Saiba o que fazer para aumentar o engajamento da sua persona

Saber o que postar é uma das maiores dúvidas de quem produz conteúdo web. Qualquer que seja o tema, o impulso inicial para a produção de pautas cessa em algum momento, e chega aquele ponto em que não se sabe mais o que postar.

Saiba o que fazer para aumentar o engajamento da sua persona
Saiba o que fazer para aumentar o engajamento da sua persona

Mas como driblar o bloqueio mental, manter a frequência de postagens e engajar a persona durante todo o período de tempo compreendido pela campanha de marketing digital? Neste post, você aprenderá algumas dicas para otimizar o seu calendário editorial e melhorar os índices de engajamento das suas ações. Vamos lá?

Persona x SEO: saiba como manter o equilíbrio e altos índices de engajamento

Pensar, escrever, ajudar e solucionar o problema das personas é uma das dicas mais difundidas quando o assunto é marketing de conteúdo e inbound marketing. Contudo, aparentemente, ela nem sempre está clara na cabeça dos produtores de conteúdo.

Você certamente já passou pela experiência de buscar por um determinado tema, encontrar um artigo que parecesse promissor e, após alguns minutos de leitura, perceber que as informações pouco agregam.

Para não cair nesse erro, você precisa conhecer bem a sua persona, entendendo seus problemas, desafios e objetivos. Procure compreender também quais são os canais que ela usa para se informar e qual tom usar para que sua mensagem seja assimilada de maneira clara.

Também é importante manter-se fiel aos objetivos da empresa em cada ação da campanha de marketing digital — daí a importância de toda a equipe estar alinhada quanto às diretrizes do projeto.

Porém, não adianta focar-se nas dúvidas e nos problemas do seu cliente ideal se você não tomar os devidos cuidados para que seu artigo seja encontrado.

Após as atualizações Panda e Hummingbird do Google, a empresa passou a penalizar os sites que distribuíam conteúdo raso e de baixa qualidade, focado apenas em “surfar” em cima de uma palavra-chave.

Hoje, os conteúdos que se posicionam bem são aqueles que efetivamente ajudam o leitor. Isso significa que o usuário seleciona um link disponibilizado pela página de resultados do Google (a SERP) e resolve todas as dúvidas sem ter de voltar à página de busca. E, para que o site seja encontrado, é preciso investir em estratégias de SEO.

Alguns fatores de rankeamento são responsáveis por fazer melhorar o posicionamento das páginas nas buscas. Além dos links, há dois tipos de otimizações às quais você precisa se ater:

SEO On page
SEO On page

SEO On page

Essas otimizações são realizadas dentro do seu domínio e de suas páginas específicas. Podemos citar como exemplo as melhorias de escaneabilidade, o uso de palavras-chave, metatags, imagens leves, hiperlinks para outros artigos do blog, dentre outros.

SEO Off page

Relaciona-se às otimizações feitas fora do domínio. Têm como foco mostrar que outros domínios estão se referindo ao seu. Aqui, cabem as estratégias de guest posts, por exemplo.

Juntas, as otimizações on e off page melhoram o rankeamento de seu blog, permitindo que seu conteúdo seja encontrado pelas leads certas.

É preciso enfatizar também que o próprio conteúdo é um dos principais fatores de rankeamento. Ou seja, a forma como ele é criado, absorvido e replicado influencia o posicionamento de sua página nos resultados das páginas de busca.

Manter o equilíbrio entre a criação de conteúdos voltados para as necessidades do leitor e as otimizações para motores de busca, portanto, é a receita para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Crie uma persona

Como mostramos neste post, a automação de marketing permitiu que empresas adquirissem informações mais precisas e relevantes sobre seus clientes reais e potenciais.

Para traduzir esses dados em ações concretas, foi criado o conceito de persona. Trata-se de um perfil médio de todos os clientes de um certo setor, que serve como modelo base para a projeção de atividades de marketing. Portanto, a persona é uma espécie de personagem que tem a tipologia de uma pessoa real.

A criação de uma persona permite agrupar os clientes por segmento, planejar a Jornada do Consumidor, criar campanhas de nutrição de leads, compreender e difundir as motivações dos clientes, integrar setores e definir estratégias.

Se você está na dúvida sobre como criar personas, clique aqui!

Produza conteúdos úteis para sua persona
Produza conteúdos úteis para sua persona

Produza conteúdos úteis para sua persona

A melhor maneira de conquistar a sua persona é resolver um problema dela e promover sua empresa como uma autoridade no mercado.

Mas, após reunir tantos dados sobre seu público e criar uma persona para seus times de marketing de vendas, como elaborar um conteúdo com alto potencial de engajamento? Abaixo, reunimos uma série de sugestões de posts. Para entender qual tipo de post mais combina com a sua audiência, vale criar testes A/B!

Listas

Posts de lista têm grande potencial de viralização, gerando engajamento. Basta lembrar do sucesso do BuzzFeed em tantas partes do globo!

Procure fazer listas grandes e com números que não sejam exatos: eles despertam mais a curiosidade do público.

Tutoriais

Posts com tutoriais (os famosos “como fazer”) também ajudam a facilitar o cotidiano da persona e a educar o leitor. Lembre-se de ilustrar seu texto com imagens, prints e vídeos que facilitem a compreensão.

Checklists

Posts que apresentem problemas e suas soluções (ex.: “Como evitar o ganho de peso?”), bem como as checklists para resolução de alguma questão, também são especialmente úteis. Uma lista de afazeres que guie sua persona na realização de uma tarefa é fácil de ser digerida e compreendida.

Cases de sucesso
Cases de sucesso

Cases de sucesso

Já os cases de sucesso, ou estudos de caso, geram um enorme valor para a persona. Assim, você mostra na prática o que fez e funcionou bem, confirmando sua autoridade no assunto. É importante enriquecer seu relato com detalhes e imagens, demonstrando resultados.

Pesquisas próprias

Pesquisas realizadas por sua empresa também agregam valor à sua marca, já que apresentam algo exclusivo ao público e confirmam sua autoridade em um certo tema. Procure apresentar dados inéditos e relevantes para seu público, esclarecendo bem quais são as suas metodologias de pesquisa.

FAQ’s e SAQ’s

As Frequently Asked Questions (em tradução livre, perguntas frequentemente feitas) e Should Ask Questions (perguntas que deveriam ser feitas) são especialmente úteis para os clientes que estão no início da jornada de compra.

Confira com o seu time de vendas quais são as questões mais frequentes e prepare respostas completas para elas, indicando a leitura de posts ricos sempre que houver oportunidade.

E você, gostou de nossas dicas para melhorar o engajamento da persona? Siga-nos nas redes sociais e receba ainda mais dicas para melhorar a eficiência de suas campanhas!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: