Aprenda a usar o youtube para negócios

Para quem tem um negócio, é fundamental fazer uma boa divulgação, em quantidade e qualidade, a fim de alcançar o máximo de consumidores possíveis.

Com tantas mídias sociais disponíveis, sua empresa precisa publicar, senão em todas, mas na maioria delas. 

Mas, também, é necessário saber onde a sua persona navega com mais frequência para poder alcançar o objetivo de sua estratégia de marketing.

As empresas têm escolhido o Youtube como uma dessas plataformas para aplicarem suas estratégias, principalmente, porque está em frequente expansão e oferece muitas vantagens para quem quer divulgar seus produtos.

Se você quer saber como usar o Youtube para negócios, segue com a gente até o final deste artigo que vamos mostrar para você as vantagens de usar esta plataforma em sua estratégia de marketing.

Engaje sua base de e-mails com vídeos embutidos
Use o Youtube para negócios

Por quê investir no Youtube?

O Youtube tem mais de um bilhão de usuários inscritos, com milhares de acessos diários e é, hoje, a terceira mais usada pelas empresas para divulgação de seus produtos e serviços, sendo que a maioria dos acessos vem dos dispositivos móveis.

Além da possibilidade de atingir uma enorme quantidade de pessoas, o Youtube oferece a possibilidade de compartilhamento com outras redes sociais, o que amplia a audiência do conteúdo que sua empresa divulga.

É importante lembrar que seu público precisa estar dentro do perfil que acessa o Youtube para que sua estratégia de marketing funcione.

Fazer uma pesquisa para saber se os concorrentes também usam este formato em suas campanhas é interessante.

Assim você pode se preparar para oferecer conteúdos diferenciados e mais relevantes, o que pode garantir mais visualizações e um maior engajamento por parte de seu público.

Não importa o tamanho da sua empresa, nem o tipo do seu negócio, esta plataforma pode ajudar sua marca a ficar mais conhecida, aproximar sua empresa dos clientes, além de melhorar o posicionamento de sua empresa nas pesquisas do Google.

Já que você já sabe da importância desta plataforma na sua estratégia de marketing digital, vamos mostrar agora como usar o Youtube para negócios.

Criar uma conta

Você precisa ter uma conta Google para poder criar um canal no Youtube. E para criá-lo é muito simples.

Ao fazer o primeiro login no Youtube, você é direcionado para a página de configurações de conta, onde você irá selecionar a opção “Criar um novo canal”, que fica na parte inferior da tela.

Surge, então, a página de criação de marcas, onde você vai criar uma conta para sua empresa. É só clicar no botão “Criar”, e pronto, você já possui um canal para sua empresa.

Este tipo de conta possui uma característica importante que a diferencia das contas normais no Youtube, que é a possibilidade de se ter mais de um proprietário para acessar o canal, sendo fundamental para uma equipe trabalhar junta. 

Além disso, com uma conta de marca, você pode fazer sincronização com o Google Meu Negócio, Google Fotos e Google+.

O visual do canal

Antes de sair publicando conteúdo para seu público, você precisa dar uma cara para seu canal, deixando-o alinhado com o que você quer passar da sua empresa.

A plataforma permite criar um banner para seu canal, que nada mais é do que uma capa, onde você vai ter uma imagem identificando a sua empesa.

A outra forma de customização é a criação de um trailer, um vídeo que vai rodar automaticamente quando seu canal for aberto por algum usuário. 

Portanto, esse conteúdo é bem relevante porque será a primeira impressão que a pessoa terá da sua marca ao entrar na sua página.

Agora que seu canal está pronto, está na hora de focar na criação de conteúdo para seu público.

Gerando conteúdo

Se sua estratégia for usar o Youtube para negócios, é fundamental que você crie conteúdo de qualidade.

Quando se tem conteúdos relevantes, os resultados aparecem mais rápido e possibilitam que seu negócio se torne sólido.

Mas é importante que este conteúdo se adeque à sua persona.

Conteúdos que agreguem valor para sua audiência é essencial, pois terão mais relevância na hora da busca. 

Crie conteúdos que possam melhorar o dia a dia das pessoas, e não apenas mostrem os seus produtos ou serviços.

Você pode criar um calendário de postagens, dentro da sua estratégia de marketing digital, onde todo o conteúdo gerado será organizado e postado de acordo com o seu objetivo.

Aliás, ter um objetivo com as postagens é de extrema importância, afinal o intuito é vender seu produto ou serviço, mesmo sendo de forma indireta.

Portanto, gere conteúdo tendo em mente a necessidade de seus futuros clientes, captando a atenção deles, e mostrando como seu negócio pode ser útil na vida deles.

Há algumas maneiras de conseguir essa atenção, com diferentes tipos de conteúdo, que aumentam a sua autoridade no assunto abordado no vídeo, como dicas, entrevistas e depoimentos.

Você pode usar diferentes formatos para gerar esses conteúdos como vídeos informativos, uma série, vlogs ou vídeos ensinando a pessoa a fazer algo. 

Tudo vai depender do seu objetivo e persona a ser alcançada.

Se você vende produtos pode apresentar alguém usando e demonstrando as qualidades e funcionamentos, dando dicas relevantes que diferenciam aquele produto da concorrência.

Caso você seja uma empresa de serviços, publicar vídeos de depoimentos de clientes que já usaram é uma excelente ideia.

Aliás, para produtos isso também se aplica bem.

Os depoimentos são importantes porque as pessoas buscam sempre referências de quem já usou aquele serviço ou comprou determinado produto. 

Então, os depoimentos dão mais credibilidade ao seu canal e à sua marca.

Seja constante nas publicações

Se você pensa em ter um canal no Youtube e gerar conteúdo apenas de vez em quando, com certeza não terá a resposta que tanto almeja em sua estratégia.

A frequência é um fator essencial para manter um canal popular, e aumentar a visibilidade e a credibilidade do canal da sua empresa.

Portanto, o ideal é você se organizar, através de um calendário de postagens, e fazer as publicações de acordo com sua meta. 

Como não existe fórmula para isso, sua estratégia é que vai ditar se suas publicações serão diárias, semanais, mensais etc.

Uma dica importante é procurar criar vídeos com um tempo de duração que seja suficiente para passar o que você deseja sem ser cansativo ou raso demais. 

E após as publicações, procure analisar os comentários e interagir com as pessoas, respondendo a todas as perguntas.

SEO no Youtube

Use SEO no Youtube

Independentemente do tipo de conteúdo que você vai usar, o importante é você monitorar a quantidade de visualizações que seu vídeo terá para poder ter uma ideia se sua estratégia está funcionando para aquele público.

Também é fundamental buscar as palavras-chave que mais são eficazes para os temas que você vai utilizar em seus vídeos. 

O uso de palavras-chave potencializa o ranqueamento de seu canal quando você usa o Youtube para negócios.

Usar essas palavras tanto no título quanto na descrição de seus vídeos é uma ótima maneira de otimizar seu conteúdo nas pesquisas.

Diversifique formatos

Ao usar o Youtube para negócios você pode testar uma variedade de formatos de vídeos para ver qual se adequa melhor à sua persona.

Além disso, ao criar vídeos diferentes, seu canal não fica maçante, e pode atrair mais seguidores. Então, seja criativo.

Você tanto pode fazer vídeos curtos e objetivos, apenas com pequenas dicas, quanto vídeos longos como se desse uma aula sobre algum assunto.

Mudar as locações também é uma ideia interessante, porque traz sempre algo novo para seu vídeo, então as filmagens podem ser internas ou em locais públicos, se isto estiver alinhado ao seu objetivo, claro.

Você pode deixar seus conteúdos mais interessantes para o público, usando algumas ideias como entrevistar algum especialista em seu nicho de mercado, mostrar testemunhos de compradores de seus produtos ou serviços, casos de sucesso, tutoriais com dicas práticas.

Thumbnails

Quando você abre o Youtube, aparece uma lista de vídeos com uma imagem estática em miniatura. Isto se chama Thumbnail, funciona como uma capa para os vídeos.

Você pode usar esse recurso para pensar em uma identidade visual própria para todos os seus vídeos, escolhendo as partes que são mais interessantes de seu conteúdo para aparecer nesse formato.

Agindo desta forma, seus vídeos chamarão mais atenção do público e trarão uma identidade própria, sendo reconhecidos com mais facilidade.

Conclusão

O Youtube pode ser uma vitrine para sua empresa, com a possibilidade de atingir uma grande quantidade de pessoas organicamente.

Usando o Youtube para negócios, você aumenta a visibilidade e o reconhecimento de sua marca e reforça sua posição de autoridade no seu nicho de mercado.

Ao criar um canal para sua empresa no Youtube e gerar conteúdos em vídeos, de forma diversificada, relevante e de qualidade, sua audiência aumentará e os resultados serão altamente positivos para seu negócio.

Claro que tudo isto exige uma estratégia em marketing digital, uma dedicação em manter o canal sempre atualizado e com postagens constantes, a fim de alavancar sua marca e se destacar da concorrência.

Se você gostou de saber como usar o Youtube para negócios, siga nosso blog e fique por dentro do que acontece no mundo do marketing digital.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: