Saiba como vender mais usando as redes sociais

Quais atitudes você costuma tomar quando deseja obter informações sobre uma marca? Com certeza você também deve ter o hábito de buscar na internet. Mas e quando deseja esclarecer dúvidas, elogiar a qualidade de um produto ou serviço, reclamar e até mesmo sugerir melhorias? Nesses casos você utiliza as redes sociais, certo?

Talvez você já saiba, mas não custa reafirmar: as redes sociais têm se tornado cada vez mais importantes para aproximar as empresas de seu público-alvo e, principalmente, para vender mais. Por isso, investir em Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e Foursquare é uma estratégia excelente de marketing digital.

Neste post vamos apresentar algumas dicas do que é preciso fazer para vender mais com as redes sociais. Afinal, dedicar-se ao público-alvo é garantia de que o seu amor e empenho serão correspondidos. Confira!

Utilize as redes sociais adequadas
Comece escolhendo as redes sociais adequadas

Escolha as redes sociais adequadas

Há infinitas redes sociais disponíveis. No entanto, nem todas se encaixam com o que você precisa. Por conta disso, a nossa primeira dica é que você reflita e escolha os canais que mais atendam às suas necessidades.

Feito isso, escolha em quais redes sociais o perfil — ou página — será criado. Será que uma página no Facebook é uma boa ideia para o seu negócio? Ou o Instagram desempenhará um papel mais interessante na divulgação de suas campanhas? Você deseja ser recomendado no Foursquare? Pense nisso!

Aposte em um cronograma com publicações diversificadas

Atire a primeira pedra quem já pensou que as redes sociais servem apenas para entretenimento. Se você ainda tem esse pensamento, está na hora de mudar. Antes de continuarmos, responda a esta pergunta: você conversa com os seus clientes nas redes sociais? Independentemente da resposta, saiba que é isso que eles esperam. Além de falar de promoções, apresente assuntos que podem ser interessantes aos consumidores e que tenham relação com seu negócio.

Cronograma para redes sociais
Estabeleça um cronograma para publicações

Para ter um bom diálogo com o público-alvo, fale de promoção e de vendas, porém, faça o possível para intercalar isso com informações sobre os produtos ou serviços vendidos por você. Também aposte em dicas sobre como melhor utilizá-los.

Por último, mas não menos importante, mantenha um fluxo constante de atualização, que comprova para o cliente que você está ali, presente para o que ele precisar e disposto a conversar, esclarecer dúvidas e receber críticas.

Interligue interação e engajamento

Como foi mencionado anteriormente, as redes sociais, independentemente de quais sejam, devem ser utilizadas para estreitar o seu laço com os clientes. Para que isso ocorra, é sempre bom que você esteja disposto a ouvir. Afinal, não adianta apenas você falar. É preciso escutar os consumidores e sanar as dúvidas que surgirem. Além disso, incentive a interação com sua marca.

Por meio desse diálogo, o relacionamento dos consumidores com você ficará ainda mais forte. Quando eles chegarem ao momento de decidir onde comprar, você estará marcado de forma positiva na memória deles.

Invista na linguagem multimídia

Publicações com vídeos e imagens têm uma taxa de conversão maior. Por conta disso, aposte sempre em conteúdo multimídia, que deixa qualquer assunto mais dinâmico e interessante.

As redes sociais são multimídias
Tenha uma linguagem multimídia

Sabe aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras?”. Caso você ainda não invista em conteúdo multimídia, saiba que esse recurso é ótimo. Depois não diga que não avisamos!

Conheça o perfil dos clientes nas redes sociais

Configure o Google Analytics do seu site para que você consiga rastrear os acessos que vieram de cliques de redes sociais. Assim, você saberá quanto fluxo elas estão gerando no seu site, bem como o comportamento desses usuários e a taxa de conversão.

Utilize também os dados de curtidas, comentários e compartilhamentos para saber pelo que seus fãs mais se interessam e quais reações eles apresentam diante de cada tipo de postagem. Analise os resultados para melhorar sempre!

Chame atenção por meio das redes sociais de localização

Você já ouviu que existem diversos aplicativos nos quais as pessoas fazem check-in e compartilham a sua localização? Saiba que é possível desenvolver estratégias interessantes por meio desse recurso!

Redes sociais que possiblitam a localização
Use a localização nas redes sociais

O primeiro passo é criar uma conta. Em seguida, é preciso incentivar os clientes a marcar em suas redes sociais que estão naquele lugar — você pode até oferecer um brinde ou desconto por essa marcação. Incentivar a avaliação após o atendimento também é uma ótima oportunidade de se destacar na rede.

Talvez você não imagine, mas os comentários dos clientes fazem total diferença na decisão de compra dos outros consumidores. Por conta disso, é sempre bom oferecer um ótimo atendimento.

Aprenda como vender mais com as redes sociais

Já mencionados que os comentários nas redes sociais fazem total diferença no ato de compra dos consumidores. Diante desse fato, separamos as mídias sociais mais fortes para vendas.

Facebook

A maior entre as redes sociais
Venda através do Facebook

O Facebook já se tornou instrumento fundamental nas estratégias de marketing, mas não custa relembrar que a melhor forma de interagir com o consumidor é por meio de uma página que os usuários poderão “curtir” e, com isso, acompanhar as novidades de uma marca/empresa. Em seguida, mantenha o diálogo com os consumidores e não se esqueça de postar informações relevantes, que fazem toda a diferença.

O Facebook também pode ser utilizado como uma loja, onde as compras são realizadas e finalizadas na própria rede social. No entanto, se você deseja uma taxa de conversão significativa para o seu site, coloque um link com o endereço.

Twitter

O Twitter é um canal de informações rápidas. Por conta disso, ele pode ser uma ótima central de atendimento para uma empresa, esclarecendo dúvidas e respondendo a elogios e críticas. Isso já é um passo para construir a reputação da marca, utilizando no máximo 280 caracteres.

Redes sociais instantâneas
A redes social de 280 caracteres

Se o consumidor for cativado pela empresa, tenha certeza de que os links com promoções de desconto tornam-se eficientes e um grande sucesso. Dessa forma, o processo de compra parece mais natural. Além disso, algumas empresas já postam links de produtos que direcionam o usuário para o carrinho de compra.

Instagram

Essa rede social tem como foco a postagem de fotos e imagens de boa qualidade com uma legenda curta. É ótima para negócios do segmento de moda, turismo e outras que existam belas imagens a serem exploradas.

Assim como no Facebook, no Instagram também é possível fazer campanhas pagas, o que gera conversões mais rápidas, principalmente em promoções e lançamentos de produtos.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social para publicação de fotos, semelhante a um “quadro de cortiça” online. Para que a experiência nesta mídia seja interessante, investir em categorias em painéis (como se fossem sessões de uma loja) pode ser uma boa ideia, pois o público-alvo já vai direto ao que deseja procurar.

Nas datas comemorativas, como Páscoa, Dia dos Namorados e Natal, é possível apostar em uma ação diferenciada do Pinterest, mais atrativa e que estimule o acesso à loja.

Utilize hashtags nas redes sociais
Use hashtags

Use hashtags

Utilizar as hashtags (#) é uma forma de segmentar as mensagens por assunto. Escreva uma palavra-chave antecedida do símbolo #, e o seu serviço, produto — ou marca — será encontrado com mais facilidade. Depois da busca, quando o internauta clicar na hashtag, será possível ver tudo o que foi falado na rede social sobre aquele assunto.

Viu como é possível vender mais utilizando as redes sociais? Agora, conheça uma estratégia poderosa de marketing digital em cinco passos!

Compartilhe o post:


2 Comentários

  1. Gilmar says:

    Interessante.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: