5 práticas essenciais para a saúde financeira de um empreendimento

Muitas pessoas pensam em começar uma carreira no mercado digital principalmente para poder trabalhar por conta própria.

No entanto, ter um negócio próprio nem sempre é tão fácil como pensamos, principalmente no que diz respeito às finanças. É essencial se atentar em cuidar bem da saúde financeira do novo empreendimento ou até mesmo de algum que você já tenha.

5 práticas essenciais para a saúde financeira de um empreendimento
5 práticas essenciais para a saúde financeira de um empreendimento

O medo de começar algo novo é comum porque sempre vemos notícias de empresas que tiveram uma queda bastante acentuada nos dois últimos anos, ainda mais com a crise financeira que o Brasil enfrenta. Mas essas notícias também servem como um dos motivos para as pessoas quererem criar um novo empreendimento sozinhas e trabalhar em casa.

O importante, ao tomar essa decisão, é saber que podem surgir muitos desafios nessa jornada, por isso é importante se preparar.

Geralmente, para que haja um bom controle financeiro, é extremamente importante se atentar a problemas, como falta de liquidez, margem de lucro apertada, desequilíbrio no fluxo de caixa e endividamento.

Então, se você está pensando em ter seu próprio empreendimento ou já tem um, vale a pena se atentar a algumas práticas para cuidar da saúde financeira do seu negócio, e é sobre isso que vamos falar neste post.

Como cuidar da saúde financeira de seu negócio

Como cuidar da saúde financeira de seu negócio
Como cuidar da saúde financeira de seu negócio

Entender algumas práticas essenciais para a saúde financeira de um empreendimento, especialmente no mercado digital, pode ser importante para uma melhor organização da gestão do negócio. Essa prática acaba até mesmo se tornando uma grande necessidade para conseguir sobreviver nesse mercado.

Além de saber reconhecer os problemas, é interessante também investir em quais são suas causas para conseguir encontrar as melhores soluções. Para te ajudar com isso, confira a seguir cinco práticas relevantes para a saúde financeira de seu empreendimento.

1. Melhorias na produtividade e no desempenho das tarefas

A produtividade de uma pessoa pode ser muito baixa quando, principalmente se ela não tiver boas condições para realizar suas tarefas. Como esse cenário tem sido comum, muitos procuram meios de garantir sua renda trabalhando na internet, um ambiente que tem possibilitado condições melhores.

Ao pensar nisso, podemos concluir que esse tipo de condição impacta de forma direta em todo o faturamento dos negócios, tanto os tradicionais como os da internet, além de impactar a saúde financeira das empresas e até mesmo a qualidade de vida das pessoas.

Saúde financeira: Melhorias na produtividade e no desempenho das tarefas
Melhorias na produtividade e no desempenho das tarefas

Dessa forma, como não é possível impor a produtividade, é importante que existam meios e ferramentas para garantir que as pessoas consigam ter retornos financeiros e rendas positivas. Hoje, há vários aplicativos que podem te ajudar a otimizar sua rotina, o que ajuda muito no aumento da produtividade.

Por isso, em relação a esse quesito, quando se tem um bom fluxo de trabalho, pode-se notar toda uma diferença na saúde financeira das empresas.

Para isso, é necessário ter uma visão mais completa de todas as tarefas e integrar os responsáveis de cada etapa do processo de vendas que vai desde a criação até a comercialização de um produto. Isso faz com que cada um foque no que precisa ser realizado no momento e não haja acúmulo de tarefas para apenas uma pessoa.

É comum encontrarmos muitos profissionais desorganizados e que acabam sofrendo com a ansiedade de não conseguirem atingir suas metas. Então, uma dica para evitar esse tipo de situação é o uso de ferramentas online que garantam fluxos simples e que sejam integrados.

Além disso, a produtividade está totalmente relacionada aos esforços que são necessários para a realização de cada ação. Por isso, é sempre um erro pensar em ficar ocupado e fazer muitas horas extras, pois isso não garantirá a produtividade desejada.

Pode-se concluir então que, para que haja um bom fluxo de trabalho, é importante que o profissional, tanto o convencional como o do mercado digital, não se sinta perdido ou sobrecarregado.

2. Definição de processos que sejam eficientes e claros

Normalmente, quando algumas atividades de um negócio ocorrem de forma dispersa, a maioria dos esforços acabam se perdendo. Isso atrapalha a construção de uma memória dos processos, que poderia tornar as tarefas ágeis, reduzir custos e evitar transtornos.

Assim, é importante que os processos definidos sejam claros, além de ser possível que cada colaborador ou você mesmo, caso trabalhe em casa, tenha toda a clareza de suas funções para ter um resultado final positivo.

Saúde financeira: Definição de processos que sejam eficientes e claros
Definição de processos que sejam eficientes e claros

Além disso, o tempo acaba sendo algo valioso para ser desperdiçado com a desorganização. Por isso, é importante que todas as tarefas e processos sejam bem detalhados e metrificados, pois assim, seu negócio provavelmente irá progredir de forma mais rápida.

Um exemplo são os aplicativos capazes de automatizar as cobranças de assinaturas de serviços. Isso faz com que o atendimento seja mais ágil, gere boletos, e ainda interaja melhor com as operadoras e auxilie os clientes que, normalmente, não se lembram de datas de pagamentos de contas.

3. Gestão financeira detalhada

Aqueles que procuram abrir seu próprio negócio, sempre buscam uma maior independência financeira e objetivos. No entanto, na prática, a maioria das pessoas acaba se descuidando quanto a esse setor, pois muitos acham que isso é algo complexo e entediante.

No caso dos pequenos empreendimentos, normalmente, os sócios são os que ficam encarregados de todo o controle financeiro. Porém, nem sempre eles têm a formação teórica necessária para lidar com tudo isso.

Até mesmo aqueles profissionais com grande capacidade e que se dedicam exclusivamente aos números do empreendimento podem ficar perdidos em diversas planilhas detalhadas e papéis com informações desencontradas.

Saúde financeira: Gestão financeira detalhada
Gestão financeira detalhada

Além de ficar pensando só em questões internas, é necessário também levar em consideração sua concorrência, pois assim, é possível realizar melhorias e pensar em uma organização eficiente.

Assim, a principal dica nesse quesito é optar pelos benefícios de contratar uma pessoa que entenda de organização financeira e consiga reunir todas as informações para que elas possam ser consultadas de maneira fácil e simples e, principalmente, de qualquer lugar.

Dessa forma, ao invés de você passar horas analisando relatórios e fazendo contas para conferir todos os números, basta apenas utilizar ferramentas para verificar os gráficos e as tabelas de uma maneira fácil, compreensível, atualizada e confiável.

4. Realização de um planejamento estratégico

Ter um ótimo planejamento estratégico é uma das melhores maneiras de realizar o direcionamento e o crescimento de um empreendimento. Por isso, é importante saber com clareza todos os objetivos norteando os esforços e, consequentemente, garantindo maiores avanços que sejam de longo prazo.

Além ainda da definição de metas e aprimoramento dos processos, é interessante planejar os investimentos e sempre se preparar até mesmo em situações mais complicadas.

Saúde financeira: Realização de um planejamento estratégico
Realização de um planejamento estratégico

Assim, é importante que tudo esteja previsto com bastante antecedência, para que as decisões a serem tomadas sejam conscientes. Dessa maneira, haverá uma diminuição nas chances de erros a serem cometidos e que possam comprometer a saúde financeira de seu negócio.

Geralmente, os empreendimentos que têm um bom planejamento estratégico acabam se tornando mais fortalecidos e ainda adquirem um melhor posicionamento no mercado.

A organização é uma enorme vantagem competitiva que diminui os custos e ainda ajuda na lucratividade do empreendimento. Por isso, se possível, procure uma consultoria que seja especializada e capacitada em construir planejamentos estratégicos.

É claro que é impossível prever tudo o que acontecerá. Mas quanto mais informações você tiver e quanto mais preparado conseguir ser, menores serão as chances de se deparar com grandes riscos financeiros.

5. Estabelecimento de metas claras

É interessante compreender que existe uma grande diferença entre trabalhar muito e ser eficiente, pois isso pode ser o ponto que tornará seu negócio mais consistente.

Assim como há um planejamento estratégico para uma definição da visão a longo prazo de seu empreendimento, é importante também existir metas que sejam claras para serem aplicadas em cada etapa.

Saúde financeira: Estabelecimento de metas claras
Estabelecimento de metas claras

As metas devem sempre ser acompanhadas de perto para que não se tornem somente promessas. Além disso, pensem no que você precisa fazer para alcançar essas metas e foque todos seus esforços nessas tarefas, pensando no que você pode desenvolver melhor.

Se você contratou algumas pessoas para te ajudarem em seu empreendimento, lembre-se também de deixar suas metas claras para eles. Dessa forma, todos que trabalham diretamente com você conseguirão entender no que precisam focar.

Procure sempre fortalecer a relação com todos os seus colaboradores para implantar os fluxos de trabalho de maneira eficaz, usando as ferramentas inovadoras e simples que podem facilitar o dia a dia do trabalho.

Conclusão

Se você chegou até aqui, percebeu que, para ter um negócio rentável e financeiramente saudável, precisa sempre ficar de olho nos processos diários de seu empreendimento.

Além disso, tenha sempre conhecimento sobre seu ROI (retorno do investimento). Isso te ajuda a identificar e priorizar quais são as estratégias mais eficientes para seu negócio.

Saúde financeira: Conclusão
Conclusão

Começar algo novo pode gerar um pouco de medo, principalmente na questão financeira. Porém, com as práticas certas, sabemos que você conseguirá entender o que precisa ser feito para atingir seus objetivos, ter o lucro que você esperava e melhorar a saúde financeira de seu empreendimento.

Gostou deste post e quer mais informações como estas? Não deixe de conferir também nosso artigo com 7 práticas para ter independência financeira.

 

 

Hotmart é uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online. Nossa missão principal é permitir que as pessoas aumentem sua renda compartilhando com o mundo o que elas têm de melhor: seus conhecimentos.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: