Quais são os benefícios de qualificar leads?

Sabemos que a geração de leads é fundamental para atrair novos clientes e gerar negócios. No entanto, você precisa dedicar um tempo para educar esses potenciais clientes. Caso contrário, o seu negócio cria uma quantidade enorme de contatos para ficar armazenada sem nenhuma finalidade.

Saiba como qualificar leads
Quais são os benefícios de qualificar leads?

Para evitar que isso aconteça com você é preciso ter cuidado e buscar uma maneira de filtrar esses leads. Por isso, classificar os potenciais clientes é uma estratégia indispensável para obter sucesso com o marketing digital.

Mas, afinal, o que é a qualificação de leads?

O Inbound Marketing é uma nova metodologia para reter clientes e conquistar novos. Uma das estratégias utilizadas no inbound é a classificação de leads. Essa técnica consiste em categorizar os potenciais clientes de acordo com o seu comportamento ao longo da jornada de compra.

Mas antes de aplicar esse método é preciso compreender porque ele é tão importante para a empresa principalmente, no processo de vendas. Neste artigo vamos apresentar as principais vantagens de qualificar leads. Acompanhe!

Aumente a performance do seu time comercial

Um dos maiores benefícios da qualificação de leads é identificar entre tantos contatos quais são as pessoas que de fato podem se tornar clientes. Isso ajuda a evitar desperdício de dinheiro e tempo da equipe comercial. Afinal, o seu time pode se concentrar nos leads com mais probabilidade de adquirir os seus produtos e serviços.

Direcionar esforços para os contatos que não tem interesse em se tornar cliente é um dos principais erros cometidos pelas empresas. Além de desmotivar o setor de vendas, esse equívoco pode causar a falsa impressão de sucesso pela quantidade de leads gerados. Entretanto, temos visto que a qualidade é o fator mais importante para uma estratégia de marketing digital bem sucedida!

Descubra como qualificar leads
Através da qualificação de leads, as chances de gerar vendas aumentam

Tenha mais chances de gerar vendas

Quando um lead sinaliza por meio de diversas interações com a sua marca que está pronto para se transformar em um cliente, este é o momento! As chances de gerar uma venda são ainda maiores quando sabemos que o lead está pronto!

Além disso, com esse método de qualificação também é possível perceber quando o potencial cliente ainda precisa ser educado. Ou seja, são aqueles que leads que não devem ser abordados pelo setor comercial. Afinal, eles ainda não têm informações suficientes sobre as soluções que a sua empresa oferece.

Sendo assim, é preciso que os leads sejam nutridos de conteúdo para se tornarem qualificados para o time de vendas. Isso também evita a perda de clientes tendo em vista que o comercial só entra em contato com os consumidores que já demonstraram interesse. Assim, o seu negócio elimina as possibilidades de abordar uma pessoa que ainda não esteja preparada e denegrir a imagem da marca para sempre.

Qualificar leads torna a captação de clientes mais barata

Outro ponto positivo em investir na qualificação dos leads é o custo envolvido, que é bem mais acessível. Ao contrário das abordagens tradicionais que necessitam de mais dedicação da equipe de vendas, com esse modelo o cenário é outro.

Quanto mais informações se têm a respeito dos possíveis clientes, menos tempo é necessário para conquista-los. Basear a captação na experiência da persona é um processo inteligente que custa bem menos.

Qualificar leads
Qualificação de leads passa por Marketing e Vendas

Marketing e vendas andam juntos

Diferentemente do cenário de alguns anos atrás, os setores de marketing e vendas agora trabalham de maneira integrada. Essa é outra vantagem de apostar na qualificação de leads. Uma área precisa da outra para alcançar as metas do negócio.

Essa forma de trabalho impulsiona a incorporação desses setores tendo em vista que marketing tem a função de preparar os leads para vendas. Essa parceria é indispensável para obter resultados positivos. Afinal, nos dias de hoje, um setor precisa do outro para aumentar o ROI. Sendo assim, aproveite essa junção para alavancar as vendas do seu negócio.

Acompanhe os leads mesmo após a geração de vendas

Analisar os resultados obtidos mesmo após a conclusão de uma venda é essencial para o sucesso da estratégia. Se você perceber que um lead fechou negócio após baixar um determinado e-book, é possível focar nos leads que acessaram o mesmo material rico, mas ainda não se tornaram clientes.

Outro benefício em acompanhar o histórico de um cliente ao longo da jornada de compra, é entender ainda mais sobre ele. Isso permite conhecer as suas necessidades para inclusive, vender produtos complementares. Ou seja, avaliando as interações desse cliente, é mais provável que ele seja fidelizado.

Sem falar que essas informações permitem criar experiências cada vez mais personalizadas. Esse pode ser um dos fatores determinantes para se diferenciar no mercado e atrair mais clientes. Afinal de contas, os consumidores estão em busca de empresas que atendam as suas necessidades mais íntimas. E isso só será possível se avaliarmos de perto o comportamento dos leads para aperfeiçoar todo o processo sempre que necessário.

Automatize para qualificar leads
Automatize o seu processo de vendas

Automatize o seu processo de vendas

O fato é que para conseguir todos os benefícios acima mencionados é fundamental ter o apoio da tecnologia. Assim, será possível otimizar o método para conquistar resultados ainda mais expressivos.

Automatizar o processo permite economizar tempo e trabalho para tornar a geração de vendas ainda mais fluida. Por isso, as ferramentas de automação são excelentes soluções para auxiliar marketing e vendas. Sem falar que o monitoramento dos resultados é outro fator que a automação possibilita.

Outra vantagem de automatizar o processo é a comunicação personalizada. Através das ferramentas é possível entregar o conteúdo certo, no momento ideal. Dessa forma, a persona é ainda mais incentivada e as suas conversões só aumentam.

Até aqui percebemos que a qualificação de leads é de suma importância para não perder dinheiro. Esse método é fundamental não só para a captação de clientes como para a retenção.  Afinal, o objetivo aqui é garantir que os processos de vendas e marketing sejam otimizados para elevar o seu retorno sobre o investimento.

Portanto, comece já a qualificar leads e veja os resultados extraordinários que o seu negócio pode alcançar.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos agora mesmo  nas redes sociais.

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: