Quero anunciar no Google. O que devo fazer?

A internet trouxe um mundo de oportunidades e facilidades, principalmente para os compradores. Para se ter uma ideia, nove entre dez consumidores no Brasil, pesquisam pela rede antes de se decidir por uma compra, segundo estudo realizado pela Connected Life.

Quero anunciar no Google: Adwords
Quero anunciar no Google: saiba mais sobre o Adwords

Essa tendência confirma a importância de toda empresa estar presente na internet, e uma das maneiras mais eficazes de aproveitar isso é utilizando os anúncios pagos do Google, com o Google AdWords. O Google AdWords basicamente é um sistema de publicidade segmentada, com anúncios que são exibidos de acordo com as palavras-chave que o usuário pesquisa. A ferramenta é muito utilizada por empresas de todos os portes, pois além dos excelentes resultados, o anunciante pode escolher o quanto pretende investir.

Nesse momento você deve estar pensando: “eu também quero anunciar no Google. O que devo fazer?”. E é nisso que vamos te ajudar! A seguir mostraremos o que você deve saber para entender e começar a anunciar seu negócio no maior site de buscas do mundo. Confira!

Entenda o que é rede de display e links patrocinados

Existem duas formas de você anunciar no Google: links patrocinados e a rede de display. Muitas pessoas acham que essas alternativas são o mesmo tipo de anúncio, o que é um equívoco. Apesar de terem alguns pontos em comum, possuem também suas particularidades, e é preciso analisar qual é a melhor para o seu negócio ou mesmo se o ideal é utilizar as duas alternativas. Entenda cada uma deles:

Quero anunciar no Google: rede de display
Quero anunciar no Google: conheça a rede de display
  • Links patrocinados: sabe aqueles anúncios do Google que são mais destacados e ficam localizados no topo da página e no canto direito da tela quando você faz uma pesquisa? Esses são os links patrocinados do Google. Basicamente, você precisa comprar palavras-chave e, quando elas forem pesquisadas, seu anúncio será mostrado nas primeiras posições da busca. Você só paga quando o usuário clicar no seu anúncio. Para isso, é preciso que você utilize a ferramenta do Google AdWords para criar suas campanhas de acordo com o público, horários e regiões que pretende alcançar;
  • Rede de display: diferentemente dos links patrocinados, a rede de display vai além da página de busca do Google. Nessa opção, é possível que seu anúncio apareça em website, aplicativos e outros canais de parceiros do Google que você mesmo escolhe ou que têm alguma relação com seus anúncios ou palavras-chave escolhidas, além dos outros métodos de segmentação escolhidos para a campanha. Alguns desses parceiros são G1, Estadão, Youtube, entre outros. A rede de display também é um recurso do Google Adwords, e quando você estiver definindo sua campanha você poderá optar por “Rede de Display” ou “Rede de Pesquisa com exibição em Display”.

Aprenda a como montar uma campanha

Se você nunca utilizou o Adwords antes, no primeiro momento a criação de uma campanha pode parecer bem complexa, mas felizmente não é difícil. Para descomplicar, fizemos um passo a passo para você seguir:

Quero anunciar no Google: campanhas
Quero anunciar no Google: monte a sua campanha de marketing
  • 1º Passo — Crie uma conta no Google AdWords: Se você já possui uma conta no Google, poderá utilizá-la, mas, se preferir, pode criar uma para usar apenas no Adwords. Você vai perceber que os procedimentos para configuração são bem simples e explicativos.
  • 2º Passo — Crie uma campanha: depois que sua conta estiver configurada, o próximo passo é criar uma campanha. Acesse a guia “Campanha”, e depois no botão “Criar sua primeira campanha”. Lembra que falamos acima que você precisará escolher entre “Rede de Display” ou “Rede de Pesquisa com exibição em Display”, é esse o momento. Na próxima tela, coloque um nome para sua campanha e atente-se para as definições que serão solicitadas como horários e regiões que você deseja que os anúncios alcancem.
  • 3º Passo — Defina seu orçamento: agora você vai escolher o quanto deseja gastar por dia, de acordo com a média da quantidade de cliques que você quer receber. Caso tenha colocado um valor que deseja trocar depois, não se preocupe, você pode alterá-lo a qualquer momento.
  • 4º Passo — Crie um grupo de anúncios: depois que sua campanha for criada, é hora de criar o grupo de anúncios que você quer que sejam vistos durante as buscas dos usuários. O AdWords dispõe de um construtor de anúncios que vai te ajudar a criá-los. Alguns pontos precisam ser destacados nesse momento: escolha de palavras-chaves relevantes para seu anúncio e que realmente indiquem o que você está ofertando; o link de direcionamento do seu anúncio deve ser correspondente com o texto do seu anúncio; coloque sempre frases para o usuário fazer uma ação como “Saiba mais”, “Compre agora” e escreva o texto do seu anúncio de forma que atraia o seu público.
  • 5º Passo — Faça testes: é preciso que você analise com quais palavras-chave e anúncios sua campanha está tendo melhores resultados. O AdWords exibe todos os dados de cliques, custos, entre outras informações. O Google Analytics também pode ser um forte aliado no momento da mensuração de resultados. É muito importante que você esteja sempre atento e vá alterando suas campanhas para saber o que dá mais certo.

Utilize o marketing digital para potencializar os resultados

Quero anunciar no Google: resultados
Quero anunciar no Google: potencialize seus resultados

É imprescindível que, integrada a essas ferramentas para potencializar as conversões vindas do Google, também sejam utilizadas outras estratégias de marketing digital para prospecção de mais clientes.

De nada adianta que seus anúncios e palavras-chave sejam eficientes para fazer com que um usuário clique no seu link durante uma pesquisa, se quando ele entra na página você não consegue o resultado que esperava. É por isso que é necessário atentar-se também na criação dessas páginas para tomar a atenção desse usuário, conseguir informações dele para criar uma relação e fazer com que você consiga o seu objetivo final: convertê-lo em uma venda.

Realmente são muitas informações e procedimentos a serem cumpridos para que tudo fique alinhado e realmente gere resultados e aumente seu lucro. Felizmente, já existem algumas plataformas de automação de marketing no mercado para você passar da fase do “quero anunciar no Google” para “vou anunciar no Google”.

E então, ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Faça sua pergunta no espaço de comentários logo abaixo para te ajudarmos!

Compartilhe o post:

Tags: , , ,

Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: