5 principais motivos para o seu site ter um FAQ e como criar o seu do zero em 6 passos

Confesso que o assunto que irei falar hoje não é tão discutido quanto deveria no universo do Marketing Digital. Criar um FAQ é tão simples que talvez por esse motivo sua utilidade seja subestimada por muitos.

Ledo engano, um FAQ pode contribuir muito para a organização e resultados do seu negócio. Quer ver só? Continue a leitura que eu te mostro.

5 principais motivos para o seu site ter um FAQ e como criar o seu do zero em 6 passos
5 principais motivos para o seu site ter um FAQ e como criar o seu do zero em 6 passos

O que é FAQ?

‘FAQ’ é a sigla para a expressão em inglês ‘Frequently Asked Questions’ ou ‘Perguntas Frequentes’ em português. Não sei se você se atentou ao nome, mas, sem dúvidas, deve ter acessado a página de ‘FAQ’ para saber mais detalhes sobre um produto ou serviço que desejava.

Na maior parte das vezes, essas páginas contêm um conjunto de perguntas com suas respectivas respostas. Ainda não sabe como é? Dá só uma olhada na página de FAQ do G-Suíte que escolhemos como exemplo:

FAQ do G Suite

Como você deve ter imaginado, o FAQ é muito comum nas páginas de empresas que querem construir a sua presença online. Mas também é fácil ver FAQs em sites de lojas virtuais, shows, festivais e eventos no geral.

Na realidade, hoje é difícil ver o site de uma empresa grande sem uma seção específica para o FAQ. Afinal, não importa o que você vende, os consumidores têm dúvidas e ninguém melhor que você mesmo respondê-las, não é mesmo? 

5 Motivos para você criar o seu próprio FAQ:

Bom, que uma página de FAQ é criada para esclarecer dúvidas de clientes e potenciais clientes você entendeu. Contudo, vamos listar mais motivos pelos quais o FAQ pode ajudar muito o dia a dia da sua empresa

1. Facilita o seu trabalho e da sua equipe

Agora que você sabe o que é um FAQ, imagino que tenha ficado claro por que aderir facilita o trabalho de toda a sua equipe. Mas não custa reforçar aqui…

Basta pensar: É bem provável que os seus clientes e potenciais clientes façam constantemente perguntas parecidas sobre o seu produto ou serviço, certo? Já parou para observar como o FAQ agilizaria ao permitir que eles encontrem as respostas sem precisar entrar em contato com a sua empresa?

Isso reduziria e muito o número de atendimentos, permitindo que a sua equipe possa focar em dúvidas e dificuldades mais específicas.

No caso de empreendedores individuais ou de pequenas e médias empresas, com times mais enxutos, isso passa a ser ainda mais significativo.

2. Aproxima a empresa do público

O FAQ não deixa de ser ainda uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Por meio dele, você tem a chance de conversar com a sua persona, falar na língua dela e, finalmente, atraí-la para a compra.  

Afinal, as perguntas e respostas não deixam de ser um diálogo entre vocês. Isto é, você pode ficar mais próximo do público. E detalhe: Mesmo entre aqueles que ainda não estão preparados para a compra, embora tenham interesse e curiosidade pela oferta.

Aproxima a empresa do público
Aproxima a empresa do público

Mais do que isso, uma página de FAQ indica transparência e honestidade, duas qualidades imprescindíveis e muito prezadas pelo público. Lembre-se que as pessoas costumam fazer uma bela pesquisa antes de decidir com quem fechará a compra e ninguém melhor do que você mesmo para explicar o que vende.

Sem contar que você vai fazer o remarketing com pessoas que acessaram essa página.

3. Aumenta as vendas

Nós todos estamos cada vez com menos tempo e mais pressa em responder dúvidas, resolver problemas e tomar decisões. O telefone e até mesmo um chat online passou a ser um ‘inconveniente’ que a maioria evita ao máximo.

E ainda que não fosse, não tem como negar: É muito mais cômodo para os consumidores quando as dúvidas são respondidas ali mesmo, no site do produto ou serviço que estão pesquisando.

Aumenta as vendas
Aumenta as vendas

Em outras palavras: Entrar em um site e encontrar no menu uma aba intitulada de ‘FAQ’, ‘Perguntas Frequentes’ ou ‘Dúvidas Frequentes’ não só é visto com bons olhos pelas pessoas como facilita o caminho até a compra.

Ao criar o FAQ da maneira certa, você pode destacar todos os pontos fortes do seu produto e quais benefícios a pessoa terá ao adquirí-lo. Um potencial cliente que está indeciso entre o seu produto e de um concorrente pode tomar uma decisão com base nisso.  

4. Ajuda na fidelização dos clientes

Com um FAQ bem construído, a maior parte dos consumidores que fecharem negócio com você estará totalmente consciente do que adquiriu. Do mesmo modo, você afasta pessoas que queriam outra coisa e acabaram comprando de você,  seja por confusão ou expectativas irreais.

Ajuda na fidelização dos clientes
Ajuda na fidelização dos clientes

O FAQ é um local excelente para você explorar condições de pagamento, prazos, termos, políticas de troca e devolução, entre muitos pontos. É por essa razão que pode ser mais um fator para aumentar a fidelização dos clientes, pois aqueles que optarem pela compra sabem o que podem esperar ou não.

Simples, não?

5. Páginas de FAQ são ‘queridas’ pelos buscadores

Outro motivo para aderir ao FAQ que eu não poderia deixar de mencionar aqui é que os principais mecanismos de pesquisa (exemplo: Google) tendem a ‘gostar’ desse tipo de página, ranqueando-as bem.

Que tal aproveitar então para construir um conteúdo de qualidade e que contenha palavras-chaves importantes para você? É só uma questão de usar essa ferramenta com sabedoria.

Como criar um FAQ incrível em 6 passos:

Com todos os motivos citados acima, temos mais um que não inserimos lá, mas que é tão importante quanto: Criar o seu próprio FAQ é mais simples do que você imagina.

E para facilitar ainda mais essa tarefa, separamos esses 6 passos para você seguir e acertar em cheio:

Passo 1: Ouça as dúvidas dos seus clientes

Se você tem um negócio novo, o primeiro passo talvez seja o mais trabalhoso porque envolve muita atenção e percepção. Agora caso tenha certo tempo de negócio deve estar habituado a ouvir seus clientes, bastará listar as perguntas que eles mais costumam fazer.

Passo 1: Ouça as dúvidas dos seus clientes
Passo 1: Ouça as dúvidas dos seus clientes

Caso tenha uma equipe de atendimento, peça para que enumerem as dúvidas que constantemente são respondidas por eles. Nesse momento, quanto mais, melhor. Com isso em mãos, você pode dar o próximo passo.

Passo 2: Separe as perguntas frequentes e organize por assunto

Agora que você tem as dúvidas em mãos chegou a hora de organizar tudo isso.

O mais interessante é que você agrupe as questões por assunto. Assim, além de facilitar para você responder um tema por vez, é um norte na hora de adicioná-las na página, também por categorias.

Passo 2: Separe as perguntas frequentes e organize por assunto
Passo 2: Separe as perguntas frequentes e organize por assunto

Ainda sobre separar por assunto: É quase certo que você encontre algumas questões bem semelhantes. É aí que está a sacada: Veja se consegue reduzir isso em um número menor, compilando de modo a deixar seu FAQ mais sucinto. Só não se preocupe excessivamente com isso, insira quantas perguntas julgar necessário.

Outra consideração que não posso deixar de fazer: Não se limite às perguntas separadas por você e/ou sua equipe, vá além. Pense nos assuntos que você considera importantes para a compreensão do consumidor, mesmo que não tenham aparecido.

Não é por tratar-se de um FAQ que você não pode dar o seu toque. Não se esqueça do que falamos anteriormente: O FAQ é uma página para conversar com a sua persona e convencê-la da utilidade do produto ou serviço que você está oferecendo.

Passo 3: Responda todas as questões com cuidado

Finalmente chegou o momento de responder as dúvidas. Não existe segredo, mas vale lembrar: Use linguagem acessível, seja didático e tome cuidado com o português.

 Passo 3: Responda todas as questões com cuidado
Passo 3: Responda todas as questões com cuidado

Quanto mais claro você for, melhor. Contudo, não se esqueça de adequar a linguagem a sua persona e faça seu papel para convencê-la. Isso, é claro, com sinceridade e sutileza. Ninguém está no FAQ para ler um texto agressivo de venda.

Passo 4: Crie a página de maneira didática e com escaneabilidade

Do mesmo modo que você separou por assunto as questões lá no ‘Passo 2’, é recomendado fazer o mesmo na hora de construir sua página de FAQ. Isso deixa a página mais organizada, didática e escaneável para o leitor.

Ainda nesse sentido, se preocupe com a cor do fundo e da fonte, além do tamanho da letra e todos os outros pontos que uma boa página pede. Inserir links que levem até tutoriais e vídeos – para quem quer saber mais – e adicionar prints de tela são ações igualmente válidas.

Passo 4: Crie a página de maneira didática e com escaneabilidade
Passo 4: Crie a página de maneira didática e com escaneabilidade

Não entende nada de programação e não tem ideia de como construir sua própria página de FAQ? Com a nossa ferramenta você pode criar quantas páginas quiser e precisar com o nosso ‘Construtor de Páginas’ ou personalizando um de nossos modelos prontos.

Ficou interessado? Vá até o nosso site, clicando aqui. Lá há um time de consultores preparados para responder todas as suas dúvidas.

Passo 5: Mostre essa sua página ao mundo

Depois de finalizar a página, atente-se para fazê-la visível, principalmente na home e na página de vendas do seu site.

Aliás, quanto maior o número de páginas indicarem para o FAQ melhor, pois garante que o leitor chegue até ela e o objetivo de todo trabalho realizado seja cumprido.

Entretanto, não pare por aí, envie e-mails e até SMS para a sua base de contatos recomendando que acessem o FAQ antes de entrar em contato. O bom é que se você for um cliente leadlovers, esse trabalho levará poucos minutos. Se não for, acesse nosso site aqui para entender melhor essa e outras funcionalidades.

Ah e além de e-mail e SMS, você também pode fazer posts nas redes sociais com o mesmo intuito e pedir o feedback das pessoas. Até porque página foi construída para elas mesmo.

Passo 6: Se programe para atualizar seu FAQ periodicamente

Ufa, agora que a sua página de FAQ está finalmente pronta e visível, não pense que não precisará fazer mais nada. É necessário ter o cuidado de atualizá-la periodicamente ou sempre que achar necessário.

Você pode até estabelecer um período certo no seu calendário para não correr risco de esquecer (Exemplo: bimestralmente, trimestralmente, semestralmente, etc). Mas não hesite em editar quando considerar importante.

Se você leu até aqui, meus parabéns, está preparado para construir um FAQ incrível para você e para o seu público. Qualquer dúvida, deixe nos comentários.  Esse artigo não é um FAQ, mas também foi feito pensando em ajudar você.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: