Thank You Page: Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Assunto

Tenho quase certeza que você já se deparou com uma “Thank You Page” várias vezes em sua vida.  Mesmo sem saber que esse era o nome dela.

Na verdade, talvez você saiba perfeitamente o que é uma e até utilize em sua estratégia de marketing. Mas será mesmo que tem aproveitado todos os resultados que essa importante etapa pode gerar?

A resposta na maioria das vezes é: “Não”.  Isso mesmo… Acredite se quiser: A maior parte das empresas ainda não utiliza todo o potencial que essa página simples pode trazer.

Nós, aqui da leadlovers, acabamos por perceber isso todos os dias, analisando e conversando com clientes e parceiros. O que muitos deles pensam é que a Thank You Page serve apenas para avisar o lead que determinada ação foi concluída com sucesso.

Contudo, essa ferramenta não deve ser encarada apenas uma página para confirmar um download ou agradecer um cadastro…

Sendo bem executada, a Thank You Page também é uma ferramenta importante na fidelização de potenciais clientes, na conversão de vendas e até no aumento do engajamento dos seus canais de comunicação.

E é justamente sobre tudo isso que iremos explicar no artigo de hoje… Preparado?

O que é uma Thank You Page?

O que é uma Thank You Page?

“Thank You Page”, página de obrigado ou “página de agradecimento” é a página que sinaliza o final de uma conversão.

O que quer dizer que todos esses nomes acima falam da mesma coisa, ok?

A Thank You Page pode ser utilizada em momentos diferente: No cadastro de visitante para lead ou até no final de uma compra.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler… Embora seja utilizada bem mais após o cadastro em um formulário de uma landing page, é totalmente possível utilizar uma Thank You Page após uma compra de um produto.

Como você pode perceber, portanto, o grande objetivo de uma Thank You Page é sinalizar ao usuário que a ação que ele optou por fazer foi concluída com sucesso.

Porém, quando bem pensada e construída, a Thank You Page pode se tornar uma importante isca para promover novas ações.

E é sobre essa construção que vamos falar nos próximos tópicos.

Para que serve uma Thank You Page?

Para que serve uma Thank You Page?

A princípio, está muito claro qual é a principal função de uma Thank You Page: Sinalizar o sucesso e encerramento de determinada ação.

Mas sabemos que podemos ir muito além disso, certo?

Além de comunicar isso, a Thank You Page também pode ser usada para as seguintes funções:

1 – Prolongar o Relacionamento

Em uma compra realizada em um ambiente físico tudo é finalizado após o pagamento. No caso do ambiente virtual, ao contrário, você pode prolongar o relacionamento com seu público.

Aliás, não só depois da compra como também muito antes… E a Thank You Page pode te ajudar nessa.

Exemplo: Por meio de uma Thank You Page, você pode direcionar um lead para um conteúdo disponível no seu blog. Ou para suas redes sociais, ou ainda, para uma pesquisa de opinião.

Todas essas opções vão prolongar o contato que poderia ter sido finalizado após o agradecimento na mensagem.

2 – Informar os Próximos Passos

Uma utilização prática, porém necessária e eficiente, é informar os “próximos passos” da compra na sua Thank You Page.

Exemplo: Se o lead fez o download de um e-book, você pode informar na Thank You Page onde esse e-book vai estar. Se ele será enviado para o e-mail, se o download vai acontecer automaticamente, etc.

O mesmo vale para a compra de um produto ou infoproduto. Como o cliente irá acessar o produto? As instruções irão até ele através de um e-mail? Ele precisa acessar uma área específica do seu portal?

Percebeu como a Thank You Page é uma importante ferramenta para o pós-venda e experiência do cliente?

3 – Aumentar os Laços com o Lead ou Cliente

Além da mensagem de obrigada, a Thank You Page pode ser uma chance de apresentar novos canais de relacionamento para o lead.

Dentro da estrutura da Thank You Page você pode adicionar botões que direcionem para as suas redes sociais.

Assim, se o lead ou cliente ainda não te acompanha nesses canais, pode passar a segui-lo.

4 – Gerar Vendas

Essa estratégia funciona muito nos e-commerces, mas também pode ser replicada com infoprodutos e outros tipos de negócios.

Você provavelmente viu essa estratégia em algum momento…

Após efetuar uma compra, a Thank You Page aparece informando a conclusão da compra.

Porém, muitas empresas vão além.. E dentro da Thank You Page indicam outros produtos que podem interessar aquele usuário.

Quer um exemplo?

Vamos supor que você tenha um infoproduto sobre auto-maquiagem. Nas indicações da Thank You Page, você pode listar outros relacionados. Como videoaulas sobre maquiagem para festas e um e-book sobre como divulgar suas maquiagens no Instagram. 

Percebe? É um mundo de possibilidades de novas vendas dentro de uma página de obrigado.

Quais as Outras Vantagens de uma Thank You Page?

Quais as Outras Vantagens de uma Thank You Page?

As principais vantagens de uma Thank You Page foram listadas no tópico anterior: Comunicação facilitada com o cliente e as chances de novas conversões.

Mas, além dessas, um dos pontos mais importantes desse material é a oportunidade de estreitar o seu relacionamento com o lead ou cliente.

Isso acontece de duas formas:

  • Através do seu contato no pós-venda: Afinal, mais do que vender o grande desafio é deixar esse usuário tão satisfeito a ponto de realizar novas conversões, além de indicar seu infoproduto para outras pessoas. Ou seja, vai fidelizar esse lead a longo prazo.
  • Através do relacionamento nas redes sociais: Você se lembra que uma das dicas é utilizar a Thank You Page para direcionar o lead ou cliente para as suas redes sociais, não é? Então, lá, ele vai conhecer ainda mais seu conteúdo. Assim, ele pode descobrir novos produtos, consumir seus posts e conhecer melhor o que há por trás da sua marca. Com isso, o relacionamento só cresce.

Como fazer uma Thank You Page Incrível

Como fazer uma Thank You Page Incrível

Agora você compreendeu, de fato, a importância dessa página e entendeu que vai muito além da mensagem de agradecimento, certo?

Por isso, está preparado para aprender a estruturar uma página de obrigado eficiente.

Afinal, como você pôde perceber, ela não é apenas uma página que vem após uma landing page…  Pode (e deve) ser sua grande amiga na jornada de compras do consumidor.

1 – Coloque uma Mensagem de Confirmação

Sim, apesar da Thank You Page ter outras finalidades, a mensagem de confirmação não pode ser esquecida.

Por isso, antes de oferecer novos conteúdo ou produtos, é importantíssimo deixar claro para o usuário que deu tudo certo com a ação escolhida por ele.

Só assim, ele irá ter certeza que em breve vai receber o acesso ao curso que comprou ou que vai poder participar de um Webinar que resolveu se cadastrar.

Resumindo: Não importa se a Thank You Page foi usada após uma página de vendas ou de uma landing page, deve ser utilizada para informar o usuário que o que ele queria aconteceu. Seja uma compra ou um cadastro.

2 – Coloque uma Chamada para Ação (CTA)

Esse é um elemento muito importante para a retenção do lead ou para transformar o processo de compra em uma oportunidade para conhecer novos conteúdos ou produtos.

Depois de agradecer o lead pela ação concluída, você pode inserir um botão CTA (Call to Action) indicando novas ações para ele.

Você pode direcionar para um conteúdo no blog, para suas redes sociais ou até mesmo para uma nova oferta. 

É importante que a CTA seja direta e chamativa. Somente assim você vai conseguir prender a atenção do seu lead.

Também é importante se atentar a etapa do funil de vendas que o seu lead se encontra. Não adianta oferecer um conteúdo muito aprofundado para quem acabou de conhecer determinado assunto, por exemplo.

O mesmo vale ao contrário: Se o seu lead é um conhecedor do assunto não vai se interessar por um conteúdo inicial.

3 – Coloque instruções do que fazer a seguir

Decidiu incluir um botão CTA na página de obrigado? Então, insira informações sobre os próximos passos dessa ação.

Exemplo: Se o botão direciona para suas redes sociais, deixe uma mensagem logo em seguida informando sobre isso. Como por exemplo: “Me acompanhe nas redes sociais.”

Agora se o botão enviar para um novo conteúdo, informe com uma mensagem clara: “Gostou do evento x? Então, confira o e-book y que será do seu interesse.”

São sempre mensagens simples, claras, diretas, mas que informam o essencial para o leitor. 

4 – Respeite as “Boas Práticas” da Thank You Page

Já que estamos falando do que não pode faltar na estrutura de uma Thank You Page, vale informar também algumas boas práticas desse formato.

São dicas fáceis, porém, vão fazer a diferença na experiência do usuário. Por isso, vamos elencar as principais para você abaixo.

Crie URLs rastreáveis

Como saber se o conteúdo está gerando resultados? Se as pessoas realmente estão clicando na chamada de CTA e lendo novos conteúdos, comprando novas ofertas, seguindo nas redes sociais?

Criando uma URL rastreável! O ideal é criar uma URL específica para cada página. A ideia é que a URL mostre facilmente qual é a página a qual se refere.

Mas além disso há outras coisas que você pode fazer… Dá uma olhada no nosso conteúdo completo sobre o tema: “Google UTM: Entenda a Importância e como Começar a Utilizar”.

Assim, quando você analisar os relatórios vai entender a origem dos acessos. Também vai ser dessa forma que você vai entender qual conteúdo está funcionando, ou precisando de um aprimoramento.

Ter um CTA claro

Mais uma boa prática na criação da neste tipo de material é inserir um CTA (Call to Action) claro.

Uma CTA poderosa é aquela que chama a atenção do visitante e informa qual é sua intenção.

Por isso, coloque sempre uma Call To Action clara em todas as suas páginas.

Exemplo: Se ela vai direcionar para o conteúdo de um blog, você pode deixar claro algo assim: ‘Leia aqui o conteúdo x’.

Outros pontos que valem a atenção são as cores utilizadas. Sim, elas precisam se destacar no meio do layout. Além disso, o tamanho do botão precisa ser pensado visando a conversão.

Fuja dos exageros

Apesar de ser uma página cheia de possibilidades, evite os exageros na Thank You Page.

Não esqueça: O principal objetivo de uma página de obrigado é informar o sucesso de determinada ação

Então, apesar de ser interessante colocar botões de CTA no conteúdo, não faça dessa página uma festa de botões.

Escolha apenas uma ação específica que direcione para um conteúdo que faça sentido com o conteúdo principal da página (o agradecimento da ação) e invista nisso.

5 Opções de CTA para a Thank You Page

5 Opções de CTA para a Thank You Page

Bom, já falamos o que é a Thank You Page, como usá-la, quais elementos não podem faltar, boas práticas… Só falta falar sobrE como renovar esse conteúdo certo?

Logo, selecionamos 5 opções de CTA para você inserir na sua página.

Antes de listar essas opções, vou fazer uma recomendação: Se preocupe com a localização do botão na Thank You Page.

Isso porque o foco principal é o usuário ser informado sobre a conclusão de determinada ação. Ou seja, não é interessante ele ser direcionado para uma nova página logo no início da mensagem.

Portanto, pense nesses objetivos antes de incluir a CTA, combinado?

Entendido isso, vamos às dicas:

1 – Redes sociais

Quer fazer do lead mais do que uma compra isolada, mas uma audiência engajada? Então, utilize a Thank You Page para direcionar para suas redes sociais.

Vai ser por lá que ele vai conhecer melhor seu trabalho, seu conteúdo, suas ideias e, principalmente, trocar experiências com outras pessoas. 

Além disso, normalmente as novidades chegam primeiro por lá. O que significa que se você está preparando algum lançamento ou outro material, esse lead vai ser informado.

De qualquer modo, é sempre bom fazer com que uma mesma pessoa esteja perto de você em diferentes canais. Assim, fica muito mais provável a chance de ela estar atenta às novidades de um jeito ou de outro.

2 – Botões de Compartilhamento nas Redes Sociais

Diferente do CTA anterior, nesse caso, o lead ou cliente não é direcionado para suas redes sociais…

Aqui o objetivo é compartilhar o conteúdo da página nas redes sociais dele. Isto é, fazer a famosa indicação de conteúdo.

É a antiga “propaganda boca a boca” potencializada pelo poder das redes sociais.

3 – Indicação de Artigos

Quer educar seu lead? Para tal, aproveite a Thank You Page para direcionar para os conteúdos do seu blog.

Mais uma vez é importante sempre relacionar a página com um conteúdo que faça sentido perante a ação antes realizada.

Exemplo: Se a página foi resultado de um download de um e-book sobre como vender mais no Instagram, você pode inserir então uma CTA, que leve para um conteúdo sobre vendas em outras redes sociais.

Percebe como os conteúdos se complementam?

4 – Desconto para Novas Compras

Quer fazer da página de obrigado uma oportunidade de novas conversões? Simples, insira uma CTA com um desconto especial para novas compras. 

Assim, você promove a fidelização do cliente e ainda mostra como ele tem vantagens em já fazer parte da sua comunidade.

5 – Pesquisa de Opinião

Que tal aproveitar a página para aprimorar o seu produto?

O lead (ou cliente) acabou de realizar uma ação com você, por que não aproveitar a oportunidade para entender melhor quais são as dores dele?

Crie um questionário de pesquisa de opinião e direcione o botão de CTA para ele. Assim, você coleta informações preciosas sobre o seu público-alvo.

Enfim…

Enfim…

Como você pôde observar ao longo do conteúdo, a Thank You Page (ou página de obrigado) é mais do que uma formalidade… Tem tudo para ser uma ferramenta importante na sua estratégia de comunicação e vendas. 

Por isso, quando for criar uma nova página recorra às nossas dicas… Tenho certeza que assim você criará uma Thank You Page poderosa e eficiente.. Quer apostar?

 

 

 

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.