URL amigável: Quando o seu link é amigo do Google e dos usuários

Pode ser que você tenha ouvido falar por aí sobre o tema ‘URL amigável’. Mas talvez não tenha entendido completamente ou queira aprofundar seus conhecimentos.

E é exatamente essa minha missão do dia: Fazer não apenas com que você compreenda a importância desse assunto como também colocá-lo em prática facilmente.

Está preparado? Então, vem comigo.

Antes de mais nada, o que é URL?

Antes de explicar o assunto central desse artigo, vamos ‘começar do começo’? Você sabe o que é uma URL? Mas sabe mesmo?  URL é a sigla para o termo ‘Uniform Resource Locator’, que na nossa língua seria ‘Localizador Padrão de Recursos’.

URL amigavel - Antes de mais nada, o que é URL?
Antes de mais nada, o que é URL?

Em outras palavras, a URL é como se fosse um endereço que leva para as páginas de um site ou até mesmo para uma pasta e um documento. Da maneira mais simples, podemos dizer que é o link do conteúdo.

Quer um exemplo real? A URL do nosso blog é “https://www.automacaodevendas.com.br”. O ‘automacaodevendas.com.br’ é o nosso domínio e o ‘http’ (Hiper Text Transfer Protocol) é um protocolo que possibilita o intercâmbio de dados entre redes de computadores.

E esse ‘s’ extra somado ao ‘http’? Bem, o ‘s’ vem de ‘secure’, indicando que esse intercâmbio acontece de forma segura. Para entender melhor sobre esse assunto, leia esse artigo aqui.   

E o que seria uma URL amigável?

De acordo com o Dicionário Informal, o significado da palavra ‘amigável’ é: “Pacífico, sem conflito, gentil, afetuoso”. É claro que no caso das URL o sentido não é esse literal, mas não deixa de existir relação.  

URL amigavel - E o que seria uma URL amigável?
E o que seria uma URL amigável?

Uma URL amigável é aquela que é fácil de ser interpretada pelas pessoas e também pelos mecanismos de buscas, como o Google por exemplo.

Isso quer dizer que para uma URL ser considerada amigável, os internautas e os buscadores precisam olhar para ela e saber do que se trata a página. Quer um exemplo? Observe a URL fictícia a seguir:

https.//automacaodevendas.com/9586903

Ao ler, você consegue saber do que se trata o post? Não, né? Agora preste atenção na próxima URL – agora real:

 https://automacaodevendas.com/estrategias-inteligentes-para-instagram/

Ao ler, você sabe que trata-se de um artigo sobre estratégias inteligentes para o Instagram. Ao contrário da primeira URL que não deixa nada claro ao fazer uso de números aleatórios.

Ficou fácil entender agora o que é uma URL amigável, não é mesmo?

Por que usar URLs amigáveis?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Lembra do primeiro exemplo de URL que demos acima? Pense em como aqueles vários números causam confusão e até desconfiança nas pessoas.

URL amigavel - Por que usar URLs amigáveis?
Por que usar URLs amigáveis?

Só esse seria um motivo muito consistente para utilizar URLs amigáveis. Afinal, se o usuário não clica nos links nada acontece. Transmitir confiança e clareza é fundamental para atrair mais pessoas para os seus conteúdos e produtos. Entretanto, não é apenas por isso…

Acontece que, assim como as pessoas, o Google também prefere as URLs amigáveis. O que significa, é claro, que esse é um fator muito relevante para o SEO das páginas.

Portanto, comece a pensar nisso agora mesmo.

7 Dicas para criar uma URL amigável

O motivo para usar URLs amigáveis você descobriu. A boa notícia é que não existe complicação para pensar nisso.

Para ajudar, listamos 6 dicas para você criar uma URL amigável a partir de hoje. 

1. Letras minúsculas

URL amigavel - Letras minúsculas
Letras minúsculas

Para começar, opte pelas letras minúsculas sempre.

Embora pareça óbvio para muitos, nunca é demais reforçar: Além de ser mais agradável para o usuário, isso evita que erros aconteçam.  

2. Hífens

URL amigavel - Hifens
Hifens

Essa é, com certeza, uma das dicas mais relevantes que eu poderia deixar aqui. Na hora de criar as suas URL opte por hífens (-) para separar as palavras.

O Google ‘lê’ os hífens como se fossem espaços entre uma palavra e outra formando a frase correta e, portanto, a palavra-chave.

Resumindo: Nada de usar pontos (.), underlines (_) e outros sinais de pontuação comumente vistos por aí.

 3. Acentos e símbolos

URL amigavel - Acentos e símbolos
Acentos e símbolos

É bom reforçar que você não deve inserir em suas URLs nenhum tipo de acento, símbolo e outros ‘caracteres especiais’.

Pense que a sua URL deve ser universal. Embora seja usual desconsiderar símbolos e acentos nos links, na correria pode ser que acabe não vendo. Muita atenção nessa hora, ok?

4. Números

URL amigavel - Números
Números

Ah e outro item que eu não poderia deixar de falar aqui: Evite usar números.

As palavras são interpretadas pelos buscadores, o que não acontece com os números. O uso não é proibido, mas é bacana não utilizar quando possível.

5. Tamanho

URL amigavel - Tamanho
Tamanho

Se uma URL amigável precisa ser facilmente interpretada pelas pessoas e pelo Google, ela não pode ser enorme, certo?

Faça uma URL sucinta, deixe claro para o usuário o que ele encontrará naquela página ou post. Mas não exagere nas palavras. No geral, o conselho é que você retire elementos de ligação e artigos.

A única regra é não perder o sentido. Quanto menos palavras para conseguir isso, melhor.

Além disso, URLs muito grandes acabam interferindo no peso da palavra-chave que deve estar inserida nela. Esse, inclusive, é o assunto que falaremos adiante.

6. Certificado SSL

URL amigavel - Certificado SSL
Certificado SSL

No início do artigo, eu falei que o ‘https’ da URL do nosso blog (https://automacaodevendas.com) continha um ‘s’ de ‘secure’, que indicava que o intercâmbio de dados entre redes de computadores acontecia de forma segura por aqui.

Isso se dá porque nós temos um certificado SSL (‘Secure Socket Layer’): Uma tecnologia internacional que criptografa o que acontece entre navegador e servidor. Em outras palavras, o SSL permite que as informações dos internautas permaneçam em sigilo.

E se estamos falando de URLs amigáveis, não tinha como eu deixar de lado esse detalhe tão significativo. Afinal, o Google prefere URLs com ‘https’ ao invés de ‘http’. E desde 2014 considera isso nas buscas.  

Cada vez mais os usuários também se preocupam com a segurança deles na internet… Ao acessar um site que possui ‘https’ junto ao famoso ‘ícone de cadeado’ antes da URL, as pessoas se sentem mais seguras. E com razão.

Para saber mais detalhes sobre esse assunto e aprender como conseguir o seu certificado de maneira simples e gratuita, leia esse nosso artigo aqui. Lá tem tudo que você precisa compreender sobre o tema.

7. Palavra-chave

URL amigavel - Palavra-chave
Palavra-chave

Para finalizar, um dos pontos de maior significância: A sua URL precisa conter a palavra-chave escolhida para a página.

Observe que além da questão do SEO, isso permite que o visitante saiba que o assunto da página é o que ele está procurando saber mais.

Ah e quanto antes ela aparecer dentro da URL melhor.

E o que seria canonização de URLs?

Calma. Você leu certo, o termo é canonização mesmo. Por isso, a responsável por essa ação é a tag ‘canonical’.

URL amigavel - E o que seria canonização de URLs?
E o que seria canonização de URLs?

De maneira simplificada, a canonização é importante caso links diferentes levem para o mesmo conteúdo. Vamos a um exemplo prático?

Vou usar o caso do nosso site para simplificar. Sabemos que as seguintes URLs levam para a home do nosso site:

Nesse caso, temos dois endereços que levam para o mesmo destino, ou seja, conteúdo. Para o Google não pensar que trata-se de conteúdo duplicado e penalizar as páginas na hora de ranquear, é preciso mostrar aos buscadores que um desses links é o principal.

Para tal, é necessário adicionar a tag canonical nas páginas de forma que o seu ranqueamento não seja prejudicado.

Como facilitar as URLs amigáveis no WordPress:

Se você tiver um blog ou site no WordPress é muito simples facilitar o seu trabalho para que todas as suas URLs se tornem mais amigáveis. Antes de tudo, faça login no seu WordPress e acesse o seu ‘Painel’.

Depois siga os dois passos a seguir:

Passo 1

Dentro do Painel, posicione o mouse (sem clicar) no item ‘Configurações’ e em seguida clique em ‘Links Permanentes’ como mostra a figura abaixo:

URL amigavel - Passo 1
Passo 1

Passo 2

Se você fizer o que falamos no ‘Passo 1’ chegará a uma tela semelhante a que mostraremos abaixo:

URL amigavel - Passo 2
Passo 2

Note que o padrão do WordPress é uma URL nada amigável, com uma espécie de código. No nosso blog o modelo padrão de post seria esse ‘http://automacaodevendas.com/?p=123’. A solução é trocar para a opção ‘Nome do Post’ como indicamos na figura acima.

Lembrando que em cada post que você criar, você pode perfeitamente alterar a URL gerada automaticamente, tornando-a mais amigável antes de publicar em seu blog.

Conclusão

URL amigavel - Conclusão
Conclusão

Há vários detalhes relacionados a URL que estão entre os fatores que o Google considera ao realizar o ranqueamento das páginas. É por esse motivo e, sobretudo, pela experiência do usuário que as suas URLs devem ser amigáveis.

O que você achou desse assunto? Conta para a gente nos comentários se ficou simples entender como as URLs amigáveis são realmente verdadeiras amigas dos resultados do seu negócio.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: