Newsletter: o que é e como utilizar da melhor forma

Existem muitas formas de comunicação para ser utilizadas dentro de empresas a fim de valorizar e manter as marcas sempre em evidência e estreitar os relacionamentos com os consumidores. 

Dentro desse cenário, a Newsletter, ou simplesmente boletim informativo, se destaca. Isso porque ele tem como objetivo em desenvolver publicações periódicas das empresas para assinantes.

Além disso, se destaca por divulgar informações importante para as pessoas que se interessarem no conteúdo para os interessados. 

Por exemplo: é possível desenvolver um boletim informativo sobre os novos produtos de pergolado de madeira com deck, assim como eventos para divulgá-los e demais novidades que a empresa deseja expor.

São inúmeras as utilidades, não é mesmo? Por esse motivo esse é um dos formatos mais populares  e utilizados de email marketing atualmente.

A verdade é que além de super eficiente, a newsletter também é um formato versátil e de qualidade. 

Nele, você pode trabalhar as etapas dos produtos que trabalha, além de conquistar novos leads, entre outros!

Mas a realidade é que, como todo meio de comunicação, esse pode desencadear algumas dúvidas.

Com toda a versatilidade do formato, no entanto, é comum que surjam algumas dúvidas. 

Se você trabalha em uma empresa na área de vendas e gestão ou é dono de um empreendimento provavelmente já ouviu falar sobre o marketing de conteúdo.

Diante disso, é importante salientar que a newsletter é um componente fundamental dessa estratégia. 

E como podemos montar uma estratégia realmente eficiente e de qualidade? 

Fique tranquilo, que a nossa equipe desenvolveu um artigo sobre o que é a Newsletter e como utilizá-la da melhor forma. Vamos nessa?

Conheça as vantagens da newsletter

O que é e como funciona a Newsletter

De modo geral, a Newsletter pode ser identificada como um boletim informativo ou até mesmo um periódico de novidades. 

É importante lembrar que ele é um formato de e-mail e, normalmente é utilizado como forma de trazer as últimas novidades para os clientes e funcionários.

Mas lembre-se que dentro do marketing digital você pode desenvolver diversas estratégias distintas. 

Por exemplo, é possível elaborar um informativo de últimas notícias do setor em que sua empresa atua ou até mesmo falar sobre serviços e novos produtos.

Além disso, você pode realizar promoções sazonais e trabalhar na divulgação das postagens mais lidas da semana no blog da sua empresa de lona de caminhão. Interessante, não é mesmo?

Bom, depois de ter feito a parte mais complexa, que é a escolha do conteúdo que será veiculada na sua newsletter, chegou o momento de alinhar a frequência de envio. 

Feito isso, agora é só enviar e esperar os resultados.

De modo geral, essa é uma forma segura e bem eficiente de manter seus clientes e conquistar novos leads, tudo informando o que acontece na sua empresa.

Por fim, mas não menos importante, a newsletter ajuda na nutrição de leads, possibilitando que sua marca fique sempre em evidência.

Assim, quando um assinante precisar de algum produto ou serviço, logo lembrará da sua empresa.

As diferenças entre RSS e Newsletter

É comum encontrar pessoas que acabam confundindo os conceitos de RSS e Newsletter. 

Porém, quando se planeja o marketing digital de uma empresa, é importante e necessário que você conheça as diferenças e saiba como utilizá-las.

Quando se trata de RSS, podemos dizer que é um formato de arquivo, que surge e é gerado de maneira automática por meio de informações publicadas. 

Por exemplo, pense que sua empresa tenha um blog ou algo semelhante. 

Nele, você pode disponibilizar ao visitantes a opção de assinar um feed RSS.

Bom, quando feito isso, basicamente toda postagem que for publicada será incluída em um arquivo RSS é enviada para os assinantes de forma segura e rápida.

Muitos devem estar se perguntando: mas como eu abro esse tipo de arquivo? Não há segredo! 

Basta contar com um plugin ou software específico. Diferentemente do RSS, a Newsletter não é gerada automaticamente (embora seu envio possa ser automatizado).

Quando falamos de URSS, estamos enfatizando que ele é capaz de fazer resumos ou links com chamadas para o conteúdo, ao invés de anexar o texto na íntegra.

Agora, a principal vantagem da newsletter é a ausência do usuário possuir um software específico para o seu recebimento. Ele pode ser recebido por qualquer visualizador de e-mail.

Entenda as vantagens do envio de newsletter

Conheça os benefícios de enviar a Newsletter

A newsletter é identificada e vista como um dos pilares quando o assunto é a nutrição de leads. 

Isso porque ela pode ser considerada como uma das formas mais utilizadas e eficientes de continuar fornecendo informações para seu público.

De modo geral, é ela que consegue deixar sua marca sempre em evidência, recordando o contato de checar o blog da empresa ou procurar novas opções na loja. 

É claro que essa ferramenta precisa ser trabalhada com base na frequência correta de envios. 

Com isso é possível não deixar o cliente esquecer de você sem ser insistente ou invasivo.

O maior benefício da newsletter é promover um estreitamento eficaz entre a empresa e seus clientes em potencial.

Lembre-se, sempre, que é por meio dele que você consegue enviar aos potenciais clientes informações relevantes e, com isso, demonstrar que sua empresa está interessado em encontrar uma resolução dos problemas identificados.

O resultado final precisa ser a concretização da compra.

Enfim, as newsletters conseguem, com alta qualidade, contribuir na geração de leads. 

A grande realidade é que quando o trabalho é bem estruturado, muitos estão dispostos a deixar seus e-mails para receber novidades.

Saiba quem deve enviar a newsletter e quando

Uma coisa é clara e evidente: toda empresa, independente do tamanho e do segmento (ele pode trabalhar com envelope awb, por exemplo), tem a possibilidade de aproveitar as vantagens de uma newsletter. 

Porém, é precisa ficar sempre atento: para conseguir chegar ao sucesso, você precisa fazer isso do jeito certo e no melhor momento possível.

Caso ainda tenha dúvida sobre quem deve receber a newsletter, fique tranquilo! 

Ela pode ser ser enviada para todos os tipos de leads, mas é importante realizar a segmentação das listas anteriormente ao envio.

Pense que alguns leads já estão preparados para fechar negócio, outros ainda precisam receber mais informações sobre produtos e serviços para sentir confiança em fechar uma compra.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: