Você sabe como fazer um webinar?

Você já se imaginou fazendo uma palestra ou apresentação sobre o seu produto para um auditório lotado de clientes ou pessoas interessadas em sua oferta ou conteúdo? Isso pode parecer assustador ou extremamente trabalhoso. Mas e se você pudesse realizar esse tipo de evento online e direto do seu próprio escritório? Seria bem mais tranquilo, não é verdade? É isso que chamamos de webinar!

Como fazer um webinar do seu negócios
Você sabe como fazer um webinar?

Um webinar é uma palestra, seminário ou workshop transmitido ao vivo pela internet. É um vídeo que aborda um tema específico e que permite a interação entre apresentadores, convidados e a audiência em tempo real. Trata-se de um dos formatos mais engajadores e que mais ajudam empresas a gerar, qualificar e converter leads em clientes.

No post de hoje, você verá um passo a passo de como fazer um webinar. Mostraremos uma série de boas práticas para fazer essas transmissões se adaptarem às suas estratégias de marketing e atingirem seus objetivos. Acompanhe!

1. Estabeleça seus objetivos de marketing

Como em qualquer outra estratégia de marketing que envolva materiais ricos, o webinar precisa ter um bom planejamento e objetivos projetados. Durante seu plano, você deve pensar nos possíveis propósitos que sua transmissão terá.

Um webinar pode ser usado para:

  • converter visitantes do seu site ou seguidores de suas redes sociais em leads;
  • nutrir, qualificar e melhorar o relacionamento com os leads;
  • transformar leads em compradores;
  • fidelizar e reter seus atuais clientes.

Perceba que o webinar é uma ferramenta útil em todos os estágios do funil de vendas, te ajudando a converter mais e melhor. No entanto, tudo isso dependerá dos formatos e temas selecionados.

Como fazer um webinar com conteúdo
Defina os formatos e os temas dos conteúdos que deseja transmitir

2. Defina os formatos e os temas

Para escolher o conteúdo, a forma como ele será apresentado e sua profundidade, é indicado se basear em dois pontos importantes: objetivo e persona.

O primeiro diz respeito ao que abordamos no tópico anterior. Por exemplo: se sua intenção é gerar leads, então o recomendável é selecionar um tema mais amplo e fazer uma espécie de palestra online explicando conceitos e/ou comentando pesquisas do setor.

Agora, caso a finalidade seja vender, então você pode realizar transmissões com demonstrações ao vivo do seu produto ou serviço para convencer seu lead a comprar sua oferta.

Lembre-se de que quanto mais próximo da venda ou da fidelização for o objetivo, mais aprofundado, específico e personalizado deve ser o tema.

O segundo ponto trata da sua persona, ou seja, da representação do seu cliente ideal. A ideia, aqui, é buscar temas que sejam de interesse do seu público.

Sua apresentação pode falar sobre um problema comum entre sua audiência, um conteúdo bastante acessado em seu blog ou uma novidade no mercado. Enfim, o importante é atrair as pessoas para um assunto em que elas se engajem e estejam dispostas a gastar 45 minutos do seu dia.

Como fazer um webinar por plaltaformas
Escolha uma plataforma de transmissão

3. Escolha uma plataforma de transmissão

Um componente fundamental para você que se interessa em saber como fazer um webinar é a plataforma de transmissão. Ela funciona como um auditório virtual capaz de conectar você e os demais apresentadores a centenas – talvez até milhares! – de espectadores pela internet e em tempo real.

As plataformas, dentre outras funções, podem permitir que o usuário transmita seu webinar em HD, insira um campo de bate-papo, divida a tela com outros participantes e exiba slides enquanto apresenta o conteúdo.

Os principais serviços são o YouTube Ao Vivo (antigo Google Hangouts On Air), Adobe Connect Webinars, Eventials e Cisco Webex.

4. Marque data e horário

A escolha do dia e hora do seu webinar não pode ser algo aleatório. É importante considerar fatores como eventos no mesmo horário, feriados, se é começo ou fim do mês (elemento relevante em transmissões focadas em vendas) e a disponibilidade do público, dos convidados e a sua própria.

Não é porque um determinado horário ou dia da semana é ideal para você que será bom para a sua audiência acompanhar ao vivo.

Como fazer um webinar com participações
Agende a participação dos convidados

5. Agende a participação dos convidados (se houver)

Se o formato do webinar exigir a participação de convidados externos, é bom entrar em contato com eles com bastante antecedência, pois a data e o horário da apresentação estarão sujeitos ao tempo livre dos seus parceiros de transmissão.

Considere a presença de convidados desde que eles sejam especialistas no assunto tratado ou que possam contribuir com um depoimento que enriqueça o webinar. Nesse último caso, um exemplo seria a participação de um cliente satisfeito com o seu produto e que pode explicar como a oferta o ajudou a alcançar seus objetivos.

6. Prepare uma landing page e divulgue a transmissão

Uma etapa essencial sobre como fazer um webinar é a sua divulgação. Isso precisa ser feito antecipadamente, logo após a confirmação do dia e hora, cerca de duas semanas antes da transmissão.

Você pode começar a divulgação criando uma landing page para coletar, pelo menos, nome e e-mail daqueles que pretendem acompanhar o webinar. Essa página pode ser promovida por meio de e-mail marketing, SMS marketing, posts em redes sociais, banners no blog ou em campanhas de links patrocinados.

Enviar lembretes sequenciais, por e-mail ou por SMS, para quem se inscreveu para assistir pode ser uma boa maneira de engajar e lembrar o público sobre a transmissão.

Como fazer um webinar roterizado
Escreva o roteiro para a sua transmissão ao vivo

7. Escreva seu roteiro

Se você não é um especialista em cinema, não se preocupe. Neste tópico, não queremos que você crie um roteiro técnico, a ideia é simplesmente listar os tópicos que serão abordados e até algumas falas mais importantes, como as introdutórias e conclusivas.

Para aprimorar seu roteiro, você pode usá-lo para dividir sua apresentação em blocos, como:

  • introdução;
  • apresentação dos participantes;
  • debate sobre o tema principal e assuntos secundários;
  • sessão de perguntas e respostas (aqui, você pode antecipar possíveis questões do público para se preparar melhor);
  • conclusão do webinar (terminar com um convite para o público executar alguma ação, como se inscrever em seu canal no YouTube, falar com algum consultor de vendas, adquirir um cupom de desconto, entre outras).

Se preferir, faça uma marcação de tempo para cada bloco, como 5 minutos para introdução, 15 minutos para perguntas e respostas etc.

8. Crie materiais e conteúdos de apoio

Além de aparecer em frente às câmeras, você pode usar algumas imagens, vídeos ou slides para ilustrar sua apresentação, como se fosse uma palestra mesmo.

Programas como o Power Point ou o Google Slides podem ser úteis para servir como apoio para sua apresentação e ajudar o público a entender os conceitos passados.

Como fazer um webinar com os equipamentos certas
Teste a internet e os equipamentos

9. Teste a internet e os equipamentos

Poucos dias antes e no próprio dia do evento, não se esqueça de testar a velocidade e a qualidade da conexão, assim como os equipamentos necessários para a transmissão, como a webcam, as câmeras, os microfones, a iluminação da sala e outros itens.

Revise tudo para que nenhum erro grosseiro escape e, com isso, prejudique a experiência dos espectadores.

10. Apresente seu webinar

Esse é o momento de colocar todo o planejamento em ação! Durante a apresentação, procure seguir fielmente seu roteiro, não seja prolixo, interaja bastante com os convidados e, especialmente, com a audiência.

Como o evento é ao vivo, o público se engajará mais se perceber que sua voz está sendo ouvida e retornada. A atenção e a interação com as questões dos espectadores são dois trunfos fortes para o sucesso de suas apresentações.

11. Cuide das etapas que seguem após a apresentação

O webinar pode até terminar assim que a transmissão é encerrada. No entanto, existem boas práticas que podem ajudar a aumentar o alcance do seu evento e melhorar os próximos.

Uma delas é disponibilizar um link com o webinar gravado tanto para quem assistiu e quer ver de novo quanto para as pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. A outra é fazer uma pesquisa de satisfação para consultar a opinião dos espectadores em relação à qualidade do evento.

Entender como fazer um webinar não é tão difícil. Ainda assim, a parte que mais merece atenção é o planejamento, que é quando você precisa alinhar o propósito da apresentação com o tema, o formato e o público. Feito isso, basta cuidar da parte técnica, como o roteiro; e promocional, como a divulgação e o pós-evento. Assim, você conseguirá obter mais sucesso com seus webinars.

Viu como fazer um webinar e como aproveitar essa ferramenta para atingir seus objetivos de marketing? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre marketing digital em seu e-mail.

Compartilhe o post:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: