheçam que o seu site entregará o resultado que o usuário busca.

e. Automação de marketing

As plataformas de automação — especialmente se você ou sua equipe não derem conta de gerenciar o marketing manualmente — serão suas grandes aliadas. Elas poderão acelerar e otimizar processos chatos e demorados, como o envio segmentado de e-mail marketing, gestão e nutrição de leads, agendamento de postagens em blogs e redes sociais e geração de relatórios de análise. Enfim, é um investimento que traz mais eficiência, gastando menos dinheiro e tempo.

Tornar-se um empreendedor digital fará com que você mude para melhor a sua carreira profissional e a sua vida. É um processo de entrada que é aconselhável ser feito de forma gradativa, planejada e organizada. Você deve entender bem as suas motivações, a sua oferta, os problemas do seu público e um pouco das estratégias de marketing para se relacionar melhor com as pessoas que interessam. Assim, estará mais bem preparado para tocar um negócio digital promissor e lucrativo.

Agora que você conhece o caminho a trilhar para ser um empreendedor digital de sucesso, assine a nossa newsletter e passe a receber conteúdos como este em seu e-mail!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: