RH 4.0: Conheça os benefícios dessa inovação

 

Foi-se o tempo em que o setor de Recursos Humanos de uma empresa era responsável somente por admissões, demissões e folhas de pagamento. 

Nos dias de hoje, o departamento pessoal precisou se modernizar e otimizar a maneira de trabalhar para conseguir acompanhar as demandas do mercado.

É dessa necessidade que nasce o RH 4.0. Vamos conhecer essa inovação que pode revolucionar a sua empresa?

marketing-e-rh-cultura-organizacional
Como o RH 4.0 funciona

O que é RH 4.0?

Para entender melhor o conceito da inovação dentro do setor de Recursos Humanos, é importante conhecer um pouco mais sobre a Quarta Revolução Industrial. 

Essa mudança de paradigma trouxe uma palavra-chave muito importante para os dias de hoje: a automação de processos.

Resumidamente, pode-se dizer que a Quarta Revolução Industrial é uma tendência à automatização. 

Esse processo se dá através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet e à computação em nuvem.

Dentro do setor de Recursos Humanos, esse momento que a sociedade está vivendo trouxe o RH 4.0. 

Basicamente, essa inovação consiste no uso da tecnologia em atividades rotineiras para aprimorar resultados e acompanhar a evolução das empresas.

Quais as vantagens do RH 4.0 para a sua empresa?

É possível apontar algumas tendências que tornam o RH 4.0 indispensável para qualquer empresa que busca alta performance. Algumas delas são:

Uso de Ferramentas Online. Com os recursos online, diversas atividades do dia a dia de um RH podem ser otimizadas. 

É possível fazer uso de softwares de gestão, por exemplo, para auxiliar na organização das atividades de cada equipe, aprimorar a comunicação, entre outros fatores que colaboram no aumento de performance dos funcionários.

Outra ferramenta que facilita bastante é o software de gestão de jornada, que automatiza o fechamento do ponto e da folha de pagamento. 

Processos que costumam durar uma semana podem ser realizados em apenas alguns cliques, gerando mais tempo para o setor de RH.

Economia de Tempo. Com essas práticas, é possível observar mais algumas mudanças para a gestão de RH. 

O setor, que costumava ser bastante focado em processos burocráticos, começa a tomar outra forma e a participar mais ativamente na execução de estratégias dentro da companhia.

Com mais tempo, o RH consegue focar em estratégias de aprimoramento dos colaboradores, por exemplo. Esse tipo de atividade tem um impacto direto no sucesso das empresas e é de suma importância para aumentar a performance do seu time.

marketing-rh-segmentacao-de-pessoas
Entenda como colocar o RH 4.0 em prática

Recrutamento Efetivo. Outra função do RH que pode ser realizada com maior efetividade a partir da economia de tempo é o recrutamento e seleção de funcionários.

Atualmente, ferramentas como Linkedin e Facebook são grandes aliados para conquistar funcionários engajados e reter talentos que estejam realmente alinhados com os valores da companhia. 

Gestão Descentralizada. Um perfil bastante presente no RH 4.0 é a horizontalização. Dentro dessa inovação, as equipes têm maior autonomia para a tomada de decisões, planejamento e execução de projetos. 

Como resultado, é possível encontrar profissionais mais engajados e prontos para resolver os desafios do dia a dia.

Além disso, os softwares de gestão de pessoas e de ponto que mencionamos acima também possibilitam que gestores e RH trabalhem juntos. 

Com isso, as equipes aprimoram a comunicação – algo que é fundamental nos dias de hoje. 

Alavancar as Vendas. Aliar tecnologia aos processos do dia a dia é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e a produtividade de uma equipe. 

Ao otimizar a rotina dos funcionários, as práticas do RH 4.0 fazem com que as mesmas atividades de antes sejam realizadas em menos tempo. 

Gostou das dicas? Aprimore seus conhecimentos e invista na inovação nos processos do seu RH!

Esse artigo foi escrito por Alice Maneschy, Analista de Conteúdo da Pontomais.

Pontomais é mais do que um sistema de controle de ponto, ela é seu parceiro para um RH mais estratégico

Compartilhe o post:

Tags: , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: