Como ter resultados incríveis com o vendarketing

Você já pensou em unir os dois maiores departamentos de receita da sua empresa? O vendarketing faz isso.

Estamos falando sobre o marketing e vendas: dois setores que, se bem alinhados, podem te trazer resultados incríveis!

Essa estratégia é muito conhecida como vendarketing. Para você ter ideia, o relatório The Power of Smarketing, fornecido pela HubSpot Academy, concluiu que 87% das equipes de marketing descrevem as equipes de vendas de forma negativa, e ao contrário também acontece na mesma proporção.

Por outro lado, a junção desses dois times podem podem fazer com que ambos trabalhem de forma alinhada, atingindo um aumento de mais de 20% em sua receita anual!

Se sua empresa trabalha com caldeiraria industrial, o vendarketing faz com que seja possível vender seus produtos, ao mesmo tempo que ele é divulgado e anunciado pelos diversos canais! Isso seria incrível, não é mesmo?

E se você se interessou pelo conceito, neste post nós vamos te explicar todos os detalhes sobre o vendarketing e como ele pode gerar retornos incríveis. 

Continue nos acompanhando para saber mais!

Afinal, o que é vendarketing?

O termo vendarketing vem do termo inglês “smarketing”, que por sua vez, é a junção das palavras “marketing” e “vendas”.

De forma geral, o vendarketing se trata de uma estratégia que alinha o departamento de marketing com o de vendas.

Nesse caso, as duas equipes estarão “correndo” para atingir os mesmos objetivos.

O objetivo do vendarketing é muito simples: fazer com que todo o negócio prospere com uma boa saúde financeira, além da imagem da marca ser fortalecida e os custos reduzidos.

Como resultado de uma estratégia bem elaborada de vendarketing, é possível metas ajustadas para ambos os times, além de, claro, melhorar a harmonia entre as equipes.

Se sua empresa vende produtos como lavadora de piso, entre outros, o vendarketing também faz com que seja possível prever oportunidades de negócio e melhorar a imagem da empresa para o mercado!

Entenda o que é o vendarketing

Como implementar a estratégia de vendarketing?

Agora que você já sabe o que é o vendarketing, vamos entender agora quais são as formas de aplicá-lo em sua empresa com sucesso:

1. Defina uma linguagem padrão para ambos os times

Uma das coisas mais importantes ao implementar o vendarketing é padronizar todos os processos com os times, seja em questão de nomenclaturas utilizadas, como leads, MQL e/ou SQL, dentre outros.

2. Alinhe as metas

Também é importante que a equipe de vendarketing tenha metas semelhantes em questão de produção.

Por exemplo: se a empresa vende cadeira elevador, o time de vendas precisará fechar 50 vendas mensais para bater a meta. Enquanto isso, a equipe de marketing precisará fechar 150 leads qualificados.

No final de mês, os resultados de cada equipe irão se complementar e todos os colaboradores irão ter sucesso em seus objetivos!

3. Use a tecnologia à seu favor

Por fim, também é importante apostar na tecnologia para que os resultados sejam ainda mais otimizados.

Utilize softwares de comunicação, como o CRM que integra à uma plataforma de marketing, ou até mesmo o ERP, dentre outras ferramentas que auxiliem as equipes em suas atividades.

Agora que você já sabe como ter resultados incríveis com o vendarketing, o que está esperando para adotar essa estratégia e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: